Alex Ovechkin fala sobre ter entrado no mesmo ano de Sidney Crosby na NHL e o impacto que a dupla causou na liga
Em entrevista a Rob Rossi, do The Athletic, ao ar nesta quinta-feira (23), Alex Ovechkin relembrou seu momento de entrada na NHL, no mesmo em que Sidney Crosby também chegou na liga. “Salvamos a liga. Hoje, os jovens chegam e nós parecemos notícia velha. Mas salvamos a NHL, cabe aos jovens provarem que não somos os melhores até hoje.”
Ovechkin foi o número 1 no Draft de 2004 e Crosby o primeiro de 2005. A temporada 04-05 não aconteceu devido a um desacordo entre os jogadores e os donos das franquias, o que levou a ambos estrearam na NHL na temporada 2005-2006. E a dupla não decepcionou, passando da marca de 100 pontos em seu ano de calouro. Com 52 gols marcados e 106 pontos contra 39 e 102 de Crosby, o russo acabou levando o troféu Calder, dado ao melhor jogador em seu primeiro ano na NHL.
O veterano capitão do Washington Capitals se refere ao momento da NHL naquela época, onde a liga não tinha um acordo rentável de transmissão dos jogos e teve uma temporada cancelada por briga entre os atletas e as franquias. Em 05-06, a dupla causou um impacto imediato, e ajudou muito a promover o hóquei no gelo. Os dois jogadores se enfrentaram quatro vezes nos playoffs e todas as vezes, quem saiu vencedor do duelo acabou levantando a Stanley Cup.
Crosby e Ovechkin estão chegando a seus 40 anos e o russo segue na perseguição do recorde de Wayne Gretzky, que com 894 gols, é o maior artilheiro de todos os tempos da liga. Ovie soma cinco até agora na atual temporada e está 67 gols atrás da lenda. Mantendo o ritmo atual e se mantendo saudável, o russo deve quebrar a marca história em 24-25. O jogador tem contrato com os Capitals até 2026, enquanto Crosby assinou com os Penguins até 2025. O capitão de Pittsburgh tem uma média de 1,26 ponto por jogo, oitava melhor marca na história da liga.
Em 23-24, a dupla se encontrou no gelo uma vez, com os Penguins vencendo os Capitals por 4 a 0. A próxima partida entre os dois craques está marcada para o dia 2 de janeiro e as equipe ainda se enfrentam mais duas vezes em 2024.
Créditos na foto: site oficial da NHL