Após primeiro período enfadonho, Edmonton deslancha, vence por 5 a 1 e empatam série contra Vancouver em 3 a 3
O Edmonton Oilers recebeu o Vancouver Canucks neste sábado (18), em partida fundamental para as duas equipes: vencendo a série por 3 jogos a 2, o clube da Colúmbia Britânica poderia antecipar sua classificação à final da Conferência Oeste; a equipe de Alberta jogava a sua permanência nos playoffs. Após primeiro período meio “perdido” e com pouca produção, os Oilers superaram o jogo defensivo dos Canucks, venceram por 5 a 1 e forçam o jogo 7.
Enfadonho e com apenas quatro chutes para cada lado, o primeiro período só é digno de nota porque os dois times abriram a contagem. Em belíssima jogada individual, Dylan Holloway fez 1 a 0 para Edmonton e, minutos depois, com sua sempre eficiente troca de passes, Vancouver chegou ao empate: Nils Hoglander precisou chutar duas vezes para marcar.
Da segunda etapa em diante, os Oilers passaram a enfrentar a defesa dos Canucks na base do jogo físico — Bob Stauffer, comentarista do clube canadense, destacou como Sam Carrick foi eficiente nesse processo. Evander Kane foi outro atacante notável, especialmente nos minutos finais da partida.
Abrindo o jogo a força, a dupla Connor McDavid e Ryan Nugent-Hopkins valeu mais dois gols para Edmonton, encaminhando a vitória. Foi do duo que saiu o passe para Zach Hyman colocar os Oilers novamente na frente. O atacante chegou a se atrapalhar antes de chutar, mas anotou o gol para o time da casa; pouco depois, foi a vez de Bouchard ser servido pelas estrelas do time e, com um tiro de trás da linha azul, fazer 3 a 1.
Os Oilers seguiram intensos no terceiro período e o trio Bouchard/McDavid/Nugent-Hopkins marcou mais um. Desta vez foi Bouchard que forçou o desarme e ligou um contra-ataque rápido com McDavid. O capitão serviu RNH, que fez 4 a 1 e definiu a vitória de Edmonton.
Vancouver já parecia se poupar para o jogo 7 quando, em uma cobrança de face-off, Kane recebeu de Draisaitl, acertou no alvo e fechou o placar em 5 a 1 para os Oilers.
Um dos destaques na estratégia de Edmonton em forçar o jogo físico, Kane e Nikita Zadorov brigaram nos minutos finais da partida. Os dois camisas #91 foram punidos por má conduta, com uma penalidade de dez minutos cada.
Com o resultado, a série vai para o sétimo e último jogo, em Vancouver, nesta segunda-feira (20). “Um pouco desapontado, mas sei que somos um time que dá a volta por cima”, desabafou Rick Tocchet, técnico dos Canucks.
Para McDavid, embora a vitória tenha vindo junto com a melhor apresentação de Edmonton na série, a equipe precisa segurar a empolgação. “Acredito que Vancouver também vai fazer seu melhor e acredito que o jogo 7 vai ser muito competitivo.”
Foto: NHL.com