NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
1 de novembro de 2023 - 21h11

Nicklas Backstrom decide afastar-se do hóquei por tempo indeterminado

Atacante do Washington Capitals teve um início de temporada abaixo de seu desempenho normal e refletirá seu futuro por conta de lesões

O atacante Nicklas Backstrom, do Washington Capitals, anunciou nesta quarta-feira (1) que está se afastamento do hóquei indefinitivamente. O seu histórico crônico de lesão refletiram no desempenho do atleta neste início de temporada, fazendo com que ele tomasse essa decisão e, posteriormente, vá definir os próximos passos.

“Dada a minha situação contínua de lesões, eu decidi em dar um tempo e afastar-se do jogo. Esta é uma decisão difícil, mas é o que eu sinto certo para a minha saúde neste momento”, anunciou Backstrom. “Eu quero agradecer a meus companheiros de time, à organização e aos fãs pelo apoio incondicional em todo esse processo. Eu peço por privacidade neste momento enquanto eu determino os próximos passos e as opções viáveis no futuro”.

O atleta fará 36 anos no final deste mês de novembro, e infelizmente desde a temporada passada vem sofrendo para recuperar a sua forma anterior à lesão. Na inter-temporada de 2022, Backstrom passou por uma cirurgia de recapeamento do quadril, devido a uma lesão crônica a qual o incomodou por anos. Ele ainda retornou para a temporada seguinte, mas conseguiu disputar apenas 39 partidas, marcando meros 21 pontos.

Neste início de temporada 2023-24, nas oito partidas que disputou, conseguiu contribuir com uma assistência e o seu tempo de gelo foi de apenas 14:33 por jogo, sua menor média da carreira. Reforçando que o atacante ainda possui dois anos de contrato, no valor de US$ 9,2 milhões.

“Nós apoiamos Nicklas e iremos dar suporte a ele durante todo esse processo”, declarou o general manager dos Capitals, Brian MacLellan. “Nós sabemos de primeira mão o quanto ele trabalhou duro e o quão determinado ele está para poder voltar à sua saúde plena. Nossa organização está o apoiando totalmente enquanto ele tira a sua licença do time, e leva tempo para avaliar a situação atual da sua saúde”.

Backstrom foi apenas o segundo jogador na NHL a retornar após esta operação. O  atacante Patrick Kane está para se tornar o terceiro, mas ainda não assinou contrato com nenhuma franquia.

Backstrom foi selecionado pelos Capitals na quarta posição geral do Draft de 2006, e formou com Alex Ovechkin uma parceria importante para a história da franquia. Ele está em segundo com mais jogos, com 1.105, assim como em pontos, com 1.033, e lidera o ranking de assistências com 762.

Além da grande parceria com Ovechkin, Backstrom se mostrou um dos principais centers de criação da NHL, desde sua temporada de estreia em 2007-08. O jogador sueco está em terceiro no quesito de assistências, atrás apenas de Sidney Crosby (957) e Patrick Kane (786) nesse período.

A melhor temporada do atacante, individualmente, foi em 2009-2010, quando ele atingiu a marca dos 101 pontos (33 gols e 68 assistências). Destaca-se também a sua temporada de 2014-15, quando ele liderou a liga com 60 assistências. Além de ter ficado na sétima posição na votação do troféu Selke, na temporada 2016-17, premiação concedida ao atacante que demonstra a melhor habilidade na fase defensiva do jogo.

Ainda, ele foi uma parte integral da campanha do título da Stanley Cup dos Capitals em 2018, contribuindo com 23 pontos em 20 jogos dos playoffs naquele ano. Na sua carreira, ele marcou 114 pontos em 139 jogos disputados nos playoffs.

(Crédito na foto: Reprodução/Site Oficial da NHL)

instagram