Ullmark, Sorokin e Hellebuyck vão brigar pro troféu dado ao melhor goleiro da temporada
Nesta quinta-feira (11), a NHL anunciou os três finalistas ao troféu Vezina 2022-2023, dado ao melhor goleiro da temporada regular. São eles: Linus Ullmark, do Boston Bruins, Ilya Sorokin, do New York Islanders, e Connor Hellebuyck, do Winnipeg Jets.
Dos três, apenas Hellebuyck já tinha sido finalista por três vezes, levando o troféu em 2020. A votação acontece com os 32 GMs das franquias.
O favorito é Ullmark, titular na campanha histórica do Boston Bruins, que bateu o recorde de vitórias e pontos na temporada regular. O sueco liderou a liga em percentual de defesas por jogo (93,8%) e em gols sofridos (1,89 gol por jogo), além de somar 40 vitórias em 49 partidas como titular.
Com 27 anos, Sorokin foi o goleiro com mais shutouts na NHL, com seis, e ficou em terceiro no percentual de defesas por jogo (92,4%), sendo fundamental na reta final da temporada dos Isles, que conseguiram se classificar aos playoffs.
Hellebuyck atuou em 62 jogos na temporada regular, tornando-se o recordista entre os goleiros. Teve uma boa média de defesas (92%) além de uma média de 2,4 gols sofridos por partida.
A cerimônia de entrega dos troféus da NHL está marcada para o dia 26 de junho, na Bridgestone Arena, em Nashville. Ano passado, o Vezina ficou com Igor Shesterkin, do New York Rangers, que acabou ficando de fora dos três melhores em 22-23.
(Imagem: NHL.com)