Brind'Amour, Montgomery, DeBoer e Cassidy foram os eleitos
A NHL divulgou nesta quarta-feira (11) os quatro head coaches que comandarão as divisões (Atlântico, Metropolitana, Central e Pacífico) no All-Star Game 2023 que será realizado no dia 4 de fevereiro na FLA Live Arena, casa do Florida Panthers, em Sunrise, na Flórida.
Os escolhidos foram Jim Montgomery, do Boston Bruins, no Atlântico, Rod Brind’Amour, do Carolina Hurricanes, na Metropolitana, Peter DeBoer, do Dallas Stars, na divisão Central e por fim, Bruce Cassidy, do Vegas Golden Knights, no Pacífico.
Suas equipes têm a maior porcentagem de pontos (pontos ganhos divididos por total de pontos possíveis) em suas respectivas divisões esta quarta-feira.
Curiosamente, três dos quatro selecionados estão em sua primeira temporada em suas respectivas equipes. É o caso de Montgomery, DeBoer e Cassidy, todos foram contratados na última inter-temporada, enquanto Brind’Amour é o veterano do grupo, já que comando os Hurricanes desde 2018.
Brind’Amour será o comandante da Divisão Metropolitana pela segunda temporada consecutiva. Ele liderou os Hurricanes a primeiro na divisão com uma campanha de momento de 25-9-7 e 69,5% de aproveitamento. Em 2021, ele também conquistou o Jack Adams, prêmio dado ao melhor treinador da temporada, após Carolina terminar o ano com 36-12-8. Mas a equipe parou na segunda rodada dos playoffs da Stanley Cup.
Montgomery que vem fazendo uma temporada fantástica com os Bruins, donos da melhor campanha da NHL, fará sua estreia no All-Star Game. A equipe de Massachussetts no momento tem um impressionante recorde de 32-4-4. Boston ainda não perdeu no tempo regulamentar no TD Garden e caminha em bom ritmo para quebrar o recorde de mais pontos marcados em uma temporada, estabelecido pelo Montreal Canadiens de 1976-77. Os Bruins também tem dominado os dois lados do gelo ranqueado em primeiro em gols pró e contra, enquanto tem o terceiro melhor power play e a melhor unidade de penalty kill.
No Oeste, DeBoer fará sua terceira aparição no All-Star Game como treinador, incluindo sua presença na temporada passada quando estava no comando de Vegas. E ainda foi o líder do Pacífico em 2017, quando estava no San Jose Sharks. Ele tem feito um bom trabalho com a franquia do Texas com uma campanha de momento de 25-11-6, enquanto está no top 5 em gols pró e contra no ano. Por trás de um potencial candidato ao Hart Trophy, Jason Robertson, e um goleiro que corre por fora pelo Vezina, Jake Oettinger, Dallas conseguiu elevar seu jogo desde sua aparição no playoffs da bolha de Edmonton sob o seu comando.
Depois que DeBoer saiu da franquia de Nevada, Bruce Cassidy assumiu o comando do Vegas Golden Knights e fará sua segunda aparição no All-Star Game da NHL. Antes ele havia comandado o Atlântico em 2020, quando estava com os Bruins. Desde sua chegada em 2022, os Golden Knights lideram a Conferência Oeste com um recorde de 27-13-2 e a equipe voltou as conversas de forte candidatos ao caneco, após ficar de fora da fase de mata-mata na última temporada. A equipe está também entre o top 10 em gols contra com uma forte defesa liderado pelo jovem goleiro Logan Thompson.
Os 32 jogadores iniciais foram escolhidos pelo All-Star Game pelo departamento de operações de hockey da NHL no dia 5 deste mês. Os 12 restantes (dois atacantes e um goleiro por divisão) serão escolhidos por votação popular, que será realizada online até o dia 17 de janeiro
A famosa votação dos fãs para os últimos 12 selecionados para o NHL All-Star 2023 continua até o dia 17 de janeiro. A revelação dos últimos escolhidos sairá no dia 19 de janeiro.
Fonte: NHL.com/Divulgação