NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
22 de março de 2023 - 20h03

McDavid e Vasilevskiy lideram votação entre os próprios jogadores

Sindicato divulga a oitava edição da pesquisa anual, feita com 626 atletas da liga; Cale Makar tem votação massiva para melhor defensor

A NHLPA, sindicato dos jogadores da NHL, divulgou nesta quarta-feira (22) o resultado de sua enquete anual, feita com 646 atletas em atividade na liga. Entre os destaques da votação, Connor McDavid, do Edmonton Oilers, foi escolhido como atacante preferido de seus pares enquanto Andrei Vasilevskiy foi apontado como o goleiro mais decisivo. O resultado completo pode ser conferido no site da associação.

Na realização da enquete, que está em sua oitava edição, a NHLPA aborda jogadores dos 32 times da liga durante os três primeiros meses de temporada regular com um questionário de 14 perguntas. A votação é anônima.

Algumas questões evitam o tom mais direto e têm construção mais subjetiva. Assim, em vez de simplesmente questionar “Quem é o melhor atacante?”, o formulário pergunta “Em um jogo que precise ganhar, que atacante teria mais impacto?”, opção liderada por McDavid, com 59,3% seguido de Sidney Crosby, do Pittsburgh Penguins, com 11%.

O mesmo vale para a questão que consagrou Vasilevskiy: “Se precisasse vencer um jogo, que goleiro queria no seu time?” O atleta de Tampa Bay foi o favorito para 52,3% dos entrevistados. O segundo lugar ficou com Igor Shesterkin, do New York Rangers, com 4,8%.

Ambos, McDavid e Vasilevskiy ficaram em primeiro lugar nas mesmas opções na temporada passada. McDavid, aliás, lidera respostas do tipo desde a segunda edição da enquete, em 2018-19 — ano em que, para 63,3% dos votantes, era o “melhor atacante.” A questão se repetiu em 2019-20 e, desde 2020-21, tem a mesma formatação usada este ano.

Entre outras perguntas que saem do óbvio, Brad Marchand, do Boston Bruins, liderou a opção “Que jogador você não gosta de enfrentar, mas adoraria ter no seu time?” com 36,5%, e Marie-Philip Poulin, capitã da Seleção Canadense feminina, é a “Jogadora, do presente ou do passado, com quem você mais gostaria de jogar”para 27.9%.

Mas o questionário, claro, também teve perguntas mais diretas, como quem é o melhor defensor. Com 63,9%, Cale Makar, do Colorado Avalanche, foi o jogador melhor votado em toda a enquete, independentemente de quesito. Patrick Kane, do New York Ramgers, voltou a ser escolhido jogador com melhor controle, com 46,1%, e Leon Draisaitl, do Edmonton Oilers, o melhor passador, com 25%. Aleksander Barkov foi a escolha da maioria para jogador mais subestimado, com 23%.

Aos 35 anos de idade, Crosby mostrou que segue bem cotado entre os colegas. O capitão dos Penguins foi apontado como o atleta mais completo da liga para 30,1% dos eleitores.

Três perguntas quebram o protocolo e assumem um tom mais informal: melhor cidade na liga para curtir uma viagem, com 31,7% apontando Las Vegas; figura mais querida no vestiário, de longe a opção mais pulverizada, vencida por Marc-Andre Fleury, do Minnesota Wild, com 3,8%; e quem tem os melhores sapatos, vencida por Auston Matthews, do Toronto Maple Leafs, com 9,1% dos votos.

Matthews foi vencedor da categoria “jogador mais fashion” na temporada passada. “Seu estilo continua a encantar seus pares”, brinca o texto do veredito no site da NHLPA.

Todas as enquetes foram realizadas na gestão do diretor executivo Donald Fehr. Desde fevereiro o posto é ocupado por Marty Walsh, ex-prefeito de Boston ex-Secretário do Trabalho do governo de Joe Biden. No começo deste mês, Walsh renunciou a seu cargo público para se dedicar exclusivamente à NHLPA.

Foto: NHL.com

instagram