Mitch Marner fez história ao quebrar o recorde da franquia de 19 jogos em casa com pelo menos um ponto anotado
Em clássico divisional emocionante, o Toronto Maple Leafs (27-11-7) precisou contar com a estrela de William Nylander para vencer de virada, na prorrogação, o Florida Panthers (21-20-5), por 5 a 4, na Scotiabank Arena, na noite desta terça-feira (19). A equipe canadense ficou atrás do placar por duas vezes, mas buscou o empate nos minutos finais do tempo regulamentar com Nylander.
Com a vitória, os Maple Leafs abrem 14 pontos para o rival na classificação da Divisão do Atlântico e fica a quatro do segundo colocado, Tampa Bay Lightning. Já os Panthers estão em uma situação mais complicada com dez pontos atrás do primeiro na zona de classificação para os playoffs e apenas três pontos de vantagem sobre o Bufallo Sabres.
Nylander foi o grande nome com dois gols e uma assistência. Alexander Kerfoot, Auston Matthews e Dryden Hunt também marcaram para equipe de Toronto. Matt Murray foi vazado quatro vezes e fez oito defesas em 21 minutos. Samsonov entrou em seu lugar e fechou a casinha. Mitch Marner fez história ao quebrar o recorde da franquia de 19 jogos em casa com pelo menos um ponto anotado, ele deu duas assistências
Pelo lado de Florida, Carter Verhaeghe, Anton Lundell, Josh Mahura e Alexander Barkov foram os autores dos gols da equipe visitante. Sergei Bobrovsky terminou o duelo com 32 de 37 defesas em 61 minutos de gelo.
A partida começou a todo o vapor e com um pouco mais de dois minutos no relógio, os Panthers tiraram o zero do placar. A jogada começou a partir de um forecheck de Bennett atrás do gol de Matt Murray. O puck ficou sob dominío de Ekblad, que tocou para Verhaeghe mandar um disparo forte para o fundo do gol, 1 a 0.
Só que a vantagem do time visitante não durou nem um minuto e o empate de Toronto logo veio com Dyrden Hunt. O time da casa recuperou o disco na zona defensiva e partiu no contra-ataque veloz com sua quarta linha. Aston-Reese tocou para Hunt próximo do crease desviar no tip-in no canto esquerdo de Bobrovsky, 1 a 1.
Depois, os Maple Leafs tiveram oportunidades três incríveis no power play. Auston Matthews e Bobby McMann macetaram a meta de Sergey Bobrovsky, mas o paredão russo dos Panthers conseguiu fechar muito bem a casinha.
Assim como no futebol, quem não faz leva, Toronto sofreu dessa máxima do esporte e Anton Lundell não perdoou. No short-handed, o winger pegou o rebote do chute de Barkov e colocou para dentro, 2 a 1 na Scotiabank Arena.
Os canadenses buscaram novamente o empate já no fim do primeiro período em outro power play. Alexander Kerfoot ficou com o rebote do disparo de Calle Jarnkrok no meio da slot e de backhand mandou no alto do gol de Bobrovsky tirando as chances de defesa do russo, 2 a 2.
Os ataques estavam tão quentes no noite que deu tempo de mais um gol sair antes do apito final do primeiro período. Josh Mahura certou um lindo one-timer cruzado no ângulo esquerdo de Matt Murray para retomar a vantagem para equipe dos Panthers, 3 a 2.
Na primeira grande chance de perigo do segundo período, os visitantes abriram dois de frente aproveitando o power play. Com a vantagem numérica, os Panthers giraram o disco na zona ofensiva até Montour encontrar Barkov na slot e russo acerta um wrist shot forte para vencer Murray, 4 a 2.
Precisando responder, os Maple Leafs foram contudo em busca de pelo menos tirar a diferença para um gol. Porém, uma parede chamada Sergei Bobrovsky foi levantada e nada passava pela muralha russa. Foram quatro boas chances para equipe canadense.
Mas Toronto conseguiu furar a barreira na bacia das almas do período com seu artilheiro Auston Matthews no power play. Trabalhando o puck na zona ofensiva, William Nylander encontrou seu parceiro de linha próximo do circulo de faceoff que mandou para dentro no disparo de wrist shot, 4 a 3.
Em virtude do gol no último minuto do segundo período, os Maple Leafs voltaram melhores para os últimos 20 minutos da última etapa complementar. Logo nos primeiros minutos, John Tavares obrigou a uma grande defesa de Bobrovsky.
Na sequência veio o empate dos canadenses com Nylander. O winger posicionado a frente da meta do arqueiro dos Panthers para desviar para as redes e empatar o confronto na Scotiabank Arena com pouco mais de cinco minutos para o fim de jogo, 4 a 4. O empate persistiu no placar e deste modo o duelo divisional foi para a prorrogação.
Cheio de confiança, William Nylander resolveu a parada toda sozinha para a equipe dos Maple Leafs no tempo extra. Ele dominou na zona ofensiva, carregou o puck sozinho, passou como quis pela marcação de Verhaeghe e colocou no canto esquerdo na saída de Murray para dar a vitória suada para equipe mandante, 5 a 4.
Agora, as duas equipes retornam ao gelo na próxima quinta-feira (19). O Toronto Maple Leafs continua em seus domínios e terá pela frente um confronto de compatriotas contra o Winnipeg Jets. Enquanto o Florida Panthers continua sua viagem pelo Canadá e vai enfrentar outro rival da Divisão do Atlântico, o Montreal Canadiens no Bell Centre.
Foto: Maple Leafs Instagram/Reprodução