NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
highlight highlight
NHL
21 de julho de 2023 - 22:46

Magic Johnson fala sobre comprar franquia da NHL

'Seria uma grande oportunidade', diz lenda da NBA sobre a possibilidade de aquisição; Magic Johnson é acionista de várias equipes esportivas nos EUA

Foi ao ar nesta sexta-feira (21) a entrevista de Magic Johnson ao programa Today, da NBC. O eterno astro da NBA, que já era acionista do Los Angeles Dodgers (MLB), Los Angeles Sparks (WNBA) e Los Angeles FC (MLS), falou com Craig Melvin sobre sua mais nova aquisição: ele é parte do grupo que comprou o Washington Commanders, da NFL. Embora o assunto tenha dominado a conversa, Johnson foi questionado se teria interesse em uma franquia da NHL. “Eu pensaria a respeito, com toda certeza.”

A NHL é, de longe, a liga com menos atletas negros em sua história. Desde a primeira partida do pioneiro Willie O’Ree, em 1958, pouco mais de 100 negros atuaram por alguma franquia. O número de all-stars, hall-of-famers, técnicos e acionistas também é baixo. Para Johnson, esse, por si só, seria motivo para considerar a ideia. “Olha, quebrar essas barreiras, passar por essas portas, é importante para mim”, disse o ex-Laker, que se definiu como “um homem orgulhoso de ser negro.”

A boa notícia é que Johnson e seus sócios não precisariam gastar tanto numa eventual empreitada no gelo. A aquisição do Washington Commanders custou mais de US$ 6 bilhões, enquanto a franquia mais valorizada da NHL, o Pittsburgh Penguins, foi adquirido pelo Fenway Sports Group em 2021 por US$ 900 milhões. Coincidentemente, entre os novos donos-investidores dos Pens há outra lenda dos Lakers e da NBA: Lebron James.

“Seria uma grande oportunidade”, completou Johnson. “Não sei o porquê Deus me abençoa com essas oportunidades, mas eu assumiria o papel com excelência, não só por mim, mas por minha família, por todo afro-americano, para que possamos nos ver nesses lugares. E quero que todos saibam que temos capacidade de fazer um bom trabalho.”

Apesar do assunto ter sido meramente especulativo, os torcedores teriam bons motivos para querer Johnson entre os proprietários de seus times. Magic é pé-quente. Todas as suas franquias foram campeãs de suas respectivas ligas desde que ele se tornou acionista: Sparks em 2016, Dodgers em 2020 e Los Angeles FC em 2022.

Relação com o Los Angeles Kings

Embora não haja nenhum laço formal entre Magic Johnson e o Los Angeles Kings, há uma certa proximidade entre o ex-NBA e a franquia da NHL. O motivo principal, naturalmente, é a própria cidade de Los Angeles e o uso da Crypto.com Arena, antigo Staples Center. O ginásio onde os Kings mandam suas partidas foi onde Magic brilhou com a camisa do Los Angeles Lakers e onde um de seus times, o Los Angeles Sparks, joga.

Em 1988, quando Wayne Gretzky foi trocado do Edmonton Oilers para o Los Angeles Kings, ele estampou a capa da famosa revista Sports Illustrated ao lado de Magic, que “o recebia” na cidade das estrelas.

Recentemente, Johnson repetiu a brincadeira no Twitter, agora com outro atleta de hóquei: a lenda do basquete parabenizou Quinton Byfield, segunda escolha geral de 2020 pelos Kings, por ter se tornado o jogador negro a ser selecionado mais cedo na história do Draft da NHL. O atleta respondeu com bom humor: disse que, caso os Lakers precisem de alguém na posição, ele também é um bom armador.

Fotos: NBA.com e reprodução/Sports Illustrated/sicovers.com

instagram