NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
18 de outubro de 2023 - 22h10

Kirby Dach rompe ligamentos do joelho e está fora da temporada

Lesão no joelho direito é grave e atacante do Montreal Canadiens não joga mais em 2023-24; embora jovem, jogador tem histórico de contusões

O Montreal Canadiens confirmou, nesta terça-feira (17), que Kirby Dach está fora do restante da temporada 2023-24. O atacante se lesionou último sábado (14), em vitória dos Habs contra seu ex-time, o Chicago Blackhawks, por 3 a 2. Após passar por exames, ficou constatado que Dach rompeu os ligamentos cruzados anterior e médio do joelho direito e vai passar por cirurgia. Embora o tempo de recuperação ainda não tenha sido estimado, operações do tipo costumam ter um período de reabilitação de seis a oito meses.

Dach se machucou ainda no primeiro período, com o jogo empatado em 0 a 0, após sofrer um hit de Jarred Tinordi. Embora tenha seguido de pé e aparentemente bem, o atacante demonstrou desconforto, deixou o gelo rumo ao vestiário e não retornou para a partida.

Aos 22 anos de idade, Dach foi selecionado pelo Chicago Blackhawks no Draft de 2019, na terceira escolha geral, e joga na NHL, desde então. No entanto, embora jovem, o atacante ficou afastado do rinque em diversos momentos devido a problemas físicos. Em 2020-21, ele sofreu uma contusão no pulso e disputou apenas 18 dos 56 jogos da temporada encurtada pela pandemia.

Em fevereiro deste ano, já pelos Canadiens, Dach sofreu uma lesão não discriminada, e ficou fora do restante da temporada. Ele terminou o ano prematuramente com 14 gols e 24 assistências em 58 jogos.

“Ele faz muito pelo time. É competitivo, traz o jogo físico, não simplesmente derrubando outros jogadores, mas recuperando a posse do disco. Ele é um cara que ganha muitos pucks, ganha brigas pelo puck, rouba o puck… isso é ótimo para a transição”, comentou o técnico Martin St. Louis, sobre Dach. “Ele pensa como um jogador de elite. Consegue armar as jogadas. já mostrou que pode fazer de tudo no gelo.”

Apesar dos elogios, St. Louis evitou lamentar a longa ausência do atleta e enfatizou suas alternativas. “O time não é feito somente de um jogador. A profundidade do elenco e o nosso grupo vão nos ajudar a superar momentos como esse. Para mim, é dar chance a outro cara e foco na força do grupo.”

Já sem Dach, os Canadiens perderam para o Minnesota Wild por 5 a 2, na terça-feira (17). O time volta ao rinque no próximo sábado (21), em casa, contra o Washington Capitals. “Temos algum tempo para arejar a cabeça e pensar na melhor solução, seja qual for”, afirmou St. Louis.

Foto: NHL.com

instagram