Com apenas 31 anos, Joonas Donskoi decide pendurar os patins após múltiplas concussões
Neste domingo (27), Joonas Donskoi usou as redes sociais para anunciar sua aposentadoria do hóquei no gelo. Com 31 anos e sete temporadas na NHL, o jogador sofreu várias concussões na sua carreira, o que levou o atleta a decidir pela aposentadoria.
“Após sofrer múltiplas concussões na minha carreira, decidi me aposentar do hóquei profissional. É algo muito difícil a ser feito, mas é a única decisão que pode garantir meu futuro. Vivi meu sonho de ser um atleta da NHL, algo que sou eternamente grato.” disse Donskoi, em um texto no Instagram. O jogador sofreu a última concussão em uma partida da pré-temporada ainda em 2022, que o impediu de atuar na temporada passada.
Selecionado na quarta rodada do Draft de 2010 pelo Florida Panthers, Donskoi jogou por seis anos na liga profissional da Finlândia, sua terra natal, até assinar um contrato com o San Jose Sharks para a temporada 15-16, onde foi peça importante no elenco que chegou a grande decisão da NHL, sendo derrotado pelo Pittsburgh Penguins. Como calouro, Donskoi marcou 12 pontos em 24 jogos de playoffs, inclusive o gol na prorrogação na partida 3 da decisão da Stanley Cup.
Foram quatro anos em San Jose até que o jogador assinou um contrato com o Colorado Avalanche. Em 2021, o Seattle Kraken o selecionou em seu draft de expansão, onde atuou em 75 partidas na primeira temporada da história do Kraken. Na carreira, Donskoi soma 208 pontos (80 gols e 128 assistências) em 474 jogos na NHL, além de ter representado a seleção da Finlândia em sete torneios mundiais.
Créditos na foto: site oficial da NHL