NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
5 de janeiro de 2024 - 20h01

Estados Unidos vencem Suécia e são ouro no Mundial Sub-20

Torneio realizado em Gotemburgo, na Suécia, coroa americanos com seu sexto título. República Tcheca fica com medalha de bronze e Noruega é rebaixada

A final do Campeonato Mundial Sub-20 de Hóquei no Gelo aconteceu nesta sexta-feira (5), em Gotemburgo, na Suécia. A Seleção dos Estados Unidos foi mais eficiente, aproveitou as oportunidades que teve e venceu os suecos por 6 a 2, conquistando sua sexta medalha de ouro no torneio. Mais cedo, a República Tcheca fez 8 a 5 na Finlândia e ficou com o bronze. Na quinta (4), a Noruega foi rebaixada para a Divisão I após perder por 5 a 4 da Alemanha no OT.

Suécia e Estados Unidos lideraram suas chaves na primeira fase do campeonato. Com uma campanha quase perfeita, os suecos fecharam o Grupo A com 10 pontos, três vitórias, uma derrota na prorrogação e saldo de 12 gols. No Grupo B, os Estados Unidos fizeram 11 pontos, com três vitórias, uma vitória no OT e saldo de 20 gols.

Para chegar à final, os ianques passaram pela Letônia nas quartas, 7 a 2, e Finlândia na semifinal, 3 a 2. Favoritos, os donos da casa precisaram da prorrogação para eliminar a Suíça por 3 a 2 e, na semi, golearam os tchecos, 5 a 2.

Apesar do placar dilatado, a decisão foi equilibrada até meados do terceiro período, com as duas seleções alternando contra-ataques e os goleiros Hugo Hävelid, da Suécia, e Trey Augustine, dos EUA, sendo bastante exigidos. Grande nome da final, Gabe Perreault, abriu a contagem para os americanos na reta final do primeiro período, desviando chute de Will Smith.

Etapa mais disputada da final, o segundo terço viu os americanos abrirem caminho para o título enquanto os suecos corriam atrás do prejuízo. Empurrada pela torcida, a seleção da casa chegou ao empate nos primeiros minutos, com Otto Stenberg, também em um puck desviado. Com dois gols, Isaac Howard devolveu a liderança aos Estados Unidos. Nos segundos finais, o artilheiro Jonathan Lekkerimaki conseguiu a primeira conversão de power play e, com um chute de longe, fez 3 a 2 e manteve a Suécia viva.

Mas o terceiro período começou com o pior cenário para os suecos: com apenas um minuto, Zeev Buium anotou o quarto dos Estados Unidos.

Daí para frente, os americanos administraram a vantagem, com um jogo seguro e físico. Em um contra-ataque bem encaixado, Ryan Leonard decretou a vitória ianque com o quinto gol. O sexto veio já na rede vazia, por Rutger McGroarty. Placar final, 6 a 2.

A partida terminou com cenas lamentáveis: nos últimos segundos, um empurra-empurra acabou virando uma briga, que começou com Lane Hutson, dos EUA, e Anton Johansson, da Suécia, e tomou grandes proporções. Após a arbitragem controlar os ânimos, o saldo foi de penalidades para os americanos Hutson, McGroarty e Cutter Gauthier e para os suecos Johansson e Noah Ostlund.

Uma curiosidade: a sexta medalha de ouro americana foi conquistada no dia de aniversário de 20 anos do primeiro título. Os ianques foram campeões Sub-20 pela primeira vez em 5 de janeiro de 2004, quando bateram o Canadá por 4 a 3 na final.

Apesar da derrota, o sueco Lekkerimaki foi eleito MVP do campeonato.

O torneio teve média de 5.500 espectadores por jogo e, novamente, não contou com a Rússia, ainda suspensa pela Federação Internacional. O Canadá foi eliminado pela República Tcheca nas quartas-de-final por 3 a 2. Favorito para primeira escolha geral do próximo Draft, o canadense Macklin Celebrini terminou a competição com quatro gols e quatro assistências.

Para a edição de 2025, sediada em Ottawa, o Cazaquistão, promovido da Divisão I, ocupará o lugar da rebaixada Noruega.

Elenco campeão
Goleiros:
Trey Augustine (Michigan State, Draftado pelo Detroit Red Wings)
Jacob Fowler (Boston College, Draftado pelo Montreal Canadiens)
Sam Hillebrandt (Barrie Colts)
Defensores:
Drew Fortescue (Boston College, Draftado pelo New York Rangers)
Sam Rinzel (University of Minnesota, Draftado pelo Chicago Blackhawks)
Lane Hutson (Boston University, Draftado pelo Montreal Canadiens)
Eric Pohlkamp (Bemidji State, Draftado pelo San Jose Sharks)
Seamus Casey (University of Michigan, Draftado pelo New Jersey Devils)
Zeev Buium (University of Denver)
Ryan Chesley (University of Minnesota, Draftado pelo Washington Capitals)
Atacantes:
Rutger McGroarty (University of Michigan, Draftado pelo Winnipeg Jets)
Gavin Brindley (University of Michigan, Draftado pelo Columbus Blue Jackets)
Will Smith (Boston College, Draftado pelo San Jose Sharks)
Ryan Leonard (Boston College, Draftado pelo Washington Capitals)
Oliver Moore (University of Minnesota, Draftado pelo Chicago Blackhawks)
Quinn Finley (University of Winsconsin, Draftado pelo New York Islanders)
Danny Nelson (University of Notre Dame, Draftado pelo New York Islanders)
Cutter Gauthier (Boston College, Draftado pelo Philadelphia Flyers)
Isaac Howard (Michigan State, Draftado pelo Tampa Bay Lightning)
Gavin Hayes (Flint Firebirds, Draftado pelo Chicago Blackhawks)
Gabe Perreault (Boston College, Draftado pelo New York Rangers)
Jimmy Snuggerud (University of Minnesota, Draftado pelo St. Louis Blues)
Frank Nazar (University of Michigan, Draftado pelo Chicago Blackhawks)

Foto: Reprodução/Twitter/X/IIHF

instagram