NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
23 de novembro de 2023 - 11h11

Em rodada cheia na NHL, Golden Knights vencem Stars no OT

Na prévia do Thanksgiving, Eichel marca gol da vitória por 2 a 1 em jogada 'inspirada na Fórmula 1'

Na rodada desta quarta-feira (22), prévia do Thanksgiving nos Estados Unidos, quase todas as franquias da NHL adentraram no gelo, faltaram apenas quatro times para a jornada estar devidamente completa. Dos 14 confrontos que ocorreram, teve emoção para todos os gostos e torcidas. Desde goleadas acachapantes, como a do Seattle Kraken por 7 a 1 sobre o San Jose Sharks, ou a do Columbus Blue Jackets sobre o Chicago Blackhawks por 7 a 3. Além de tantas outras pelejas com placares mais condizentes com jogos da liga, que na última temporada teve média de gols de 6,32 por jogo. Contudo, dentro dessa predominância de disputas mais elásticas, encontram-se alguns jogos com placares mais modestos, mas não, menos empolgantes.

Foi o caso da vitória por 2 a 1, no overtime, do Vegas Golden Knights sobre o Dallas Stars. Por mais que tenha tido “somente” três gols – em especial numa rodada como essa, com média de 6,21 gols por partida –  na disputa entre os atuais líderes de suas divisões e donos de umas das melhores campanhas da liga, o atual campeão da NHL acabou sagrando-se vencedor, mesmo jogando fora de casa. Em uma noite em que os goleiros fizeram a diferença, o gol da vitória só veio na prorrogação.

Pelos Golden Knights, desacataram-se as atuações de Michael Amadio e Jack Eichel, que marcaram um gol cada. Bem como o goleiro Adin Hill, que terminou a partida com 31 disparos salvos. Já pelos Stars, Roope Hintz fez o único gol do time da casa. Jake Oettinger encerrou o jogo com 24 defesas.

Dallas (12-4-2) está com 26 pontos e lidera a Divisão Central. Nesta sexta-feira (24) recebe o Calgary Flames (7-9-3).

Vegas (14-4-2), com 30 pontos, lidera a Divisão do Pacífico. No sábado (25) recebe em casa o Arizona Coyotes (8-9-2).

O JOGO

Com um início de partida bem equilibrado, quando ambas as equipes conseguiam finalizar, os goleiros executavam primorosamente seus papeis, não deixando margem para os atacantes adversários terem segundas chances. Com 10:26 jogados, Vegas abriu o placar. Durante um power play dos visitantes, a vantagem numérica deu resultado. Chandler Stephenson encontrou Nicolas Roy com um mínimo espaço próximo ao gol de Oettinger, o atacante dominou junto com um movimento rápido de virar o corpo para ficar de frente ao gol, e inesperadamente tocou, sem olhar, para o outro lado. Na ala esquerda, Amadio vinha livre e já chegou batendo para o gol. Uma bela jogada de sincronia e noção de espaço no ataque. O primeiro período seguiu com paridade nas finalizações, com uma leve vantagem para Vegas, terminando com 8 a 6.

Contudo, no segundo período o momento passou completamente para os Stars. O time da casa teve 17 finalizações contra apenas seis dos visitantes. Mesmo assim, os Golden Knights tiveram a chance de ampliar faltando pouco mais de seis minutos para o fim do tempo. Alex Pietrangelo recebeu um passe livre e com o camisa 29 de Dallas totalmente fora do gol, no momento no qual foi finalizar, Tyler Seguin conseguiu desviar o chute “fazendo a defesa pelo goleiro”. Com 43 segundos para o fim do período, Dallas empatou a partida, durante uma troca de linhas do adversário. Joe Pavelski recebeu junto à linha azul, na ala esquerda, e conectou um passe em profundidade para Hintz no outro extremo do gelo, o companheiro de linha só ajeitou e disparou rasteiro por baixo das pernas de Hill, e o goleiro quase conseguiu defender. Quase.

No terceiro período o equilíbrio voltou, ao menos, as finalizações tiveram uma margem menor entre as equipes. Vegas levou o round com 11 contra 7. Novamente, o placar mínimo foi graças aos goleiros, que realmente estavam em uma noite inspirada. Os ataques produziam, criavam espaços para finalizar desmarcado, porém os arqueiros quando não encerravam por completo as jogadas, não davam brecha nos rebotes. Assim a partida seguiu para o overtime.

Com 1:57 da prorrogação, em uma jogada de Eichel, o atacante avançou no gelo conduzindo o disco desde o seu campo de defesa. Deslizava em uma trajetória senoidal, parecia um carro de Fórmula 1 aquecendo os pneus, acelerando e desacelerando – talvez ele aproveitou para assistir à corrida que aconteceu neste final de semana em Las Vegas – “meio despretensiosa”, tanto que Pietrangelo quase ficou em posição de impedimento, por conta da condução dissonante do camisa 9. Seguiu assim até chegar na área do faceoff, e mesmo marcado, finalizou. O disparo falhou, mas ele acabou dando uma “assistência para si próprio”. O defensor perdeu complemente o rumo da jogada, Eichel recuperou o controle do disco e frente a frente com Oettinger, teve sangue frio para fintar o goleiro e mesmo com o camisa 29 no chão, aguardou o momento certo para bater para o fundo das redes e fazer o gol da vitória.

Em uma noite em que os goleiros “pegaram até pensamento”,  só uma jogada inusitada como essa para quebrar o ritmo e poder marcar o gol.

Confira os demais resultados deste quarta-feira (22) pela temporada 2023-24 da NHL:

Edmonton Oilers 3 @ 6 Carolina Hurricanes
Boston Bruins 3 @ 1 Florida Panthers
Chicago Blackhawks 3 @ 7 Columbus Blue Jackets
New Jersey Devils 0 @ 4 Detroit Red Wings
New York Rangers 1 @ 0 Pittsburgh Penguins
Winnipeg Jets 3 @ 2 Tampa Bay Lightning (OT)
Buffalo Sabres 3 @ 4 Washington Capitals (OT)
Philadelphia Flyers 2 @ 3 New York Islanders
St. Louis Blues 6 @ 5 Arizona Coyotes
Calgary Flames 2 @ 4 Nashville Predators
Montreal Canadiens 4 @ 3 Anaheim Ducks
Vancouver Canucks 2 @ 5 Colorado Avalanche
San Jose Sharks 1 @ 7 Seattle Kraken

(Foto: Reprodução Twitter / Vegas Golden Knights)

instagram