Em jogo único no Domingo de Páscoa, Vancouver abre 2 a 0, vê Anaheim empatar, mas garante resultado nos minutos finais; time está nos playoffs
O Vancouver Canucks encerrou a sequência de jogos em casa com uma vitória por 3 a 2 sobre o Anaheim Ducks, na única partida deste Domingo de Páscoa (31). Os Canucks carimbaram a vaga nos playoffs no sábado (30), sem nem entrar no rinque — o clube foi beneficiado pela derrota por 4 a 0 do St. Louis Blues para o San Jose Sharks. No gelo, o time quase se complicou. Abriu 2 a 0, mas viu Anaheim empatar no terceiro período. Nos minutos finais, Dakota Joshua marcou o gol que garantiu o resultado.
Embora tenha criado mais chances e aberto o placar ainda no primeiro período, em power play, os Canucks não foram incisivos nem impuseram ritmo de jogo, mesmo diante de um adversário que vem demonstrando muitas fragilidades — os Ducks acumulavam três derrotas seguidas e, no sábado, perderam por 6 a 1 para os Oilers em Edmonton.
A consequência do jogo light foi ver o adversário melhorar, sobretudo após o segundo gol. Joshua, novamente em power play, ampliou para Vancouver, já no segundo período, e daí para frente Anaheim teve um breve lapso de superioridade.
Com apenas cinco minutos na etapa final, o jogo já estava empatado em 2 a 2. Olen Zellweger, marcando seu primeiro gol na NHL, e Mason McTavish, completando jogada de Trevor Zegras e Gustav Lindstrom, colocaram os Ducks de volta na partida.
No entanto, o gás de Anaheim pareceu acabar ali e Vancouver “acordou” para a realidade. Impulsionado por uma torcida barulhenta, o time da casa enfim fez pressão, dominou o jogo físico, meteu o disco na trave e obrigou o goleiro Lukas Dostal a trabalhar.
O gol da vitória saiu a dois minutos para o final, em falha da marcação dos Ducks. Enquanto se preocupava com JT Miller e Connor Garland, a defesa deixou Joshua livre de frente para a trave. “Foi demais!”, disse o atacante, que marcou o gol da vitória.
Joshua vinha de 18 jogos ausentes, graças a uma lesão na mão. Foi sua segunda partida desde o retorno e ele contribuiu com dois gols. “Não foi o meu melhor jogo, no geral, mas é bom ver o puck cruzar a linha.”
Com o resultado, os Canucks chegaram a 100 pontos, marca que não batiam desde 2015. O time lidera a Conferência Oeste com folga, mas o técnico Rick Tocchet chamou a atenção. “Não podemos sentar e pensar ‘Ei, já estamos nos playoffs e somos um time de 100 pontos!’ Podemos comemorar, mas temos que continuar melhorando o nosso jogo.”
Capitão do time, Quinn Hughes também evita empolgação. “Não fomos tão bem assim contra Anaheim, então ainda temos uns degraus a subir, mas que bom que já nos garantimos lá (nos playoffs).”
Os Canucks agora pegam a estrada e visitam o Vegas Golden Knights nesta terça-feira (2).
Também na terça, os Ducks vão a Calgary encarar os Flames. Com 52 pontos o time está em antepenúltimo na Conferência Oeste e não tem mais chances de playoffs.
Foto: NHL.com