NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
28 de junho de 2024 - 11h06

Draft da NHL: os melhores prospectos da turma de 2024

Macklin Celebrini lidera turma de prospectos para recrutamento em 2024; confira principais nomes

O Draft da NHL em 2024 começa nesta sexta-feira (28) e ainda dá tempo de darmos uma olhada naqueles que são os melhores prospectos disponíveis na turma deste ano de recrutamento.

Macklin Celebrini é o principal nome da turma e deve ser a escolha do San Jose Sharks na primeira posição geral. Mas outros nomes também estarão em Las Vegas à espera de um time que os escolha.

A seguir, o The Playoffs traz aqueles que são os dez principais nomes disponíveis no Draft da NHL em 2024. Esclarecemos que não se trata de um mock Draft, logo os jogadores poder ser escolhidos em ordem diferente desta, certo? Vamos lá!

1) Macklin Celebrini, C, Boston University (NCAA)

Celebrini figura no primeiro lugar do meu ranking (e de praticamente todos que se dedicam a acompanhar o recrutamento da NHL) faz tempo. O jovem canadense de 18 anos está pronto para a NHL e é um dos mais dedicados trabalhadores de toda a classe de 2024 – algo que deixou o GM dos Sharks, Mike Grier, bastante impressionado. Nesta temporada da NCAA, representando o programa de Boston University, o central disputou 38 jogos e registrou expressivos 64 pontos (32 gols, 32 assistências).

Além disso, Celebrini se tornou o mais jovem a vencer o prêmio Hobey Baker, dado ao melhor jogador da temporada do hóquei universitário. O jogador tem tudo para ser uma grande adição ao elenco de San Jose na posição de central e tem tudo para viver um futuro brilhante na liga.

2) Ivan Demidov, RW, SKA St. Petersburg Jr (Rússia)

Mais um jogador de ataque na lista. Apesar de aparecer na segunda posição aqui, pode ser ele que não seja escolhido em uma posição tão favorável na primeira entrada, já que está sob contrato com o SKA até o fim da temporada 2024-25. Ele dominou a MHL, demonstrando seu dinâmico conjunto de habilidades ofensivas e uma exemplar habilidade com os patins.

Jogador canhoto, Demidov é um dos jovens mais naturalmente habilidosos da turma deste ano. Na última temporada da MHL, o russo marcou 60 pontos em 30 jogos de fase regular e outros 28 em 17 jogos de pós-temporada pelo time de São Petersburgo.

3) Artyom Levshunov, D, Michigan State (NCAA)

Temos aqui o primeiro defensor da lista. O jogador oriundo de Belarus talvez seja, depois de Celebrini, o mais pronto para a NHL. Freshman no programa de Michigan State, Levshunov terminou o ano com 35 pontos (nove gols, 26 assistências) em 38 partidas. Destro, Artyom foi o terceiro mais jovem jogador do hóquei universitário na última temporada.

Ele é rápido, explosivo, capaz de manter as jogadas para qualquer direção necessária sem dificuldades e possui um disparo que faz dele uma ameaça constante aos adversários no gelo aberto.

4) Cayden Lindstrom, C, Medicine Hat Tigers (WHL)

Lindstrom aparece aqui na quarta posição, mas ele também tem algo contra ele e isso pode pesar na hora do Draft. O central de 18 anos precisou lidar com lesões que o deixaram de fora da metade final da última temporada – principalmente nas costas e na mão. Apesar disso, o jogador conseguiu (no tempo em que esteve em ação) 27 gols em 32 jogos.

Acredita-se que tais lesões não sejam mais um problema. Porém, embora seja um shooter nato, Lindstrom precisará se provar capaz de distribuir o melhor disco pelo gelo. Defensivamente, sua velocidade e tamanho (1.91m de altura e 97kg) lhe dão um alcance considerável.

5) Zeev Buium, D, University of Denver (NCAA)

Buium foi o segundo mais jovem a atuar no hóquei universitário esse ano, liderando os defensores e sendo o quinto entre os freshmans com 50 pontos em 42 jogos, ainda ajudando o programa de Denver a vencer o título nacional. O defensor também contribuiu para a medalha de ouro dos Estados Unidos no Mundial Júnior de Hóquei da IIHF em 2024.

O jovem defensor é maduro, atlético, inteligente, criativo, tem boa visão de jogo para recuperar o disco e sempre se apresenta para participar de situações de forecheck.

6) Sam Dickinson, D, London Knights (OHL)

Outro defensor rsrsrs. Dickinson possui QI de jogo elevado que o ajuda a se posicionar bem em jogadas na zona ofensiva e usa sua boa movimentação com o disco para encontrar companheiros bem posicionados. E mesmo em jogos mais elétricos, o jovem é capaz de se manter equilibrado e controlado. Atuando na OHL, Dickinson foi o destaque dos Knights no power play, marcando 28 pontos em situações de superioridade numérica.

No setor defensivo, seu alcance torna quase impossível superá-lo, acompanhando os adversários bem de perto.

7) Berkly Catton, C, Spokane Chiefs (WHL)

Catton é um ótimo perseguidor do disco e tem um nível de competição bom o suficiente, sendo muito difícil de ignorar. Na WHL, atuando pelos Chiefs, foi o quarto maior pontuador da temporada (116 pontos em 68 jogos) e se igualou a Bedard e Nic Petan, passando a ser o terceiro jogador elegível para o Draft e oriundo da WHL a ter temporada com – pelo menos – 115 pontos.

Ele também já apresentou bons desempenhos em face-offs, gols shorthanded e situações de power play. Possui um arsenal interessante de habilidades que pode usar das mais variadas formas no gelo.

8) Zayne Parekh, D, Saginaw Spirit (OHL)

Se vocês gostam de defensores, aqui temos mais um na lista. Parekh é um defensor que representa uma forte ameaça no ataque, tendo feito 96 pontos em 66 partidas na última temporada da OHL. Foi eleito o melhor defensor da Canadian Hockey League (sistema que engloba OHL, WHL e QMJHL), ajudou sua equipe na conquista da Memorial Cup e é comparado a Erik Karlsson, jogador dos Penguins.

Embora existam dúvidas quanto ao seu jogo defensivo, Parekh tem espaço para evoluir e melhorar antes de chegar na NHL.

9) Tij Iginla, C, Kelowna Rockets (WHL)

A lista tá na reta final, mas dá tempo ainda de mencionar o central filho do Hall of Famer Jarome Iginla. Tij tem habilidades ofensivas de elite, que lhe permitiram marcar 47 gols em 64 jogos na WHL e ajudar o Canadá na conquista da medalha de ouro no Mundial de Hóquei Sub-18 em 2024. Aos 17 anos, o jovem atacante é versátil o suficiente para também atuar nas alas e herdou algum senso de jogo de seu pai.

Porém, ser filho de quem é pode se tornar um complicador, principalmente se Tij acabar sendo selecionado pelo Calgary Flames no recrutamento. Vamos esperar para ver!

10) Anton Silayev, D, Nizhny Novgorod (KHL)

Fechando o top 10, temos mais um defensor. O russo Silayev é um jogador intrigante, medindo 2m de altura e pesando 94kg. Seu jogo ofensivo está em desenvolvimento, enquanto o defensivo impressiona: 74 disparos bloqueados  e 98 hits em 63 aparições na KHL. Ele foi o maior pontuador da liga russa abaixo dos 18 anos, superando marca de Vladimir Tarasenko.

Ele é capaz de cobrir qualquer área do gelo em um piscar de olhos e tem uma habilidade explosiva com os patins, acompanhada de um alcance defensivo enorme e muita força de vontade.

Foto: Divulgação/NHL

instagram