Evento marcará o retorno de jogadores da NHL ao maior palco internacional do esporte
Dinamarca, Eslováquia e Letônia se classificaram para o torneio masculino de hóquei nas Olímpiadas de Inverno de 2026, que acontecerão em Milão, na Itália.
O evento marcará o retorno de jogadores da NHL ao maior palco internacional do esporte, uma vez que os mesmos não puderam participar em Pequim 2022, por determinação da liga.
Cada equipe venceu todos os três jogos da rodada de classificação em casa para garantir uma vaga. Neste domingo (1), a Dinamarca venceu a Noruega por 4 a 1; a Eslováquia derrotou o Cazaquistão por 3 a 1 e a Letônia derrotou a França por 5 a 2.
Outras equipes já classificadas são: Estados Unidos, Canadá, Suécia, Finlândia, República Tcheca, Alemanha, Suíça e a anfitriã Itália.
A maior dúvida acerca dos Jogos é se a Rússia será autorizada pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo a competir, já que a Guerra na Ucrânia continua.
A Dinamarca contou com talentos da NHL, obtendo permissão das equipes para ter o goleiro Frederik Andersen do Carolina Hurricanes e os atacantes Nikolaj Ehlers do Winnipeg Jets e Lars Eller do Pittsburgh Penguins na escalação. Andersen defendeu 60 dos 64 chutes que enfrentou, enquanto Ehlers e Eller tiveram quatro pontos cada um.
A Eslováquia terá a chance de defender a medalha de bronze conquistada em Pequim 2022, apesar de estar sem três de seus principais jogadores: Juraj Slafkovsky do Montreal Canadiens, Erik Cernak do Tampa Bay Lightning e Martin Fehervary do Washington Capitals. Martin Pospisil do Calgary Flames estava entre os maiores artilheiros do grupo com três pontos, e o goleiro Samuel Hlavaj, que assinou recentemente com o Minnesota Wild e deve começar com a principal afiliada da liga menor do Wild, fez 65 defesas em 70 chutes.
A Letônia, por sua vez, contou com o defensor do Florida Panthers Uvis Balinskis e do atacante Rodrigo Abols, que assinaram para jogar a próxima temporada com o Lehigh Valley Phantoms da American Hockey League. Os dois atletas tiveram quatro pontos cada um. O goleiro Kristers Gudlevskis jogou todas as três partidas e defendeu 53 dos 58 chutes que enfrentou.