Classe de 2024 inclui, ainda, dois dirigentes e Natalie Darwitz e Krissy Wendell-Pohl, ex-jogadoras da seleção americana feminina
O ex-atacante da NHL Mike Gartner, membro do comitê de seleção do Hall da Fama do Hóquei no Gelo anunciou, nesta terça-feira (25), os nomes imortalizados na Classe de 2024. Os ex-jogadores da NHL indicados este ano são Pavel Datsyuk, Jeremy Roenick e Shea Weber. Junto com eles, completam a turma as ex-jogadoras da Seleção Americana feminina, Natalie Darwitz e Krissy Wendell-Pohl e os executivos David Poile e Colin Campbell. “Pessoas distintas cujas carreiras demonstram a excelência e grandeza do esporte”, disse Gartner, em seu discurso.
Único europeu da classe, Datsyuk fez história com o Detroit Red Wings, campeão em 2002 e 2008. Eleito pela própria NHL um dos 100 maiores jogadores da história da liga, o russo encerrou sua carreira na Kontinental League e, em 2018, foi campeão olímpico com a seleção da Rússia.
Entre 2001 e 2016, Datsyuk somou 918 pontos na NHL, com quatro seleções para All-Star Games e diversos prêmios individuais.
Roenick atuou profissionalmente por 21 anos e passou por cinco equipes na NHL: Chicago Blackhawks, Philadelphia Flyers, Los Angeles Kings, Phoenix Coyotes e San Jose Sharks. Ele foi selecionado para nove All-Star Games e se aposentou em 2009.
Weber é um caso curioso: o defensor não anunciou aposentadoria formal, embora, na prática, esteja inativo desde 2021. Duas vezes campeão olímpico e campeão da Copa do Mundo com a Seleção Canadense, o jogador de 38 anos de idade teve a carreira abreviada por problemas físicos persistentes. Ele atuou por Nashville Predators e Montreal Canadiens.
Krissy Wendell-Pohl e Natalie Darwitz atuaram juntas na Universidade de Minnesota e na Seleção Americana, com a qual foram medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Salt Lake City, em 2002, e bronze em Turim 2006. Darwitz também foi prata em Vancouver 2010.
Como as duas jogaram em uma época onde o hóquei feminino profissional não estava devidamente estabelecido, elas passaram a maior parte da carreira apenas à disposição da seleção. Wendell-Pohl, hoje, é scout para o Pittsburgh Penguins enquanto Darwitz, que tem vasta experiência como técnica no hóquei universitário, é gerente geral do time feminino de Minnesota na Professional Women’s Hockey League.
Em fevereiro deste ano, Darwitz também foi nomeada para o Hall da Fama da Federação Internacional de Hóquei no Gelo.
Indicados na categoria builders, Poile foi vice-presidente de operações do Nashville Predators de 1997 a 2023. Campbell foi assistente técnico dos Rangers em seu último título da Stanley Cup, em 1994. Ele chegou a assumir o comando do time posteriormente e foi head coach por três temporadas e meia.
Pelo estatuto do Hall da Fama do Hóquei no Gelo, a instituição recebe anualmente uma classe de, no máximo, sete novos membros, sendo até quatro ex-jogadores, duas ex-jogadoras e três dirigentes ou dois dirigentes e um árbitro. Para ser elegível, os ex-atletas precisam estar aposentados há, no mínimo, três anos e ser indicado por um dos 18 membros permanentes do comitê. Os nomes precisam ser aprovados por, pelo menos, 75% da banca.
Foto: NHL.com