NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
highlight highlight
NHL
26 de junho de 2024 - 17:34

Datsyuk, Roenick e Weber entram para o Hall da Fama do hóquei

Classe de 2024 inclui, ainda, dois dirigentes e Natalie Darwitz e Krissy Wendell-Pohl, ex-jogadoras da seleção americana feminina

O ex-atacante da NHL Mike Gartner, membro do comitê de seleção do Hall da Fama do Hóquei no Gelo anunciou, nesta terça-feira (25), os nomes imortalizados na Classe de 2024. Os ex-jogadores da NHL indicados este ano são Pavel Datsyuk, Jeremy Roenick e Shea Weber. Junto com eles, completam a turma as ex-jogadoras da Seleção Americana feminina, Natalie Darwitz e Krissy Wendell-Pohl e os executivos David Poile e Colin Campbell. “Pessoas distintas cujas carreiras demonstram a excelência e grandeza do esporte”, disse Gartner, em seu discurso.

Único europeu da classe, Datsyuk fez história com o Detroit Red Wings, campeão em 2002 e 2008. Eleito pela própria NHL um dos 100 maiores jogadores da história da liga, o russo encerrou sua carreira na Kontinental League e, em 2018, foi campeão olímpico com a seleção da Rússia.

Entre 2001 e 2016, Datsyuk somou 918 pontos na NHL, com quatro seleções para All-Star Games e diversos prêmios individuais.

Roenick atuou profissionalmente por 21 anos e passou por cinco equipes na NHL: Chicago Blackhawks, Philadelphia Flyers, Los Angeles Kings, Phoenix Coyotes e San Jose Sharks. Ele foi selecionado para nove All-Star Games e se aposentou em 2009.

Weber é um caso curioso: o defensor não anunciou aposentadoria formal, embora, na prática, esteja inativo desde 2021. Duas vezes campeão olímpico e campeão da Copa do Mundo com a Seleção Canadense, o jogador de 38 anos de idade teve a carreira abreviada por problemas físicos persistentes. Ele atuou por Nashville Predators e Montreal Canadiens.

Krissy Wendell-Pohl e Natalie Darwitz atuaram juntas na Universidade de Minnesota e na Seleção Americana, com a qual foram medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Salt Lake City, em 2002, e bronze em Turim 2006. Darwitz também foi prata em Vancouver 2010.

Como as duas jogaram em uma época onde o hóquei feminino profissional não estava devidamente estabelecido, elas passaram a maior parte da carreira apenas à disposição da seleção. Wendell-Pohl, hoje, é scout para o Pittsburgh Penguins enquanto Darwitz, que tem vasta experiência como técnica no hóquei universitário, é gerente geral do time feminino de Minnesota na Professional Women’s Hockey League.

Em fevereiro deste ano, Darwitz também foi nomeada para o Hall da Fama da Federação Internacional de Hóquei no Gelo.

Indicados na categoria builders, Poile foi vice-presidente de operações do Nashville Predators de 1997 a 2023. Campbell foi assistente técnico dos Rangers em seu último título da Stanley Cup, em 1994. Ele chegou a assumir o comando do time posteriormente e foi head coach por três temporadas e meia.

Pelo estatuto do Hall da Fama do Hóquei no Gelo, a instituição recebe anualmente uma classe de, no máximo, sete novos membros, sendo até quatro ex-jogadores, duas ex-jogadoras e três dirigentes ou dois dirigentes e um árbitro. Para ser elegível, os ex-atletas precisam estar aposentados há, no mínimo, três anos e ser indicado por um dos 18 membros permanentes do comitê. Os nomes precisam ser aprovados por, pelo menos, 75% da banca.

Foto: NHL.com

instagram