Los Angeles abre 4 a 0 na etapa inicial, administra vantagem e vence com tranquilidade; time ganhou sete das últimas dez partidas
O Los Angeles Kings recebeu o St. Louis Blues neste sábado (18) e praticamente resolveu o jogo em apenas um período. O time da casa abriu 4 a 0 na etapa inicial e, pelo restante do tempo, apenas administrou a vantagem, fechando espaços e impedindo uma eventual reação dos visitantes. No fim das contas, venceu por 5 a 1 e se isolou na terceira posição da Divisão do Pacífico. “O segredo é ir para cima logo de cara, dar quantos chutes puder e acuá-los. Acabamos marcando muitos gols”, brincou Quinton Byfield.
Foi o próprio Byfield quem abriu a contagem com pouco mais de dois minutos, no primeiro power play da noite. O jovem atacante recebeu passe de Anze Kopitar e precisou chutar três vezes para fazer 1 a 0. Segundos depois, o capitão Brayden Schenn deixou o puck “escapulir” e o vacilo teve consequências fatais para St. Louis. Blake Lizotte estava na sobra e fez o segundo de Los Angeles.
A liderança de dois gols com menos de três minutos de jogo não deu o tom do duelo. Os Blues seguiram “no jogo”, mesmo com a desvantagem considerável, e o goleiro dos Kings, Cam Talbot, foi exigido ao longo da etapa.
Mas a equipe do Missouri acabou se perdendo nos próprios erros e, durante um power play, foi a vez de Torey Krug perder a posse do disco. Bem posicionado, Adrian Kempe ficou com o disco, arrancou sozinho e, no mano a mano com o goleiro Jordan Binnington, anotou o terceiro dos Kings.
O massacre do primeiro período terminou cerca de dois minutos depois. Após tabelar com Arthur Kaliyev, Pierre-Luc Dubois acertou um chute de primeira e fechou a parcial em 4 a 0.
Placar dilatado à parte, o jogo seguia equilibrado. A vantagem não fez com que Los Angeles “tirasse o pé”, mas St. Louis corrigiu os erros da etapa inicial. Os Blues, por sua vez, conseguiam armar boas jogadas, mas acabavam parando em Talbot — ou eram bem marcados pela defesa dos Kings, sobretudo por Andreas Eglund e Mikey Anderson.
Nos segundos finais do segundo terço, uma excelente troca de passes, que começou com um lançamento de Drew Doughty e passou por Phillip Danault, terminou com Kevin Fiala se esticando para manter a posse do puck. O suíço foi recompensado pelo esforço e marcou o quinto gol de Los Angeles.
A insistência dos Blues só deu algum resultado nos minutos finais da partida. Em jogada individual, Jake Neighbours fez o primeiro dos visitantes e diminuiu o déficit. Mas já era tarde para uma reação e os Kings venceram por 5 a 1.
Para Robert Thomas, o segundo e o quarto gols foram sintomáticos para St. Louis. “Todo shift após sofrer um gol é importante. Você tem que fazer tudo certo, avançar com a posse do disco. Se não der para criar nada, pelo menos tentar recuperar o momentum.”
Embora ainda tenha 24 anos de idade, o atacante está em sua quinta temporada na liga e, como um veterano, assumiu a responsabilidade. “Começa por nós, líderes do time. Temos que nos destacar e jogar bem, ou cai tudo nas nossas costas.”
Além da vitória, a partida foi importante para marcas pessoais de dois atletas. Recordista de jogos com a camisa dos Kings, Kopitar, com uma assistência, está agora a apenas um ponto de igualar Marcel Dionne, maior artilheiro da história do clube. Doughty chegou ao seu 1111º jogo e empatou com Dave Taylor como terceiro jogador que mais atuou por Los Angeles.
Com recorde de 10-3-3, os Kings se isolam em terceiro lugar na Divisão do Pacífico com 23 pontos e, nesta segunda-feira (20), visitam o Arizona Coyotes. O time está invicto fora de casa.
Os Blues são quinto na Divisão Central, com 17 pontos e 8-7-1. Seguem na Califórnia e, neste domingo (19), encaram o Anaheim Ducks.
Outros resultados da rodada
Minnesota Wild 1 @ 2 Ottawa Senators SO
Vegas Golden Knights 3 @ 4 Philadelphia Flyers
Chicago Blackhawks 2 @ 4 Nashville Predators
Edmonton Oilers 4 @ 6 Tampa Bay Lightning
Montreal Canadiens 2 @ 5 Boston Bruins
Pittsburgh Penguins 2 @ 4 Carolina Hurricanes
New York Islanders 5 @ 4 Calgary Flames SO
New York Rangers 5 @ 3 New Jersey Devils
Arizona Coyotes 2 @ 5 Winnipeg Jets
Columbus Blue Jackets 3 @ 4 Washington Capitals
Colorado Avalanche 6 @ 3 Dallas Stars
Seattle Kraken 4 @ 3 Vancouver Canucks
Foto: Reprodução/Twitter/X/Los Angeles Kings