'Padeiro' é destaque na goleada de New York sobre Carolina por 6 a 2 fora de casa. 'Primeira vez na minha vida', brinca o atacante
O New York Rangers visitou o Carolina Hurricanes neste sábado (11) e conseguiu uma vitória expressiva: 6 a 2. O placar, no entanto, não resume o quão difícil foi a partida, com os Canes dominando os dois primeiros períodos, tendo mais profundidade no ataque. Só que do outro estava Artemi Panarin, que, com quatro gols, três deles na etapa final, garantiu a goleada dos Blueshirts. “Se soubesse como explicar, explicaria”, comemorou o russo.
Foi o próprio Panarin quem abriu a noite na PNC Arena, em power play. O “Padeiro” (Breadman, seu apelido) acertou um belo passe para Chris Kreider, que assistiu Mika Zibanejad. Talentoso, o sueco deslocou Jordan Martinook e o goleiro Frederik Andersen e mandou para o fundo da rede.
Mas o resultado parcial não fazia jus ao que se via no rinque. Empurrado por sua torcida, Carolina era mais assertivo e só ficou zerado no primeiro período graças ao grande trabalho do arqueiro Jaroslav Halak e da zaga, especialmente Ryan Lindgren e o capitão Jacob Trouba. Ironicamente, a própria defesa complicaria o time mais para frente.
Os Hurricanes desencantariam no segundo período. Ainda dominantes, os donos da casa empataram com Teuvo Teravainen, após Kandre Miller e Trouba baterem cabeça. O atacante Julien Gauthier, que apoiava a defesa de New York, acabou errando um passe e entregou de graça para o adversário. O chute de Teravainen ainda desviou em Miller e “matou” Halak.
A zaga voltou a se atrapalhar minutos depois, logo após um face-off. Halak parou a primeira tentativa de Jesperi Kotkaniemi, mas não foi capaz de segurar o rebote. Melhor no gelo, Carolina virou o placar e dava indícios de que logo consolidaria a vitória.
Foi quando a estrela de Panarin voltou a brilhar. A dois minutos para o fim da etapa, o russo achou um chute certeiro e fez o segundo gol dos Rangers, seu primeiro na noite. Os visitantes, que até então pareciam abatidos diante da reação dos Hurricanes, levaram o empate para o vestiário.
New York retomou a liderança na etapa complementar. Foi a vez da defesa de Carolina se atrapalhar e a dupla Vincent Trocheck e Panarin dar conta do recado. O russo aproveitou rebote de Andersen em chute do colega para protagonizar a segunda virada do jogo, agora em favor dos Rangers.
O gol foi como um balde de água fria para os Hurricanes, que depois de todo o esforço nos primeiro e segundo períodos, já não tinha mais pernas para reagir. Os Rangers ainda tinham e foi assim que a noite “virou passeio” na PNC Arena. Pressionado por Miller, Sebastian Aho acabou tocando para Panarin, vacilo que se mostrou fatal. Com os Canes todos no ataque, o artilheiro arrancou sozinho e, no mano a mano com Andersen, não perdoou e anotou seu hat trick.
Já na rede vazia, Kaapo Kakko deixou o seu e praticamente sacramentou a vitória de New York. Andersen estava de volta à meta de Carolina quando, no minuto final, Panarin marcou seu quarto gol de forma magistral. Posicionado entre os slots de ataque, ele recebeu passe de Jimmy Vesey de costas para a trave e virou “com tudo”, dando números finais ao duelo: 6 a 2. “Precisamos de mais russos”, brincou Trouba, comentando o sucesso do recém-chegado Vladimir Tarasenko e de Panarin. “Ele vale cada centavo”, elogiou Halak.
Em chutes, Carolina foi superior: 29 contra 19 de New York. O time visitante, porém, foi mais preciso, sobretudo no terceiro período. “Corremos atrás”, disse o técnico Gerard Gallant. “Ainda tínhamos pernas e marcamos gols importantes.”
Os Rangers chegaram à quinta vitória consecutiva e seguem na terceira posição da Divisão Metropolitana, com 70 pontos, seis a menos que os líderes, os próprios Hurricanes.
Na terça-feira (14), Carolina visita o Washington Capitals. New York joga novamente na quarta-feira (15), fora de casa, contra o Vancouver Canucks.
Não foi apenas Panarin que brilhou na noite de sábado. O atacante sueco Adrian Kempe, do Los Angeles Kings, também saiu da caixinha e marcou quatro vezes na goleada do seu time sobre o Pittsburgh Penguins.
Jogando em casa, os Kings já venciam por 2 a 0 quando Kempe deu início a uma sequência impressionante. Foram três gols no segundo período e um no terceiro, garantindo a festa de Los Angeles: 6 a 0.
Cheia de penalidades, a partida também teve a expulsão de Sidney Crosby, que partiu para cima de Mikey Anderson após ser agredido pelo atleta de LA. “Não é algo que se vê todo dia”, disse o comentarista Jim Fox, sobre a reação do capitão dos Penguins.
Outros resultados da rodada
Vancouver Canucks 2 @ 5 Detroit Red Wings
Calgary Flames 7 @ 2 Buffalo Sabres
Edmonton Oilers 6 @ 3 Ottawa Senators
New York Islanders 3 @ 4 Montreal Canadiens OT
Nashville Predators 2 @ 1 Philadelphia Flyers OT
Tampa Bay Lightning 3 @ 1 Dallas Stars
Washington Capitals 2 @ 1 Boston Bruins
Colorado Avalanche 5 @ 3 Florida Panthers
Columbus Blue Jackets 4 @ 3 Toronto Maple Leafs
Arizona Coyotes 5 @ 6 St. Louis Blues OT
New Jersey Devils 2 @ 3 Minnesota Wild SO
Chicago Blackhawks 1 @ 4 Winnipeg Jets
Fotos: Reprodução Twitter/New York Rangers