Com 1:39 para o fim, Suter marcou o único gol da partida; Canucks avançam à semifinal para enfrentar Edmonton Oilers
No sexto jogo da série, o Vancouver Canucks visitou o Nashville Predators nesta sexta-feira (3), na Bridgestone Arena, após uma dura derrota em casa na partida anterior. Contudo, faltando 1:39 para o final do jogo, os Canucks marcaram o único gol da noite, vencendo por 1 a 0, encerrando a série em 4 a 2 e eliminando a franquia de Nashville.
Vancouver avança para a segunda fase dos playoffs da Stanley Cup e disputará um clássico canadense com o Edmonton Oilers, valendo vaga para a final da Conferência Oeste da NHL.
Os destaques não poderiam ser diferentes além do autor do gol, Pius Suter e seu assistente, Brock Boeser. E, é claro, a grande atuação do goleiro Arturs Silovs, que terminou o duelo com 29 disparos salvos e ainda seu primeiro shutout na NHL. Essa foi a terceira partida seguida do terceiro goleiro da franquia, que assumiu a responsabilidade após a lesão de Casey DeSmith durante a série, e não desapontou.
Juuse Saros acabou o jogo com 28 defesas para os Predators, mas foi vazado naquela única e suficiente ocasião que desclassificou sua equipe para a busca da Stanley Cup.
(Foto: Danny Murphy/Icon Sportswire via Getty Images)
O JOGO
Na etapa inaugural do segundo “match game” dos Canucks na série, houve um “empate técnico” entre as equipes. A melhor oportunidade para abrir o marcador sem dúvidas foi dos Predators, mas a estrela de Silovs manteve a meta bem defendida.
Na segunda parcial, num intervalo de três minutos houve uma sequência de “trocações” entre os ataques. Dessa vez a jogada mais incisiva foi dos visitantes, e graças a Saros o placar manteve-se inalterado. Depois da finalização de Boeser, o goleiro dos Predators cedeu o rebote para a lateral. Na sobra Suter só não conseguiu marcar quando Saros estava fora do gol pois “faltou braço”. Quando o atacante ajeitou e finalizou o goleiro se recuperou e fez uma bela defesa.
Com 6:32, Boeser foi mandado para a “casinha” por quatro minutos, devido a uma falta de high sticking. Depois do atacante lançar o disco para frente, Jeremy Lauzon foi disputar um “jogo de corpo”, mas o taco do jogador dos Canucks acabou acertando o rosto do defensor. Entretanto, a vantagem numérica não foi suficiente para os Preds abrirem o placar. Momentos depois houve outro momento em que Boeser ficou com um rebote no lado oposto do disparo, e novamente (dessa vez de uma maneira mais fantástica) Saros se esticou todo para salvar outro arremate no mesmo lance de ataque.
Após um segundo período bem movimentado, contando com a vantagem numérica para os Preds e um embate 4 contra 4, esse período terminou equilibrado. Muito pelas boas atuações de ambos os goleiros, pelo segundo jogo consecutivo o placar continuou zerado após as duas primeiras etapas, deixando a partida mais emocionante para os últimos 20 minutos, ainda mais por se tratar de um jogo com caráter de eliminação.
Com a temporada dos Predators em jogo, Saros fez o possível para manter vivas as chances de levar a disputa para o jogo 7. Mas faltando 1:39 no relógio, Suter finalmente encontrou uma brecha e conseguiu marcar o primeiro e único gol dos Canucks, e da partida.
Numa sequência truncada na ala direita da defesa dos mandantes, o disco sobrou atrás da linha de gol quando Boeser dominou, e mesmo marcado e de costas, fez um lindo passe totalmente inesperado para o centro da área, onde Suter estava passando em vantagem sobre seu marcador. Frente a frente com Saros, o atacante aproveitou a grande oportunidade e acertou no canto direito do gol, não dando chances para o goleiro alcançar, jogando assim um balde de água fria nos torcedores da arena em Nashville.
PIUS SHOOTER FOR THE LEAD‼️ pic.twitter.com/sOTPJ6ICV1
— Vancouver Canucks (@Canucks) May 4, 2024
Nos 90 segundos para o fim da partida, os mandantes foram para o tudo ou nada, lançando mão do goleiro para ter vantagem numérica no ataque. No 6 contra 5, os Preds conseguiram algumas boas finalizações, mas foram contidas por Silovs. Com 33 segundos restando, Lindholm fez uma falta infantil de cross-checking e deixou os Canucks com dois homens a menos na linha.
Nos últimos instantes, os mandantes conseguiram finalizar em algumas ocasiões, a que chegaram mais perto de marcar foi com oito segundos. Jason Zucker recebeu no centro do gelo e finalizou de média distância, o goleiro defendeu meio que à queima-roupa, deixando o rebote para Colton Sissons, que tentou bater para o gol, mas Silovs rebateu o disco para a ala esquerda. Então, quando Nyquist, livre dentro do círculo esquerdo, finalizou para o gol que estava “desguarnecido”, o time todo dos Canucks surgiu para defender, formando um bolo de quatro jogadores dentro da área no momento e conseguiu evitar o gol.
Os Preds ainda tiveram uma última chance com dois segundos restantes, quando Roman Josi tentou de média distância, mas o disco subiu um pouco acima da trave. Sufoco, mas vitória e vaga confirmada para Vancouver.
O Vancouver Canucks, agora, disputará a semifinal do Oeste com o Edmonton Oilers, que eliminou o Los Angeles Kings numa série de 4 a 1. As datas dos jogos entre as franquias compatriotas ainda serão definidas.