NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
24 de dezembro de 2023 - 11h12

Blues vencem Blackhawks, mas Connor Bedard marca golaço

Em virada heroica, St. Louis marca cinco vezes no terceiro período e derrota Chicago por 7 a 5; fenômeno dos Hawks faz gol ao estilo 'Michigan'

O St. Louis Blues recebeu o Chicago Blackhawks neste sábado (23) e venceu por 7 a 5. O time chegou a estar perdendo por 5 a 2, mas, com cinco gols no terceiro período, reverteu o placar. “Não podemos ficar por baixo desse jeito, mas que virada e que vitória para dar moral”, exaltou Robert Thomas.

E se os Blues tiveram um grande feito para comemorar, um jogador do time derrotado “roubou a cena.” Connor Bedard, jovem estrela de Chicago, marcou um gol ao estilo “Michigan”, quando o jogador apanha o puck do gelo com a ponta do taco e o coloca dentro do gol.

Foi o próprio Thomas quem abriu a contagem para os Blues, com três minutos de jogo, em um rápido contra-ataque que pegou a defesa dos Blackhawks desprevenida. Mas, apenas 30 segundos depois, Chicago respondeu com o golaço de Bedard. Favorito a calouro do ano, o jogador de 18 anos de idade recebeu o puck sozinho atrás da trave e surpreendeu o goleiro Jordan Binnington.

Conhecido como “Michigan” por ter sido popularizado por Mike Legg, jogador da Universidade de Michigan nos anos 90, o lance tem outros nomes populares, como “gol de lacrosse”, devido ao gesto lembrar a forma como jogadores de lacrosse conduzem a bola.

Além de chamar atenção pela plasticidade, o gol de Bedard, seu único na partida, deu início a uma boa reação dos Blackhawks. Menos de um minuto depois, Anthony Beauvillier desviou um chute de Jarred Tinordi e fez 2 a 1.

Os visitantes abriram vantagem e pareciam encaminhar uma boa vitória. Foram mais dois gols marcados na segunda etapa, com Nick Foligno, em power play, e Jason Dickinson, e mais um no terceiro período, novamente Foligno, desta vez com um homem a menos no gelo. Nesse ínterim, Chicago sofreu apenas um gol, marcado por Colton Parayko no segundo período, e o placar era de 5 a 2.

Mas, daí pra frente, St. Louis tomou o controle do jogo e explorou a fragilidade defensiva dos Blackhawks, especialmente marcação e posicionamento. Em apenas dez minutos, os Blues chutaram mais de 20 vezes e marcaram quatro gols. Dois deles em power play — Brandon Saad, fazendo valer a “lei do ex”, e Jake Neighbours, desviando chute de Justin Faulk.

“Os power play vieram quando precisamos. Nos deu uma sobrevida, um momentum, e aproveitamos”, disse Jordan Kyrou. Com os gols, St. Louis “voltou pro jogo” e seguiu incisivo no ataque. Em ótima tabela com Thomas, Kyrou empatou e a virada veio com chute cruzado de Faulk e falha do goleiro Arvid Soderblom.

Os Blackhawks sentiram o golpe e, após dominarem o jogo físico ao longo de toda a partida, não conseguiam mais encaixar contra-ataques. Após o 6 a 5, os visitantes arriscaram pouco e praticamente não acertaram chutes no gol.

Nome da noite (se não fosse pelo gol de Bedard…), Kyrou deu fechou a conta e, na rede vazia, fez o sétimo dos Blues. Placar final, 7 a 5.

Chicago vem de duas derrotas consecutivas. O time havia perdido na sexta (22), em casa, para o Montreal Canadiens por 5 a 2. Na lanterna da Divisão Central com 21 pontos em 33 jogos, os Blackhawks voltam a jogar na quarta-feira (27), quando recebem o Winnipeg Jets.

A situação de St. Louis também não é das melhores. A equipe do Missouri segue em sexto lugar da mesma divisão, chegando aos 35 pontos em 33 jogos, se mantendo apenas um pontinho na frente do Minnesota Wild, que também venceu neste sábado. Os Blues também voltam a jogar na quarta, em casa, contra o Dallas Stars.

A NHL entra em recesso de Natal, sem jogos neste domingo (24), segunda (25) e terça-feira (26).

A “resposta” dos Ducks

Curiosamente, horas depois, Trevor Zegras repetiu o lance e marcou um gol de “Michigan” na derrota por 3 a 2 do Anaheim Ducks para o Seattle Kraken.

A exemplo dos Blackhawks, o perfil oficial dos Ducks no X/Twitter postou uma mensagem exaltando o golaço e afirmando que Zegras é “líder na NHL em gols no estilo lacrosse.” É o terceiro gol do atacante de Anaheim desse tipo. Ele é considerado especialista no lance e o game NHL 23, da EA Sports, adicionou o movimento ao jogo, batizando-o de “The Zegras” em homenagem ao atleta.

Ducks e Blackhawks eram favoritos para ficar com a primeira escolha geral do último Draft e selecionar Bedard, calouro que tinha números impressionantes na Western Hockey League e é considerado um talento geracional. Embora tenha ficado em último lugar na temporada 2022-23, Anaheim perdeu a loteria e a pick número 1 acabou ficando com Chicago, que, como era de se esperar, Draftou o jovem fenômeno. Os Ducks acabaram escolhendo Leo Carlsson com a escolha número 2.

Rivalidades à parte, Bedard e Zegras acabaram batendo um recorde curioso: foi a primeira vez na história da NHL que dois jogadores marcaram gols ao estilo Michigan no mesmo dia.

Ciente de que só tem a ganhar com eventuais competições por atenção entre as franquias, a liga optou por parabenizar ambos. A capa de seu site oficial, que tinha o gol de Bedard em destaque, foi editada ao final da partida entre Ducks e Kraken e Zegras acabou dividindo as honras com o calouro-sensação.

Ironicamente, os dois golaços foram marcados em noite em que ambos os times saíram derrotados do gelo.

Outros resultados da rodada
Dallas Stars 3 @ 2 Nashville Predators
Vegas Golden Knights 2 @ 4 Florida Panthers
Toronto Maple Leafs 4 @ 1 Columbus Blue Jackets
Boston Bruins 2 @ 3 Minnesota Wild
New Jersey Devils 3 @ 2 Detroit Red Wings
Pittsburgh Penguins 3 @ 5 Ottawa Senators
Tampa Bay Lightning 2 @ 1 Wahington Capitals
New York Islanders 5 @ 4 Carolina Hurricanes
Buffalo Sabres 3 @ 4 New York Rangers
Arizona Coyotes 1 @ 4 Colorado Avalanche
Calgary Flames 3 @ 5 Los Angeles Kings
San Jose Sharks 4 @ 7 Vancouver Canucks

Fotos: NHL.com

instagram