NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
11 de outubro de 2023 - 07h10

Blackhawks derrotam Penguins na estreia de Connor Bedard

Jovem estrela de Chicago contribui com uma assistência na vitória por 4 a 2; 'Momento pelo qual esperei toda minha vida', disse o jogador

O Chicago Blackhawks visitou o Pittsburgh Penguins nesta terça-feira (10), na abertura da temporada 2023-24 da NHL, e volta para casa com uma vitória por 4 a 2. A grande expectativa era a estreia de Connor Bedard, fenômeno das ligas juvenis e primeira escolha geral do último Draft.

O atacante de Chicago recebeu cobertura incessante durante todo o jogo e não decepcionou. Teve mais de 20 minutos de gelo, deu cinco chutes a gol e contribuiu com uma assistência. “É um momento pelo qual você espera toda a sua vida, mas agora já foi. A parte triste é essa”, brincou.

O primeiro gol da noite, ainda nos dez primeiros minutos de jogo, quase passou despercebido. O chute cruzado de Kris Letang desviado por Bryan Rust passou por cima do goleiro Petr Mzarek, entrou no gol, bateu na barra interna da trave e saiu, sem nem ao menos balançar a rede. Embora Letang, Rust e pate da torcida tenham comemorado, a jogada seguiu normalmente e só foi interrompida segundos depois, devido a um icing. Na revisão de vídeo, o gol foi confirmado e os Penguins fizeram 1 a 0.

Pittsburgh ampliou no segundo período, novamente em um tiro cruzado, mas desta vez não houve desvio. Após troca de passes com Jake Guentzel, o capitão Sidney Crosby dominou e chutou, mesmo com dois marcadores em sua frente, abrindo 2 a 0 para o time da casa.

O lance, no entanto, também teve longa revisão para verificar um possível impedimento de Marcus Pettersson na origem da jogada, mas o gol acabou validado.

A vantagem dos Penguins não durou muito. Com um belo passe de Bedard, Alex Vlasic arriscou o chute, o goleiro Tristan Jarry deu rebote e Ryan Donato completou.

A virada dos Blackhawks se consolidou na metade final do terceiro período, em dois gols bem parecidos. Cole Gutman empatou, batendo direto do slot. E o veterano Corey Perry foi bloqueado por Crosby, mas Jason Dickinson ficou com a sobra e chutou, sem chances para Jarry.

Nick Foligno deu números finais à vitória de Chicago, já na rede vazia, 4 a 2.

A estreia de Connor Bedard

A exemplo de Sidney Crosby e Connor McDavid, Bedard é considerado um talento geracional. O atacante de 18 anos de idade vem de uma temporada de 71 gols e 143 pontos pelo Regina Pats, da Western Hockey League. Para a sua estreia na NHL, os Blackhawks prepararam uma cobertura especial e contaram com uma feliz coincidência: seu primeiro jogo seria justamente contra os Penguins, de Crosby.

Bedard nasceu em 17 de julho de 2005, apenas alguns dias antes de Crosby ser selecionado por Pittsburgh no Draft daquele ano.

Ter os dois, frente a frente, logo na abertura da temporada 2023-24, fez do jogo um rito de passagem para Bedard, que foi colocado para disputar o face-off inicial, justamente contra Crosby. A transmissão da ESPN e a própria liga contribuíram com o show. Kelly Sutherland, árbitro principal da partida, estava microfonado e cumprimentou os dois atletas: “Sid, bem-vindo para mais uma temporada. Connor, bem vindo à NHL.”

Crosby acabou levando a melhor. “Queria muito ter vencido. Não venci, mas só de ter disputado, já foi muito especial”, disse Bedard. Após perder também o face-off inicial da segunda etapa, ele, enfim, venceu a disputa que abriu o terceiro período.

Sua primeira grande chance de gol veio ainda no primeiro período, durante um breve tumulto na crease dos Penguins, mas foi parado por Jarry.

A assistência de Bedard para Vlasic recebeu mais atenção da transmissão do que o próprio gol de Gutman, o primeiro dos Blackhawks, e a foto da jovem promessa encarando Crosby é a capa do vídeo de highlights da partida, publicado nas páginas da NHL. A liga também preparou um vídeo especial com os melhores momentos do veterano e do estreante.

“Claro, fiquei nervoso. É um momento importante da sua vida. Mas tentei me acalmar e me concentrar no jogo”, finalizou.

Fotos: NHL.com

instagram