NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
8 de fevereiro de 2024 - 21h02

Bill Guerin será GM da Seleção Americana até os Jogos Olímpicos

Além das Olimpíadas de Inverno de 2026, GM do Minnesota Wild também comandará os EUA no torneio Four Nations, de 2025

A USA Hockey informou, nesta quinta-feira (8), que Bill Guerin será o gerente geral da Seleção Americana no torneio Four Nations Face-Off, que será realizado em 2025, e nos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2026. A federação, que regula o hóquei no gelo nos Estados Unidos, fez o anúncio em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. “Estamos felizes em ter Bill comandando os nossos times”, disse Pat Kelleher, diretor executivo da entidade. Guerin é GM do Minnesota Wild desde 2019. Ele deve conciliar as funções.

Originalmente, o projeto de ter Guerin à frente da Seleçõe Americana em competições principais é de 2022. Como a participação dos atletas da NHL nas Olimpíadas de Inverno de Pequim foi cancelada, a nomeação do executivo acabou adiada.

No entanto, com a liga abraçando a criação do Four Nations Face-Off, veio também a necessidade de adiantar os trabalhos. “A NHL solicitou que as seleções convoque os seis primeiros jogadores já neste verão, então, era importante ter o gerente geral”, explicou o assistente executivo John Vanbiesbrouck.

“Sou grato à USA Hockey pela oportunidade e à organização Minnesota Wild pelo apoio”, disse Guerin, em seu pronunciamento durante a live. “Sempre foi uma honra para mim representar meu país, jogar pelos Estados Unidos todos esses anos.”

Aos 53 anos de idade, Guerin vem de uma carreira longeva nos rinques. O ex-atacante jogou na NHL de 1991 a 2010 e foi campeão da Stanley Cup em 1995, com o New Jersey Devils, e em 2010, com o Pittsburgh Penguins. Em sua prolífica experiência como jogador, Guerin também jogou pelo Edmonton Oilers, Boston Bruins, Dallas Stars, St. Louis Blues, San Jose Sharks e New York Islanders.

Com a Seleção dos Estados Unidos, Guerin venceu a Copa do Mundo de Hóquei em 1996 e foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Ele também disputou a Copa do Mundo de 2004 e as Olimpíadas de 1998 e 2006. No total, o ex-atacante tem 28 jogos, sete gols e sete assistências pela equipe americana.

Já aposentado, Guerin participou das últimas duas Stanley Cups dos Pens, em 2016 e 17, como assistente de gerente geral. “Um jogador formidável que se tornou um executivo de sucesso na NHL”, definiu Kelleher.

O novo GM afirmou que o objetivo é levar os Estados Unidos à medalha de ouro nos dois torneios. Os EUA não sobem ao lugar mais alto do pódio em um torneio mundial desde a Copa do Mundo de 96, quando o próprio Guerin estava no elenco. O último ouro olímpico dos EUA foi em 1980.

A USA Hockey não informou se Guerin acumulará as funções de gerente geral para os dois próximos Campeonatos Mundiais, em 2025 e 26. Nas edições de 2023 e 24, o cargo foi exercido pelo ex-jogador Chris Clark.

Foto: NHL.com

instagram