Del Zotto deixa o esporte após passagem por diversos clubes
Em um post em seu perfil pessoal no Instagram feito nesta quinta-feira (6), Michael Del Zotto anunciou sua aposentadoria do hóquei. O defensor, que estava no elenco do St. Louis Blues, campeão da Stanley Cup em 2019, jogou profissionalmente por 14 anos e passou 13 temporadas na NHL. “O sangue, suor, lágrimas, fraturas, vitórias, decepções e sacrifícios valeram por cada segundo”, diz a postagem.
Aos 33 anos de idade, Del Zotto deixa o esporte após passagem por diversos clubes. Selecionado pelo New York Rangers na 20ª escolha geral do Draft de 2008, o defensor estreou na NHL no ano seguinte, pelos próprios Rangers, e ainda vestiu as camisas de Nashville Predators, Philadelphia Flyers, Vancouver Canucks, Anaheim Ducks, St. Louis Blues, Columbus Blue Jackets e Ottawa Senators.
No total, foram 736 jogos, 63 gols e 199 assistências. “Nada disso teria sido possível sem o amor e apoio condicional da minha família”, escreveu Del Zotto, citando suporte familiar desde que começou a praticar o hóquei no gelo, aos três anos de idade. “Minhas conquistas são tão deles quanto minhas.”
Embora ainda tivesse contrato com equipes da NHL, suas últimas temporadas foram disputadas na American Hockey League. Em 2022-23, vinculado aos Ducks, Del Zotto jogou pelo San Diego Gulls, filiado de Anaheim na AHL. Em 40 jogos, ele registrou seis gols e 25 assistências.
Ver essa foto no Instagram
Na longa nota, Del Zotto fez questão de lembrar as ações beneficentes no combate ao câncer realizadas pela liga. “Fiz muitas amizades incríveis ao longo do caminho. Colegas de time, de staff e torcedores estão entre elas, mas as mais importantes são aquelas que dividi com as crianças que conheci no Instituto Ronald McDonald de Vancouver e no Garden of Dreams durante minha passagem por Nova York, especialmente Liam e Taylor.”
O agora ex-jogador termina a postagem se dizendo feliz com a decisão de parar. “Estou pronto para explorar o mundo e ser desafiado de novas maneiras. Mas, mais importante que isso, estou feliz por passar mais tempo com minha família e compensar tudo que perdi.”
A postagem tem curtidas e comentários de várias personalidades do esporte entre jogadores e jornalistas além de perfis oficiais de clubes onde Del Zotto jogou, como Ducks e Senators.
Entre as mensagens, Gillian, sua irmã mais velha, brincou com a ocasião, parabenizando o atleta e lembrando de suas obrigações familiares: “Seu cargo de titio está te esperando, caso ainda esteja interessado.” Del Zotto é muito próximo da irmã e dos sobrinhos, Miles e Dawson. “É um trabalho de tempo integral”, respondeu.
Embora não tenha falado muito sobre o futuro, a biografia de Del Zotto deixa claro que o ex-jogador já tem muitas atividades para se dedicar: ele também trabalha como consultor, corretor imobiliário e DJ.
Foto: NHL.com