NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
3 de janeiro de 2024 - 15h01

Afastar Ilya Samsonov ‘não é castigo’, diz GM dos Maple Leafs

Para o gerente geral, Brad Treliving, o goleiro 'precisa de um reset físico e mental' e passar pelos waivers foi parte do processo

A situação de Ilya Samsonov segue em pauta. O goleiro foi colocado nos waivers no domingo (31) e, em um prazo de 24 horas, poderia ser adquirido por outro time. Na segunda-feira (1), após passar pelo processo, o atleta foi mantido no Toronto Maple Leafs, mas afastado do elenco e a franquia ganhou espaço de US$ 1,15 milhões na folha salarial.

Nesta terça-feira (2), o gerente geral, Brad Treliving, garantiu que a medida não é nenhuma punição a Samsonov por seu fraco desempenho recente. “É um reset físico e mental, para que ele esteja pronto para os próximos jogos”.

Treliving falou com a imprensa durante os treinos de Toronto em Los Angeles, onde o time enfrentou e venceu os Kings por 3 a 0. O próprio GM abriu a coletiva se dispondo a responder perguntas sobre a situação de Samsonov. “Quero explicar qual o nosso plano”, declarou. “Todos sabemos que Ilya passa por uma fase difícil e nesses casos, você tem duas opções: continua e tenta superar ou tenta algo diferente. Sentíamos que precisávamos fazer algo diferente para ajudá-lo”.

Passar pelos waivers é parte do processo da NHL para que um atleta veterano seja afastado do elenco. Após expirado o prazo de 24 horas, o jogador costuma ficar disponível para as equipes filiadas nas ligas menores, como a American Hockey League. Treliving explicou que isso não é parte do planejamento e Samsonov não deve jogar pelo Toronto Marlies, embora, devido ao regulamento da liga, ele tenha sido integrado ao elenco do clube da AHL.

“Ele foi integrado aos Marlies mas não deve jogar. Não é parte do plano agora. Queremos lhe dar uma semana de descanso e ele vai trabalhar com Hannu Toivonen (treinador de goleiros dos Marlies), em Toronto, e com nossa equipe técnica e equipe de desenvolvimento”, explicou. “Para que ele lide melhor com as pressões e tenha foco”.

Para Treliving, o aspecto psicológico está fazendo toda a diferença para as performances fracas de Samsonov. O goleiro, que tem recorde de 5-2-6, vive seu pior momento na carreira, com percentagem de defesas de 86,2% e média de 3,94 gols sofridos por jogo. “Para mim, muito do que estamos vendo aqui tem a ver com mentalidade, é difícil conectar as questões físicas e técnicas quando se tem muita coisa na cabeça”.

Enquanto mantêm Samsonov afastado e trabalha em sua recuperação, os Maple Leafs confiam em Martin Jones, promovido a goleiro titular. Seu reserva imediato é Dennis Hildeby, recém-promovido dos Marlies. Toronto tem mais dois goleiros no departamento médico, Matt Murray e Joseph Woll.

Nesta terça, Jones garantiu um shutout contra Los Angeles, com 31 defesas em 31 chutes a gol dos adversários. Toronto continua em terceiro lugar na Divisão do Atlântico com 43 pontos em 35 jogos e segue na Califórnia, onde visita o Anaheim Ducks nesta quarta-feira (3).

Foto: NHL.com

instagram