Depois de várias lesões a quarterbacks e com a temporada afunilando, saber navegar a agência livre da sua liga de fantasy se mostra cada vez mais importante
Chegando à segunda metade da temporada regular da NFL, a primeira fase do fantasy football já começa a se aproximar dos momentos derradeiros e decisivos. Afinal, são apenas seis semanas antes do início dos playoffs, que, na grande maioria das ligas, acontece na 14ª rodada.
Portanto, mesmo que o trade deadline não tenha trazido grande impacto para o nosso jogo dentro do jogo, já que as movimentações mais relevantes tiveram jogadores de defesa como protagonistas, novas tendências, sejam elas decorrentes ou não de lesões que aconteceram nas últimas semanas, fazem com que o GM virtual tenha que estar mais atento do que nunca na waiver wire, seja para cobrir um titular – lesionado ou em bye week –, seja para incrementar suas chances de vitória no curto, médio ou longo prazo.
Visando a fazer exatamente isso, o The Playoffs está novamente aqui para te ajudar e listar opções de adições interessantes para todos os gostos na semana 9 do Fantasy Football da NFL 2023.
Como já é de praxe, fica, novamente, o aviso para que se tenha cuidado com quem você for abrir mão para viabilizar a adição de um jogador via waivers, já que a colocação de determinado atleta no mercado pode significar a melhoria indesejada de um elenco adversário.
Lembrando que, para estarem elegíveis para esta lista, os atletas devem compor no máximo 60% dos elencos do Sleeper, que é a mais popular e famosa plataforma entre os brasileiros, desbancando o aplicativo da NFL.com. Portanto, é possível que os nomes aqui citados estejam em maior ou menor porcentagem de elencos em outros sites ou aplicativos, como o da própria NFL, Yahoo e ESPN, embora a tendência é que a média seja semelhante.
Lembrando que utilizamos como parâmetro a pontuação PPR (quando há pontos computados por recepção), novamente por ser o modelo padrão e mais famoso do game, tendo roubado a “coroa” do antigo Standard (ou non-PPR).
Vamos, então, às dicas de waiver wire para esta semana.
(Foto: Mike Christy/Getty Images)
RUNNING BACKS
Zach Charbonnet – Seattle Seahawks (51% rostered*)
Vítima de cortes necessários ou precipitados em razão de bye weeks, especialmente a enxurrada de times folgando na semana 7, o calouro está disponível em quase metade das ligas de fantasy por aí, o que é certamente um erro.
Mesmo que nada tenha acontecido com o indiscutível titular Kenneth Walker a ponto de comprometer sua disponibilidade ou condição de RB1, é praticamente impossível encontrar um reserva – ou “handcuff” – tão valioso quanto “Charb”, que se tornaria, quase automaticamente, uma opção top 10 em uma posição que ano a ano, mês a mês e semana após semana se torna cada vez mais escassa.
Para melhorar, nesta última rodada, o camisa 26 teve, de longe, seu maior número de snaps até agora: 59%, que renderam perto de dez pontos PPR, circunstância positiva, ainda que tenha sido produto do gamescript que obrigou os Seahawks a buscarem a virada no último drive e do fato de que Walker havia treinado de forma limitada ao longo da semana, em função de dores na panturrilha.
Por isso, vasculhe sua(s) liga(s) à procura do bilhete de loteria mais valioso do fantasy football e o deixe bem guardado em seu banco de reservas caso consiga “adquiri-lo”.
*Porcentagem de times nas ligas do Sleeper que têm este atleta no elenco
Leonard Fournette – Buffalo Bills (19% rostered*)
Lenny, finalmente, tem uma nova casa. Depois de “ameaçar” o valor de muitos RBs para o fantasy desde a pré-temporada, o veterano acabou assinando com o Buffalo Bills, passando a fazer parte de um backfield sem tanto valor no nosso jogo dentro do jogo, pois, apesar do bom poderio ofensivo do time, este é capitalizado muito mais pelo ar do que por terra.
Sem descontar tanto do apelo, que já vinha sendo volátil, de James Cook, ao menos no curto prazo, Fournette vale a adição ao seu elenco, especialmente em ligas mais profundas, mas tende a exigir paciência até que seu papel esteja estabelecido, com o lembrete de que seu teto não é dos maiores, tendo em vista a situação na qual passa a estar inserido.
Outras opções de RBs: Tyjae Spears – TEN (59% rostered), Darrell Henderson – LAR (59% rostered), Emari Demercado – ARZ (46% rostered), Cam Akers – MIN (57% rostered), Kenneth Gainwell – PHI (32% rostered), Devin Singletary – HOU (29% rostered)
WIDE RECEIVERS
Khalil Shakir – Buffalo Bills (5% rostered)
Talentoso segundanista, especialista em atuar no slot, Shakir vinha tendo dificuldades em receber chances de estar em campo, principalmente pelo fato de que os Bills vinham utilizando muitas formações em 12 personnel, com dois tight ends em campo ao mesmo tempo.
Porém, desde a lesão de Dawson Knox, o camisa 10 passou a ter mais proeminência, praticamente dobrando o número de snaps jogados na rodada passada, contra Tampa Bay, em que acumulou seis recepções para 92 jardas em uma unidade ofensiva que figura nas cabeças do ranking daquelas que mais passam a bola.
Portanto, pelo menos enquanto Knox seguir no estaleiro, Shakir se torna uma opção bastante viável, especialmente em ligas PPR, para quem precisa cobrir uma vaga de WR ou flex.
Demario Douglas – New England Patriots (6% rostered)
Por mais que seja sempre difícil confiar em qualquer pass catcher dos Patriots, o ágil calouro vinha sendo, desde a semana 7, a evidente segunda opção do jogo aéreo comandado por Mac Jones, com sólida média de mais de seis alvos e quatro recepções por partida.
Soma-se a isso o fato de que a opção número 1, Kendrick Bourne, que produzira três jogos seguidos de pelo menos 12 pontos PPR, acabou de, infelizmente, sofrer grave lesão ligamentar de joelho que o afastará do restante da temporada, fazendo com que as perspectivas para Douglas se tornem ainda mais positivas, com uma expectativa de incremento de volume.
Vale uma adição ao menos especulativa, com ênfase a ligas mais profundas, com 18 ou mais vagas no elenco.
Outras opções de WRs: Jahan Dotson – WAS (55% rostered), Rashid Shaheed – NO (36% rostered), Jayden Reed – GB (27% rostered), Brandin Cooks – DAL (55% rostered), Michael Wilson – ARZ (24% rostered)
TIGHT ENDS
Trey McBride – Arizona Cardinals (30% rostered)
Tendo somado impressionantes 14 targets, que resultaram em 10 recepções para 95 jardas contra os Ravens, no último domingo, o segundanista certamente não vai manter exatamente estes números insustentáveis até para Travis Kelce daqui até o final do ano.
Porém, com a perspectiva de que Kyler Murray retorne em breve under center para os Cardinals e com a convicção cada vez maior de que o veterano Zach Ertz não deve representar grande concorrência, pois, além de estar na IR, a franquia parece decidida a olhar para o futuro e continuar dando chances aos seus jogadores mais jovens, o camisa 85 surge como uma ótima alternativa a quem vem sofrendo por consistência na posição mais difícil do fantasy football.
Outras opções de TEs: Taysom Hill – NO (43% rostered), Logan Thomas – WAS (48% rostered), Donald Parham – LAC (4% rostered)
QUARTERBACKS
Will Levis – Tennessee Titans (8% rostered)
Achincalhado por boa parte dos analistas no processo pré-draft, com direito a queda vertiginosa no dia do NFL Draft, Levis pintava como o quase consensual patinho feio da classe de 2023. Porém, domingo passado tudo mudou. Em sua estreia como titular, o camisa 8 produziu jogadas impressionantes e uma linha estatística de fazer inveja a muitos veteranos, com direito a quatro touchdowns lançados e nenhum turnover cometido.
Já é o suficiente para cravar o calouro como o novo franchise QB dos Titans e uma das potenciais novas caras da liga? Evidentemente, não. Porém, é um desempenho que escancara o teto de um prospecto que muito intrigava este que vos escreve por volta de janeiro deste ano, mas que foi abandonado em meio à enxurrada de críticas que descambou na situação descrita no primeiro parágrafo.
Servindo de aprendizado para que confiemos mais nas próprias convicções, como é o caso do intrépido e sábio Fernando Ferreira, um dos únicos a jamais desistir do “Senhor Maionese”, Levis surge, ao menos nesta semana 9 de NFL que marca o início do mês de novembro de 2023, como uma das histórias de maior destaque na liga e, por que não, um potencial “league winner” no fantasy football.
Outras opções de QBs: Sam Howell – WAS (48% rostered), Kyler Murray – ARZ (60% rostered), Derek Carr – NO (41% rostered), Gardner Minshew – IND (22% rostered), Baker Mayfield – TB (36% rostered)