NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
28 de dezembro de 2023 - 14h12

Quente ou frio: o termômetro do Fantasy Football na Semana 17 da NFL 2023

Agora é decisão de temporada no Fantasy Footbal e escalar os melhores jogadores para seu time é fundamental na hora de buscar o título

Após 16 semanas de muita disputa, de muita emoção e até certo sofrimento, enfim, chegamos à semana 17 do Fantasy Football. É hora da grande final na maioria das ligas de nosso “jogo dentro do jogo”, em rodada que coincide com o Réveillon.

O erro agora precisa ser zero, pois um equívoco pode determinar a frustrante derrota na briga pelo título. Por isso, escalar seus melhores jogadores é ainda mais fundamental nessa semana 17 em que qualquer pontinho pode fazer com que seu time chegue à glória que foi buscada durante 16 semanas de muita NFL e muito Fantasy Football.

Dessa forma, o The Playoffs mais uma vez está aqui, para te ajudar na missão de selecionar seus melhores atletas para que você tenha poucas preocupações durante a virada de ano e já comece 2024 com o pé direito e com o título de sua liga de FF.

Mas, antes de partir para o que mais interessa, são necessários alguns esclarecimentos: superestrelas como Josh Allen (BUF), Christian McCaffrey (SF), Tyreek Hill (MIA) e Jalen Hurts (PHI) não serão mencionadas, pois são escolhas bastante óbvias.

No mais, as dicas são simples: os quentes são aqueles jogadores que, para esta rodada, têm matchups ou situações favoráveis para pontuarem muito bem. Os frios são exatamente o oposto: aqueles que tendem a fazer poucos pontos ou uma pontuação menor do que aquela que se espera como média de tais jogadores, pelo menos nesta semana.

Além disso, fica o registro de que as dicas se baseiam no formato de pontuação que deixou o antigo “standard” para trás, se consolidou como mais popular e já é o padrão em todas as principais plataformas: o PPR, que é aquele que atribui um ponto por recepção.

Dito isso e sem mais delongas, vamos aos nomes escolhidos para essa grande decisão!

(Foto: Reprodução Twitter X/Around The NFL)

Quarterbacks quentes

Matthew Stafford (Los Angles Rams @ New York Giants) – Se há algumas semanas falássemos que os Rams estariam brigando fortemente por vaga nos playoffs da NFL, muitos nos chamariam de doidos. No entanto, a franquia de Los Angeles engatou boa sequência, Stafford cresceu, a exemplo de Cooper Kupp, Puka Nacua seguiu muito bem, obrigado, e Kyren Williams voltou voando depois de lesão. Sendo assim, os Rams decolaram e encaram os Giants, que estão eliminados e possuem uma das defesas mais frágeis da liga. Stafford tem médias superiores a 21 pontos no fantasy em seus últimos cinco jogos e lançou para 14 touchdowns no período, figurando entre os melhores QBs das últimas rodadas. Não dá para deixá-lo de fora nessa semana com um matchup tão favorável.

Kyler Murray (Arizona Cardinals @ Philadelphia Eagles) – Outro nome que seria impensável há algumas semanas, mas também cresceu de produção, contra um time que começou voando, mas caiu muito nos últimos jogos. Depois de alguns jogos ruins, Murray superou a casa de 20 pontos na última semana contra o Chicago Bears e agora contra a defesa dos Eagles deve ter espaço para algumas corridas, que tendem a render bons pontos. Arizona deve andar sempre atrás do placar e Murray também precisará lançar, contra um time que permite muitos pontos. Bom matchup para o QB dos Cardinals.

Outros QBs quentes: Dak Prescott (DAL vs DET), CJ Stroud (HOU @ TEN), Derek Carr (NO @ TB)

Quarterbacks frios

Trevor Lawrence (Jacksonville Jaguars vs Carolina Panthers) – Jogando no sacrífico com um problema no tornozelo, Lawrence agora também convive com um problema no ombro. Os Jaguars seguem vivos e brigando por vaga em pós-temporada e Sunshine vem de dois jogos seguidos passando da marca dos 15 pontos, mas isso não é uma boa marca para um QB, principalmente em uma final de FF e contra os Panthers, que são o quarto time que menos permitem jardas por passe na temporada e o segundo time que menos permite pontos para os QBs no Fantasy Football. Se tiver uma opção mais confiável que Lawrence, essa é a hora de usar. Outro detalhe é que Sunshine treinou limitado nesta quinta-feira (28) e pode ser desfalque do time.

Jacoby Brissett (Washington Commanders vs San Francisco 49ers) – Recém promovido ao time titular dos Commanders substituindo Sam Howell depois de entrar no garbage time das duas últimas partidas, Brissett até foi bem, mas encara a poderosa semana do San Francisco 49ers na semana 17. Em seu primeiro jogo começando como titular e contra um time que briga por bye week e vem de derrota, tudo leva a crer que o QB de Washington será muito pressionado e terá dificuldade. Não recomendo para esse jogo de suma importância.

Outros QBs frios: Tua Tagovailoa (MIA @ BAL), Gardner Minshew (IND vs LV), Bailey Zappe (NE vs NYJ)

Running backs quentes

Jonathan Taylor (Indianapolis Colts vs Las Vegas Raiders) – Os Colts seguem vivos na briga por vaga nos playoffs da NFL e pela frente encaram os Raiders, que vêm de vitória para cima do Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes. Jonathan Taylor voltou semana passada após desfalcar o time durante três rodadas e foi bastante acionado, com 18 corridas e alvo de um passe. Tudo bem que a pontuação foi aquém do esperado e o jogador teve somente 10,3 fantasy points em ligas PPR, mas algo natural devido as três semanas de inatividade. No entanto, o RB dos Colts deve ser o jogador mais acionado do time nessa semana 17 e a tendência é de bom número de pontos. Não da para deixar ele de fora.

Austin Ekeler (Los Angeles Chargers @ Denver Broncos) – Os Chargers foram um dos times mais bagunçados na temporada 2023 da liga e isso se refletiu em Austin Ekeler, um dos melhores running backs da NFL. Se Ekeler brilhou em anos anteriores com corridas e recebendo passes, esse ano o jogador oscilou e alternou bons momentos com outros péssimos. Porém, no primeiro jogo do time sob o comando do treinador interino Giff Smith, Ekeler esteve presente em 64% dos snaps e apareceu com 15 corridas e quatro alvos, um ótimo volume para o RB que enfrenta agora os Broncos, time mais frágil da liga contra o jogo terrestre. Impossível deixar o jogador fora do seu time.

Outros RBs quentes: Najee Harris (PIT @ SEA), D’Andre Swift (PHI vs ARI), Jahmyr Gibbs (DET @ DAL)

Running backs frios

Chuba Hubbard (Carolina Panthers @ Jacksonville Jaguars) – Jogador que vem tendo bastante volume no ataque do Carolina Panthers, mas segue não sendo confiável e tem confronto extremamente difícil contra os Jaguars, fortes contra o jogo terrestre. É bem verdade que Chuba Hubbard vem superando a marca dos dez pontos de fantasy nos últimos jogos, mas para uma decisão de liga isso pode não ser suficiente, ainda mais com esse matchup para lá de desfavorável contra o sexto time que menos permitiu carregadas no ano. Se tiver outra opção, é bom cogitar.

Jerome Ford (Cleveland Browns vs New York Jets) – Pegando carona e utilizando um nome repetido usado por meu parceiro Andre Amaral na semana passada nessa coluna, Ford até anotou um touchdown no duelo dos Browns contra os Texans, mas ainda assim não superou a casa de dez pontos no fantasy. Vendo sua produção cair drasticamente nas últimas rodadas e com pouco envolvimento no jogo aéreo, Ford por vezes ainda é preterido na red zone por seu parceiro Kareem Hunt. Jogo contra defesa forte parando corridas, produção caindo, parceiro em evolução. Ou seja, muitos indícios para que Ford fique no seu banco.

Outros RBs frios: Khalil Herbert (CHI vs ATL), Javonte Williams (DEN vs LAC), AJ Dillon (GB @ MIN)

Wide receivers quentes

Rashee Rice (Kansas City Chiefs vs Las Vegas Raiders) – Outra figurinha repetida da semana passada da coluna de André Amaral, Rice definitivamente assumiu a opção de WR1 dos Chiefs e vem sendo o principal recebedor do time, superando por diversas vezes até mesmo Travis Kelce. Tudo bem que os Chiefs não estão bem esse ano, o time vem caindo drasticamente de produção e sofrendo derrotas até mesmo impensáveis para o atual campeão da liga, mas Rice lidera o time em alvos, recepções e vem bem nos fantasy points, se tornando mais uma semana uma opção confiável já que os Bengals são o time que mais permite número de jardas aos recebedores. Não deixe de escalá-lo

Tee Higgins (Cincinnati Bengals @ Kansas City Chiefs) – Wide receiver lá, wide receiver cá. Em jogo que promete pontuação alta, Tee Higgins tende a seguir bem, principalmente se Ja’Marr Chase seguir fora do time. Semana passada o jogador teve cinco recepções para 140 jardas e anotou um TD, sendo o principal jogador do time e anotando 25 pontos de fantasy. Jake Browning vem bem como QB dos Bengals e a equipe segue brigando por vaga nos playoffs, precisando de vitória contra o adversário que está sofrendo. Tee Higgins precisa estar em seu time.

Outros WRs quentes: Nico Collins (HOU vs TEN), Brandin Cooks (DAL vs DET), Brandon Aiyuk (SF @ WAS)

Wide receivers frios

Drake London (Atlanta Falcons @ Chicago Bears) – London não foi bem na temporada 2023 da NFL e podemos dizer que foi uma das grandes decepções até aqui no fantasy, assim como boa parte – ou todo – ataque dos Falcons comandados por Arthur Smith. São três jogos seguidos não superando a marca de sete pontos e o WR de Atlanta não brilhou nem com Desmond Ridder e nem com Taylor Heinicke, tendo apenas bons momentos esporádicos durante o ano. O piso é baixo, especialmente em partida que pode valer título de liga, portanto London tem de ser carta fora do baralho.

Stefon Diggs (Buffalo Bills vs New England Patriots) – Ok, o redator tomou uma decisão um tanto quanto ousada e seria chamado de louco há algumas semanas se apontasse Stefon Diggs na lista de jogadores frios. Porém é bem verdade que Diggs teve uma queda extremamente brusca em sua produção nas últimas semanas, para ser mais exato, desde a semana 10. Outro dado intrigante é que é o terceiro ano seguido que a produção de Diggs despenca no mês de dezembro. Por outro lado, o WR tem sucesso contra os Patriots, que brigam na parte de baixo da tabela. Mas ainda assim se existirem opções mais confiáveis, eu aconselharia você a bancar Diggs. Acredite se quiser!

Outros WRs frios: Jahan Dotson (WAS @ SF), Diontae Johnson (PIT @ SEA), Josh Palmer (LAC @ DEN)

Tight ends quentes

David Njoku (Cleveland Browns vs New York Jets) – O ataque aéreo dos Browns cresceu muito desde que o experiente Joe Flacco assumiu a posição de quarterback da equipe. Njoku vem produzindo bem e no jogo passado tanto ele quando Amari Cooper brilharam, com destaque é claro para o segundo que voou baixo. No entanto, os Jets tem boa defesa e depois do que Cooper fez na semana passada, é possível e provável que a marcação preste bastante atenção no WR, abrindo espaço assim para que o TE brilhe na rodada. Fato interessante é que desde a semana 7 Njoku teve apenas um jogo em que não chegou a dígitos duplos. Escale-o com certeza!

Outros TEs quentes: Isaiah Likely (BAL vs MIA), Darren Waller (NYG vs LAR), Sam LaPorta (DET @ DAL)

Tight ends frios

Kyle Pitts (Atlanta Falcons @ Chicago Bears) – Aqui poderia muito bem um control C, control V apenas mudando o nome de Drake London, citado acima, pelo de Kyle Pitts. Mas a verdade é que o ataque dos Falcons, muito talentoso, diga-se de passagem, não funcionou sob o comando de Arthur Smith e bons nomes como o de London e sobretudo o de Pitts não produziram como se esperava deles para o ano de 2023. Em rodada ultra decisiva, não dá para apostar em um jogador que tem tudo para não brilhar. Ok, Pitts anotou um TD em jogada de 24 jardas na semana passada, mas tirando essa jogada explosiva, foram só mais duas recepções que totalizaram outras 25 jardas. Difícil confiar!

Outros TEs frios: Dalton Kincaid (BUF vs NE), Tucker Kraft (GB @ MIN), Taysom Hill (NO @ TB)

Defesas quentes

Los Angeles Rams (@ New York Giants) – O Los Angeles Rams está mais vivo do que nunca em briga por vaga na pós-temporada e sendo assim terá de ser agressivo contra os Giants, especialmente na defesa já que a equipe de Nova York novamente mudou o QB e deve entrar em campo com Tyrod Taylor. Os Giants são o time que mais permite sacks ao seu quarterback e por outro lado temos Aaron Donald e companhia partindo para cima de Taylor. Indicativo de defesa brilhando na partida, portanto está aí uma boa opção para escalar.

Outras defesas quentes: San Francisco 49ers (vs WAS), Cleveland Browns (vs NYJ), Jacksonville Jaguars (vs CAR)

Defesas frias

Philadelphia Eagles (vs Arizona Cardinals) – É bem verdade que os Eagles enfrentam um dos piores times da liga na temporada, mas a defesa de Philadelphia simplesmente despencou nos últimos jogos e vem sendo o calcanhar de Aquiles do atual vice-campeão da NFL. Contra os Giants, que tem um dos piores ataques da temporada, foram apenas cinco míseros pontos para uma unidade defensiva que até poucas semanas atrás era muito elogiada. Estamos em uma final de liga de Fantasy Football, então para minimizar os erros, não aposte na defesa dos Eagles.

Outras defesas frias: Detroit Lions (@ DAL), Dallas Cowboys (vs DET), Green Bay Packers (@ MIN)

Kickers quentes

Brandon Aubrey (Dallas Cowboys vs Detroit Lions) – Confesso que nas últimas temporadas eu era a favor de trocar kickers toda rodada. Esse ano, usei a mesma tática até adquirir Aubrey para meu time, que de lá nunca mais saiu. O kicker dos Cowboys foi extremamente consistente durante toda temporada e não errou nenhum field goal até aqui, acertando até alguns muito longos. Dallas joga em casa e busca reabilitação para seguir na briga contra os Eagles pelo título divisional. Indicativos de bons pontos para o K da equipe.

Outros kickers quentes: Jason Sanders (MIA @ BAL), Cameron Dicker (LAC @ DEN), Cairo Santos (CHI vs ATL)

Kickers frios

Greg Joseph (Minnesota Vikings vs Green Bay Packers) – Como já dito, qualquer ponto em final pode determinar o campeão de uma liga e sendo assim, escalar o kicker certo pode ser fundamental na sua busca pelo título. Greg Joseph não fez temporada de muitos pontos no fantasy e seu recorde até aqui foram 12 pontos, ou seja, arriscado apostar quem bem numa final de fantasy ele vá brilhar. Eu ficaria longe do jogador dos Vikings.

Outros kickers frios: Brandon McManus (JAX vs CAR), Tyler Bass (BUF vs NE), Eddy Pineiro (CAR vs JAX)

instagram