Transação encerra uma amarga disputa de três anos entre Dea Spanos Berberian e seus irmãos
O proprietário do Detroit Pistons (NBA), Tom Gores, adquiriu uma participação de 27% no Los Angeles Chargers, informaram duas pessoas com conhecimento do acordo à Associated Press nesta sexta-feira (27). As fontes falaram sob condição de anonimato, pois a compra ainda não foi anunciada pela equipe. Espera-se que seja aprovada pelos proprietários da NFL nas reuniões da liga em Atlanta no próximo mês.
Gores está adquirindo a participação de 24% detida por Dea Spanos Berberian, que inclui 9% em um fundo familiar que possui 36% da equipe. Ele também está comprando 1% de cada um dos acionistas Dean Spanos, Alexis Spanos Ruhl e Michael Spanos, para fins de planejamento patrimonial.
A transação encerra uma amarga disputa de três anos entre Spanos Berberian e seus irmãos. Em 2021, Spanos Berberian processou o proprietário controlador dos Chargers, Dean Spanos, alegando violação de dever fiduciário pelo Spanos Trust e tentando forçar a venda. Ela entrou com outro processo em 2022, acusando seu irmão de comportamento “misógino”, “auto-negociação” e repetidas “violações de dever fiduciário”.
Como parte da venda, Spanos Berberian concordou em resolver suas disputas com a família e a franquia. Dean Spanos e Berberian assumiram como co-trustees do fundo após as mortes de Alex e Faye Spanos em 2018. De acordo com os demonstrativos financeiros de 2021, que faziam parte dos documentos judiciais, a participação do fundo nos Chargers representa 83% de seus ativos.
Tom Gores, de 60 anos, tem um patrimônio líquido de US$ 11,8 bilhões, segundo a Bloomberg. Em 1995, ele fundou a Platinum Equity, com sede em Beverly Hills. A compra de Gores ocorre após os proprietários da NFL aprovarem em 1º de setembro a permissão para que fundos de private equity comprem participações em equipes. No entanto, essa é uma compra de Tom e não está afiliada à Platinum Equity.
Apesar de ter mais de um quarto da participação, Tom Gores não terá um papel nos negócios diários da franquia, nem um caminho para uma participação controladora. A família Spanos possui 69% dos Chargers, com 4% controlados por proprietários legados dos primeiros dias em San Diego. A avaliação da franquia é de US$ 5,38 bilhões, segundo dados desta temporada da Forbes, Sportico e CNBC.
Alex Spanos comprou o San Diego Chargers em 1984, e Dean Spanos assumiu a gestão da franquia em 1994. Os Chargers se mudaram para Los Angeles em 2017, após anos tentando conseguir um novo estádio em San Diego. A franquia carrega quase 14% de dívida, principalmente devido ao acordo de relocação com a liga.