NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
20 de janeiro de 2024 - 10h01

PRÉVIA: San Francisco 49ers x Green Bay Packers – NFL Playoffs 2023-24 (NFC Divisional Round)

Depois de vencer os Cowboys, os Packers viajam para o outro lado do país para encarar um dos favoritos ao título

SANTA CLARA, CALIFORNIA - NOVEMBER 24: Nick Bosa #97 of the San Francisco 49ers celebrates after the sacked the quarterback against the Green Bay Packers during the second half of an NFL football game at Levi's Stadium on November 24, 2019 in Santa Clara, California. The 49ers won the game 37-8Pela primeira vez desde que a NFL adotou o modelo de 14 times nos playoffs, o sétimo colocado de uma conferência venceu a rodada de Wild Card. Como prêmio por ter sobrevivido ao primeiro confronto, o Green Bay Packers viaja até o outro lado dos Estados Unidos para enfrentar o San Francisco 49ers, um velho conhecido dos playoffs.

Este será o décimo encontro dos dois times na pós-temporada, com os 49ers levando a vantagem com cinco vitórias sobre as quatro dos Packers. Os últimos quatro jogos foram vencidos por San Francisco.

Jordan Love e companhia esperam equilibrar a rivalidade e marcar o começo de uma nova era para os Packers. Do outro lado, Brock Purdy e os 49ers pretendem seguir firmes como a principal potência da NFC, mantendo vivo o sonho do Super Bowl.

(Foto: Thearon W. Henderson / Getty Images)

COMO CHEGAM

Os Packers não apenas venceram, mas mostraram ao restante da liga que não devem ser subestimados. Apesar de ser o time com o elenco mais jovem da NFL, Green Bay mostrou maturidade ao dominar o Dallas Cowboys, um dos favoritos ao título da conferência, até então. O placar de 48 a 32 faz parecer que este foi um jogo parelho, mas os últimos 14 pontos aconteceram nos cinco minutos finais da partida, quando o jogo já estava definido.

A defesa foi a principal surpresa. O ponto fraco do time ao longo da temporada acabou fazendo a diferença no Wild Card, com duas interceptações logo no primeiro tempo, sendo uma retornada para touchdown. A defesa apareceu bem nas zonas finais do campo, mas cedeu 510 jardas a Dallas, algo que o time precisa corrigir para o Divisional Round.

Aaron Jones foi outro ponto alto da equipe, somando 118 jardas e três touchdowns em 21 tentativas, uma média de 5,6 jardas de avanço a cada corrida. O sucesso do jogo terrestre abriu espaço para que Love brilhasse, conquistando a quinta vitória consecutiva para manter o sonho do título vivo. Os Packers parecem ter encontrado, pela terceira vez consecutiva, um quarterback capaz de guiar a franquia ao sucesso.

Se os Packers passaram as últimas semanas lutando para continuar em busca do Super Bowl, os 49ers passaram as últimas semanas descansando e se preparando para o confronto desta semana. Com a primeira colocação da conferência garantida desde a Semana 17, o time se deu o luxo de descansar os titulares na última semana da temporada regular e ainda ganhou a semana de folga no Wild Card.

Com exceção de um breve período entre as semanas 6 e 8, os 49ers foram um exemplo de eficiência e consistência. O ataque teve quatro jogadores ultrapassando a marca das 1.000 jardas e Brock Purdy quebrou o recorde de jardas aéreas da franquia, com 4.280. O quarterback liderou a liga em jardas por tentativa de passe, jardas por passe completo e quarterback rating, além de ser o terceiro com mais passes para touchdown (31).

Os Packers vêm embalados para a partida, mas tantos jogos de vida ou morte na sequência acabam gerando desgastes importantes nos jogadores. AJ Dillon, Isaiah McDuffie e CB Jaire Alexander, assim como o punter Daniel Whelan, são questionáveis para a partida. Já o repouso adicional deixa os 49ers com menos chances de desfalques. Entre os jogadores de maior destaque, apenas o linebacker Dre Greenlaw tem sua participação questionável.

O JOGO

Por mais que os Packers tenham feito uma partida excelente contra os Cowboys, este ainda é um confronto de Davi contra Golias. Tanto o ataque quanto a defesa de San Francisco estiveram entre os três melhores da temporada, e cabe a Green Bay conter o ataque mais eficiente da NFL e encontrar brechas em seu esquema defensivo.

A corrida é um dos pontos chaves do confronto. Com 5,4 jardas por tentativa, a cada toque na bola McCaffrey avança mais da metade do caminho para um novo first down. Conter seus avanços será fundamental para os Packers, que reduziram Tony Pollard a apenas 56 jardas e um touchdown no Wild Card. Além de manter o ritmo do ataque, a consistência do jogo corrido de San Francisco permite que o jogo aéreo explore rotas mais arriscadas e abre espaço para a explosão de seus recebedores. O time tem dez vitórias e apenas uma derrota quando ultrapassa as 100 jardas pelo chão.

O mesmo acontece em Green Bay quando Aaron Jones tem um bom dia. O running back registrou pelo menos 110 jardas em cada um dos últimos quatro jogos e anotou três touchdowns contra os Cowboys. Porém, desta vez ele terá que enfrentar uma das melhores duplas de linebackers da NFL, Fred Warner e Dre Greenlaw, o que deve tornar seu trabalho mais difícil.

A batalha dos turnovers também é um ponto chave. A defesa dos Packers foi a segunda pior unidade em interceptações, com apenas sete ao longo da temporada regular, mas conseguiu duas na rodada de Wild Card, o que acabou colocando a situação de jogo a seu favor. Os 49ers estão invictos em partidas que não sofreram turnovers, então repetir o feito é uma prioridade.

A secundária de Green Bay é justamente seu elo mais vulnerável, o time foi o quinto pior da liga defendendo contra wide receivers. Na semana passada, permitiu que dois recebedores adversários ultrapassassem as 100 jardas no jogo, além de permitir 8,7 jardas por tentativa de passe.

Do outro lado, a conversa é outra. Os jovens recebedores de Green Bay passaram despercebidos contra os Cowboys, com exceção de Romeo Doubs, que somou 151 jardas e um touchdown em seis recepções. O resto do corpo de recebedores precisa aparecer mais se os Packers pretendem fazer algum estrago contra a secundária de San Francisco.

QUEM PODE DECIDIR

Christian Watson (Packers): Depois de passar cinco semanas afastado com uma lesão no músculo posterior da coxa, o wide receiver voltou a campo contra os Cowboys, porém teve apenas uma recepção. Watson já mostrou que pode ajudar o time, mas sua temporada acabou muito prejudicada por lesões. Ele precisa voltar a produzir para dar mais alternativas de passe a Jordan Love. 

Aaron Jones (Packers): Um bom jogo do running back é fundamental para o sucesso do Green Bay Packers. Quanto mais eficiente for o jogo terrestre, mais fácil é o trabalho de Jordan Love e companhia, pois a defesa adversária precisa estar atenta a mais possibilidades de jogada. O jogador foi um dos pilares do ataque dos Packers ao longo da temporada e deve ser muito utilizado durante a partida.

Charvarius Ward (49ers): O cornerback teve mais uma excelente temporada e foi eleito para second team All-Pro. Ward lidera San Francisco em interceptações (cinco) e desviou 23 passes nesta temporada. Love tem feito um excelente trabalho evitando interceptações desde o meio da temporada, mas com Ward em campo ele precisará ser ainda mais cuidadoso. 

Christian McCaffrey (49ers): Ele corre, recebe, bloqueia e até arrisca um passe em uma jogada mais engraçadinha. O running back é o coração do ataque dos 49ers, chegando a ser cotado para o prêmio de MVP da temporada, título tradicionalmente direcionado a quarterbacks. A defesa de Green Bay vai tentar segurá-lo, mas um bom jogo de McCaffrey é meio caminho andado para uma vitória dos 49ers. 

PALPITE: San Francisco 49ers

Os Packers fizeram uma excelente campanha nas últimas semanas, mas os 49ers são um desafio à parte. Com um elenco recheado de talentos, incluindo um quarterback cotado para MVP e sete jogadores All-Pro, San Francisco é uma máquina de eficiência. São poucos os times que conseguem conter tantas estrelas em campo ao mesmo tempo, e os Packers não são um deles. Se Purdy conseguir cuidar bem da bola, algo que tem feito com excelência nas últimas semanas, a vitória dos 49ers é quase garantida.

SOBRE O JOGO

Dia: 20/01/2024

Horário: 22h15, horário de Brasília

Local: Levis’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia

Transmissão para o Brasil: ESPN 2, Star + e RedeTV!

instagram