Estrutura da Neo Química Arena foi apontada como motivo para estádio vencer a concorrência pela sede da partida
A Neo Química Arena, casa do Corinthians, será palco da primeira partida da NFL na América do Sul, em 2024. O estádio venceu a concorrência contra outras arenas do Brasil e da Espanha, que disputava para sediar jogo em Madri. Em conversa com Danilo Lacalle, da RedeTV, nesta quinta-feira (21), o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Gustavo Pires, explicou os motivos que levaram o estádio paulista a ser definido como sede da partida.
”Nós, como Poder Público, sugerimos à NFL todos os estádios que tínhamos aqui. Fizemos visitas técnicas em todos estes estádios e a NFL optou pela Neo Química [Arena]. Seja pelo aumento do campo que é necessário para um jogo de futebol americano em relação ao jogo de futebol normal, […] seja pelos camarotes e estrutura que a Neo Química [Arena] tem, mais semelhantes aos estádios da NFL lá nos Estados Unidos”, afirmou Pires.
Antes mesmo do anúncio oficial, a casa do Corinthians já era a principal cotada para receber o jogo. No fim de novembro, uma segunda visita técnica de representantes da NFL ao local aumentou as expectativas de que a arena seria selecionada para a realização do jogo. Além dela, o Allianz Parque, casa do Palmeiras, e o Morumbi, do São Paulo, foram opções estudadas na capital paulista. O Maracanã, no Rio de Janeiro, também estava entre os concorrentes.
O acordo para realização do jogo no estádio beneficiará o Corinthians, que receberá US$ 750 mil ao ceder sua casa para a NFL segundo Marcelo Braga, do Globo Esporte. O jornalista complementou ao informar que a liga norte-americana assumirá as responsabilidades para a realização do evento, tais como a adaptação do gramado para a prática do futebol americano e das arquibancadas para receber os torcedores.
Já na esfera pública, a Prefeitura de São Paulo e a SPTuris esperam movimentar cerca de US$ 60 milhões na capital paulista durante a realização da partida, segundo matéria publicada por Athos Moura do jornal O Globo.
A data e os times participantes da jogo ainda serão definidos. Contudo, a expectativa é que a NFL realize um confronto na semana 1 de 2024 entre uma equipe da NFC e o Miami Dolphins, única franquia com direitos de marketing no país. Na última segunda-feira (18), Peter King, da CBS Sports, disse acreditar que a liga ”ficaria feliz” com um confronto entre Miami e Detroit Lions na rodada de abertura da próxima temporada.
(Foto: Mauro Horita/Getty Images)
Ver essa foto no Instagram