NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
3 de março de 2023 - 17h03

Fundador do Carolina Panthers, Jerry Richardson morre aos 86 anos

Um dos donos mais influentes da história da NFL, Richardson ficou marcado por escândalo que o fez vender a franquia em 2017

O fundador e ex-dono do Carolina Panthers, Jerry Richardson, faleceu nesta quarta-feira (1), aos 86 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Via nota oficial, a franquia afirmou que Richardson morreu de forma pacífica em sua casa, em Charlotte.

“As contribuições de Jerry Richardson para o futebol americano profissional nas Carolinas [do Norte e Sul] são históricas”, disse o atual dono dos Panthers, David Tepper, e sua mulher, Nicole, em declaração. “Com a chegada dos Panthers, em 1995, ele mudou o cenário dos esportes na região e deu ao fã da NFL uma equipe para chamar de sua”.

E seguiu: “Ele foi extremamente gracioso comigo no processo pelo qual comprei a equipe, e sou grato por isso. Nicole e eu oferecemos nossas mais profundas condolências à Rosalind (mulher de Jerry), à toda a família Richardson e a seus entes queridos”.

Halfback 154ª escolha geral do Draft 1958, pelo Baltimore Colts, não teve carreira longa na NFL. O corredor se aposentou após apenas duas temporadas por conta de uma disputa por dinheiro e retornou para a Carolina do Sul, onde iniciou sua carreira como empresário. Anos depois, já na década de 1990, fundou os Panthers.

Em 1993, ele foi o primeiro ex-jogador a ser dono de uma equipe na NFL desde George Halas e o Chicago Bears. Logo, se tornou em um dos cartolas mais influentes da liga, até que um escândalo o forçou a vender a franquia.

Em dezembro de 2017, passou a ser alvo de investigação por má conduta no local de trabalho, envolvendo assédio sexual a funcionárias e insultos raciais a outro trabalhador. Uma reportagem da época da Sports Illustrated revelou que Richardson tentou realizar subornos a membros do staff ofendidos com sua conduta.

A insustentável relação fez com que o empresário se desvinculasse da franquia. A solução foi a venda à atual gestão, de Tepper.

Apesar da enorme polêmica, foram quase três décadas sob o comando da equipe. No período, Carolina chegou a dois Super Bowls, em 2003 e 2015, perdendo, respectivamente, para New England Patriots e Denver Broncos, além de duas finais da Conferência Nacional.

(Foto: Reprodução / NFL.com)

instagram