NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
7 de janeiro de 2024 - 18h01

Detroit Lions vence Minnesota Vikings e sela eliminação do rival

Lions superam Vikings em jogo apertado, mas veem tight end Sam LaPorta deixar o jogo lesionado após quebrar recorde

Detroit Lions Minnesota Vikings NFL 2023 semana 18O Detroit Lions entrará nos playoffs embalado por uma vitória. Neste domingo (7), o campeão da NFC North superou o Minnesota Vikings em casa pelo placar de 30 a 20, resultado que também eliminou o rival de divisão da disputa pela pós-temporada. No entanto, o time da casa viu o tight end Sam LaPorta deixar o campo com uma preocupante lesão no joelho esquerdo.

Pelo lado dos Lions, Jared Goff completou 23 dos 32 passes que tentou, lançando para 320 jardas e dois touchdowns. Goff assume, temporariamente, a liderança da NFL em jardas aéreas, com 4.575. Amon-Ra St. Brown foi o alvo mais acionado, com sete recepções, 144 jardas e um TD. O wide receiver assume, também de forma temporária, a vice-liderança da liga em recepções. Antes de deixar o jogo, Sam LaPorta teve cinco recepções para um total de 29 jardas e um TD, ampliando o próprio recorde de TDs entre tight ends novatos. Na defesa, Aidan Hutchinson foi novamente dominante, somando dois sacks e três tackles para perda de jardas.

Pelos Vikings, Nick Mullens teve uma atuação sólida. O quarterback, que retomou o posto de titular para a semana 18, completou 30 passes em 44 tentativas, lançando para 396 jardas, dois touchdowns e duas interceptações. Ty Chandler voltou a liderar o backfield, conquistando 69 jardas em 12 corridas, e outras 20 em duas recepções. Justin Jefferson comandou as ações pelo ar, com 192 jardas e um TD em 12 recepções.

O jogo

Depois de um punt dos Vikings na primeira posse, os Lions conseguiram uma ótima posição de campo graças ao retorno de Kaliff Raymond, que deixou o time da casa já no território adversário. Goff então conectou um passe curto com St. Brown na sideline esquerda, e o wide receiver conseguiu quebrar um tackle para deixar os Lions perto da end zone. Com um play-action perfeitamente executado, Goff encontrou LaPorta livre na end zone para abrir o placar. Foi a 82ª recepção do tight end na temporada, estabelecendo um novo recorde da posição entre jogadores novatos.

Pouco depois, Detroit tratou de ampliar a vantagem. Goff encontrou espaço no meio da cobertura dos Vikings e conectou um passe longo com Raymond, deixando os mandantes perto da end zone. Gibbs precisou de uma corrida curta para anotar o segundo TD para os Lions. Michael Badgley desperdiçou o extra point, deixando o placar em 13 a 0.

No drive seguinte, os Vikings conseguiram reagir graças a uma boa sequência de Mullens. Primeiro, o quarterback conectou um passe longo com Johnny Mundt para garantir uma improvável conversão de 32 jardas. Em seguida, Mullens escapou de um sack e, ao final do scramble, mergulhou para converter uma quarta descida no meio do campo. Minnesota chegou a alcançar a linha de quatro jardas. Porém, com uma belíssima jogada de Aidan Hutchinson, que forçou uma perda de 12 jardas em um wrap-around para Justin Jefferson, a defesa dos Lions forçou um field goal.

A produção ofensiva esfriou no segundo quarto. Em meio a isso, os Lions sofreram um enorme susto: LaPorta, em uma recepção no meio do campo, torceu o joelho esquerdo após sofrer um tackle. O tight end novato deixou o campo mancando, mas precisou ir de maca ao vestiário, e não retornou ao jogo.

No final do primeiro tempo, os Vikings conseguiram um drive para anotar outro field goal, encerrando a etapa inicial com uma posse de desvantagem (13 a 6).

Detroit respondeu no início do segundo tempo. Em uma quarta descida curta no meio do campo, Goff novamente encontrou espaço na cobertura dos Vikings e conectou um passe longo para Donovan People-Jones. O quarterback ainda forçou uma interferência em Josh Reynolds logo em seguida, colocando o time da casa novamente em posição para pontuar. David Montgomery anotou o terceiro TD dos mandantes no jogo, abrindo 20 a 6.

Após uma troca de punts, foi a vez do ataque de Minnesota responder. Jefferson ganhou de Kindle Vildor na marcação e recebeu um passe longo de Mullens para anotar o primeiro touchdown dos visitantes, deixando a diferença novamente em uma posse (20 a 13).


Foi, então, a vez de Detroit responder com outra big play. Goff encontrou St. Brown livre para outro passe longo. O wide receiver completou a recepção na linha de 35 jardas, encaixou dois cortes, e seguiu até a end zone para anotar um touchdown de 70 jardas – o mais longo da carreira.


Sem deixar o rival de divisão abrir vantagem, os Vikings voltaram a pontuar – e novamente com uma big play. No meio do campo, Mullens teve tempo no pocket e aproveitou a chance para arriscar um passe longo. O quarterback encontrou Jordan Addison livre na end zone para anotar um touchdown de 42 jardas, deixando o placar em 27 a 20.


A sequência de touchdowns chegou ao fim no drive seguinte. Goff conseguiu uma conversão longa crucial no meio do campo, realizando um scramble e lançando contra o movimento do corpo para conectar com o tight end James Mitchell. Foi o suficiente para deixar o time da casa em posição de field goal, convertido por Badgley para abrir 30 a 20.

Novamente com duas posses de desvantagem, os Vikings precisaram buscar o resultado. E, em uma terceira descida longa, Mullens sofreu um hit ao lançar a bola, e Cameron Sutton aproveitou a chance para garantir a primeira interceptação como jogador dos Lions.

E ainda houve tempo para mais um turnover de um “estreante”. No último lance, Mullens forçou um passe pelo meio e C.J. Gardner-Johnson – de volta após um longo período afastado por lesão – também garantiu a primeira interceptação pelo time. Com isso, Detroit selou a vitória e varreu o rival de divisão pela primeira vez desde 1997.

Com o resultado, os Lions assumem a segunda colocação da NFC, mas de forma temporária. O campeão da NFC North encerra a temporada regular com 12 vitórias e cinco derrotas, melhor campanha desde 1991, e torce por derrotas de Dallas Cowboys e Philadelphia Eagles para garantir a seed 2 da conferência. Já o Minnesota Vikings encerra a temporada com sete vitórias e dez derrotas, e está oficialmente eliminado dos playoffs.

(Foto: Reprodução site oficial/Detroit Lions)

NFL – SEMANA 18

Sábado (6)
Pittsburgh Steelers 17 @ 10 Baltimore Ravens
Houston Texans 23 @ 19 Indianapolis Colts

Domingo (7)
Cleveland Browns 14 @ 31 Cincinnati Bengals
Minnesota Vikings 20 @ 30 Detroit Lions
Jacksonville Jaguars 20 @ 28 Tennessee Titans
New York Jets 17 @ 3 New England Patriots
Atlanta Falcons 17 @ 48 New Orleans Saints
Tampa Bay Buccaneers 9 @ 0 Carolina Panthers
Chicago Bears 9 @ 17 Green Bay Packers
Denver Broncos 14 @ 27 Las Vegas Raiders
Philadelphia Eagles 10 @ 27 New York Giants
Seattle Seahawks 21 @ 20 Arizona Cardinals
Kansas City Chiefs 13 @ 12 Los Angeles Chargers
Los Angeles Rams 21 @ 20 San Francisco 49ers
Dallas Cowboys 38 @ 10 Washington Commanders
Buffalo Bills 21 @ 14 Miami Dolphins

instagram