NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
1 de julho de 2024 - 18h07

Criador do logo dos Jets processa franquia

Jim Pons, ex-funcionário da organização, cobra direitos autorais pela criação de sua arte

Jim Pons, criador do logo do New York Jets, está processando a franquia de Nova York e a NFL, pela violação dos direitos autorais sobre a arte criada por ele.

Nesta segunda-feira (1), Pons entrou com uma ação judicial, a qual ele assume a autoria da logomarca dos Jets, criada em 1970. Segundo a ação protocolada, o trabalho de Pons teria ocorrido enquanto o profissional trabalhava na organização como diretor de conteúdo audiovisual.

Ainda de acordo com Pons, em 1978, os Jets buscavam uma reconfiguração da logomarca. O profissional, então, sugeriu desenhar o formato de um avião sobre as letras “E, T, S”. Segundo Pons, a direção da franquia gostou da proposta e a partir daquele ano, começou a utilizar a nova estilização sugerida por ele.

Os Jets utilizaram o novo logo, desenhado por Pons, até a temporada de 1997. Pouco depois, a franquia viveu um período de transição de sua identidade visual, quando, em 2022, decidiu voltar a utilizar o logo criado por Pons, em algumas circunstâncias. No início de 2024 foi quando a franquia decidiu adotar o “antigo” logo de maneira permanente.

Inicialmente, Pons se mostrava orgulhoso pela franquia estampar sua criação. No entanto, de acordo com a ação judicial, o ex-funcionário dos Jets ressalta que a criação da logomarca não estava entre suas atribuições profissionais e, agora, exige compensação financeira pelo trabalho realizado.

Pons processa o New York Jets por danos não especificados, além de solicitar para que se cancele a marca registrada de seu logotipo dos Jets. O processo ainda inclui um pedido para que a franquia de Nova York seja impedida de usar o logotipo nos uniformes da equipe e qualquer produto que seja comercializado com a presença da marca criada por ele.

(Foto: Reprodução X / New York Jets)

instagram