Time de San Francisco terá semana de descanso no começo dos playoffs
O San Francisco 49ers (12-4) fez o que dele se esperava e venceu fora de casa o Washington Commanders (4-12), por 27 a 10, neste domingo (31), pela semana 17 da NFL. Após um primeiro tempo mais equilibrado, os Niners confirmaram seu favoritismo sem sustos na segunda etapa.
Com este resultado e outros da rodada, os 49ers confirmaram a seed 1 da NFC e terão folga na primeira rodada dos playoffs, além da vantagem de jogar em casa em todas as rodadas da pós-temporada (menos o Super Bowl, que é em campo neutro). O time já havia garantido também o título da Divisão Oeste da Conferência Nacional.
Já os Commanders ocupam a lanterna da NFC Leste, estão eliminados de qualquer chance de playoff e pensam mesmo é no top 5 do próximo Draft, que está praticamente garantido.
Brock Purdy teve mais uma boa atuação e, de quebra, se tornou o quarterback com mais jardas lançadas (4.279) em uma única temporada na história dos 49ers, superando Jeff Garcia (4.278 na temporada 2000). O camisa 13 terminou a partida com 22 de 28 passes completados, para 230 jardas e dois touchdowns.
Ainda no ataque dos 49ers, destaque para o wide receiver Brandon Aiyuk, com sete recepções, 114 jardas e um touchdown. O também WR Deebo Samuel anotou outro TD recebendo passe. Correndo bom a bola, o running back Elijah Mitchell também marcou. O titular da posição, Christian McCaffrey, deixou o jogo mais cedo com uma lesão na panturrilha.
Do lado dos Commanders, Sam Howell foi mantido como quarterback titular por conta de uma contusão de Jacoby Brissett durante a semana, mas não deu motivos para recuperar oficialmente a posição. Foram 17 de 28 passes completados, para 169 jardas, um touchdown e duas interceptações. O WR Terry McLaurin recebeu o TD de Howell, única da equipe de Washington nesta tarde.
Na semana 18, San Francisco recebe o Los Angeles Rams para tentar confirmar a seed 1 no próximo domingo (7). Também pela última rodada, Washington cumpre tabela em casa, diante do Dallas Cowboys.
(Foto: Greg Fiume/Getty Images)
O JOGO
O primeiro quarto foi todo do San Francisco 49ers. O time visitante abriu os trabalhos em field goal de Jake Moody. Na campanha seguinte, touchdown dos Niners, em passe curto de Brock Purdy para Deebo Samuel: 10 a 0 no placar e tudo dentro do previsto.
Deebo delivers 📬 @19problemz#SFvsWAS on FOX
NFL+ // https://t.co/KTh0i4nCVJ pic.twitter.com/IJ1KiFpaeG— San Francisco 49ers (@49ers) December 31, 2023
O que pouca gente esperava era a reação do Washington Commanders no segundo quarto. Primeiro em field goal de Joey Slye. E depois o empate, após passe de Sam Howell para Terry McLaurin. Só que ainda deu tempo para mais um FG de Moody e San Francisco foi para o intervalo com uma vantagem pequena de 13 a 10.
No começo do terceiro período, após punt dos Commanders, os Niners tiveram uma boa campanha de mais de sete minutos que terminou em touchdown do running back Elijah Mitchell, correndo pelo meio da end zone. Foi a única pontuação dessa parcial: 20 a 10 para a equipe de Kyle Shanahan.
First TD of the season for @EliMitch15! #SFvsWAS on FOX
NFL+ // https://t.co/KTh0i4nCVJ pic.twitter.com/8jsEhkriiC— San Francisco 49ers (@49ers) December 31, 2023
Logo no começo do último quarto, Howell foi interceptado por Charvarius Ward, quando Washington estava bem próximo da end zone. San Francisco, então, marchou todo o campo para marcar mais um TD, agora em bela jogada de Purdy fugindo da pressão, que terminou nas mãos de Brandon Aiyuk na “terra prometida”.
Brock Sturdy! #SFvsWAS on FOX
NFL+ // https://t.co/KTh0i4nCVJ pic.twitter.com/swwnI3JQET— San Francisco 49ers (@49ers) December 31, 2023
Com a bola novamente, Howell voltou a ser interceptado, agora por Deommodore Lenoir. E foi a última grande emoção do jogo. Vitória tranquila do San Francisco 49ers por 27 a 10.