NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NCAA
24 de março de 2024 - 10h03

Illinois desbanca Duquesne e volta ao Sweet Sixteen do March Madness após 19 anos

Com 30 pontos de Shannon Jr., Illinois passa por Duquesne e aposenta técnico rival, Keith Dambrot

Terrence Shannon Jr. - IllinoisNeste sábado (23), Illinois Fighting Illini (#3) enfrentou uma das sensações deste início de March Madness, Duquesne Dukes (#11), no CHI Health Center Omaha, em Omaha, em partida válida pela segunda rodada do Torneio da NCAA, e não teve dificuldades para vencer por 89 a 63 e avançar ao Sweet Sixteen pela primeira vez desde 2005.

O armador Terrence Shannon Jr., cotado para sair no Draft 2024 até a segunda rodada, foi o grande destaque de toda a noite ao anotar 30 pontos, em 10/14 arremessos de quadra e 8/8 lances livres. O ala Marcus Domask veio logo atrás com 22 pontos e sete assistências, enquanto Coleman Hawkins, outro prospecto cotado para sair na segunda rodada do próximo Draft, teve 11 pontos e sete rebotes.

Pelos Dukes, somente dois jogadores passaram dos dez pontos. O armador Jimmy Clark III foi a 14 pontos e o ala Fousseyini Drama contribuiu com 13 pontos. A partida marcou a despedida do técnico Keith Dambrot, que se aposentou aos 65 anos de idade, depois de 26 temporadas como técnico universitário. A campanha foi histórica para Duquesne, que foi ao Torneio da NCAA pela primeira vez desde 1977.

A partida foi de grande domínio de Illinois, principalmente no primeiro tempo. A equipe abriu dez pontos de frente (16 a 6) nos primeiros seis minutos de partida e só aumentou a distância com o tempo. Ainda no primeiro tempo, a equipe abriu 20 pontos (32 a 11) após bandeja de Domask a 8:39 para o intervalo. A superioridade seguiu e os Illini fecharam a primeira etapa em 50 a 26.

Com o jogo na mão, os comandados de Brad Underwood de Illinois não deram qualquer brecha para uma reação de Duquesne. A diferença chegou a um mínimo de 20 pontos logo no início do segundo tempo (52 a 32) e a um máximo de 32 (72 a 40) quase na metade da parcial. O jogo seguiu com trocas de cestas até terminar em 89 a 63.

Os Illini agora enfrentam Iowa State Cyclones (#2) no Sweet Sixteen, em partida a ser jogada na quarta-feira (27), no TD Garden, em Boston.

(Foto: Reprodução Twitter / Illinois Men’s Basketball)

instagram