Com mais de 60% de aproveitamento nos arremessos de quadra, Gonzaga elimina Kansas e avança ao Sweet Sixteen
Duas tradicionalíssimas equipes do basquete universitário dos EUA, Gonzaga Bulldogs (#5) e Kansas Jayhawks (#4), se enfrentaram neste sábado (23) pela segunda rodada do Torneio da NCAA, no Delta Center, em Salt Lake City. Com um segundo tempo extremamente dominante, os Bulldogs venceram por 89 a 68 e avançaram para o Sweet Sixteen pela nona vez consecutiva no March Madness.
O domínio dos Bulldogs não foi exclusivo mas se deu muito pelo excelente aproveitamento de 60,3% nos arremessos de quadra (segunda maior marca da história da equipe), sendo 53,3% nas bolas de três. O ala Anton Watson foi o cestinha da partida com 21 pontos, enquanto o aarmador Nolan Hickman contribuiu com 17 pontos. Os ala Ben Gregg e Graham Ike registraram 15 pontos e nove rebotes cada um.
Do lado dos Jayhawks, a derrota por 21 pontos foi a segunda pior da história da equipe no Torneio da NCAA. Se os Bulldogs acertaram mais de 60% dos arremessos de quadra, os Jayhawks tiveram apenas 38,6% e não foram páreos. O armador Johnny Furphy, prospecto australiano cotado até para a primeira rodada do Draft 2024, terminou com somente nove pontos. O pivô Hunter Dickinson teve 15 pontos, enquanto o armador Dajuan Harris Jr. registrou um double-double de dez pontos e 11 assistências.
Gonzaga começou a partida com 6 a 0 e fez o técnico Bill Self pedir tempo com dois minutos de jogo. Os Jayhawks voltaram com tudo da parada e emplacaram 11 a 2 para virar o placar (11 a 8) em um jogo que se equilibrou a partir daí. As equipes trocaram algumas lideranças e a partida ficou em até duas posses de bolas até os últimos três minutos, quando a diferença não passou de uma posse até o estouro do cronômetro. Gregg fez uma bandeja no último segundo e o marcador foi para o intervalo com 44 a 43 para Kansas.
O segundo tempo foi outra realidade. Gonzaga teve uma sequência de 20 a 5 nos primeiros seis minutos, aproveitando dos diversos erros adversários, e colocaram 63 a 49 no placar. Os Jayhawks voltaram a pontuar, mas os 20 a 5 viraram 37 a 9 e o placar já indicava 80 a 53 e menos de seis minutos por jogar. Depois disso, já não havia mais tempo para pedir, tempo no relógio e nem forças de Kansas para conseguir qualquer reação.
No Sweet Sixteen, as oitavas de final do torneio, Gonzaga aguarda o vencedor da partida entre Purdue (#1) e Utah State (#8), que jogam neste domingo (24). A partida da próxima fase eliminatória ocorre na sexta-feira (29), na Little Caesars Arenas, em Detroit.
(Foto: Reprodução Twitter / Gonzaga Basketball)