Com Lucas Dias MVP das finais, Franca bate Flamengo no jogo 4 das finais do NBB, vence série por 3 a 1 e é tricampeão
O Sesi Franca Basquete visitou o Flamengo no Ginásio do Maracanãzinho nesta quinta-feira (13), no jogo 4 das finais do NBB, e não perdeu a chance de vencer o título, ao bater o rival por 69 a 59 para levantar o troféu pelo terceiro ano seguido.
Franca teve um excelente jogo de perímetro com 13/27 de aproveitamento nas bolas de três, limitando os flamenguistas a baixíssimos 3/32, sendo todas as bolas certeiras no último quarto. Com sete pontos, oito rebotes e seis assistências no jogo decisivo, o ala Lucas Dias foi eleito o MVP das finais.
Davis Jackson terminou a partida com 14 pontos e quatro assistências, enquanto o pivô Wesley foi o segundo pontuador, com 11 pontos. Atrás dos dois, o armador Hessler Guillent teve nove pontos.
Pelo Flamengo, Gui Deodato teve 19 pontos, 11 rebotes e seis assistências, seguido por Franco Balbi, com 16 pontos. Atrás dois, Gabriel Jaú e Scott Machado contribuíram com seis pontos cada. A partida marcou a aposentadoria de Olivinha.
O jogo
O primeiro quarto da partida foi marcado pelo nervosismo e ineficiência das equipes, principalmente o Flamengo, que acertou 3/14 arremessos de quadra nos primeiros dez minutos, sendo 0/5 nas bolas de três. Os francanos aproveitaram isso para largar na frente no placar e vencer a parcial por baixíssimos 13 a 9.
No segundo quarto, o panorama não teve muita mudança, com as equipes com muitas dificuldades para pontuar. Em todo o primeiro tempo, os flamenguistas acertaram somente quatro arremessos de quadra e se mantiveram na partida por conta dos lances livres, com 14 acertos. Franca não conseguia deslanchar no placar, mesmo com o mau desempenho flamenguista. No intervalo, 26 a 22 para os visitantes.
Diferente do rival, Franca, ainda que não dominante nos rebotes, manteve bom aproveitamento nos arremessos de quadra e gradualmente conseguiu se estabelecer no placar. Ao fim do terceiro quarto, 41 a 31 para os francanos.
Sem aproveitamento nenhum na bola de três, inclusive a primeira bola do perímetro só veio nos últimos dez minutos, o Flamengo iniciou o quarto derradeiro em um sequência negativa de 13 a 2, que levou o placar a 54 a 33 com apenas 6:28 por jogar. Bastante atrás no marcador, o Flamengo só baixou a diferença para menos de dez pontos na entrada do minuto final, mas já era tarde.
(Foto: Divulgação Franca Basquete / Marcos Limonti)