NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBB
8 de junho de 2023 - 22h06

São Paulo derrota SESI/Franca, empata final do NBB 15 e força 5º e decisivo jogo

Tricolor paulista consegue evitar comemoração do bicampeonato adversário no jogo 4, e buscará o título inédito no torneio

São Paulo derrota SESI/Franca, empata final do NBB 15 e força o quinto e decisivo jogoO São Paulo derrotou o SESI/Franca nesta quinta-feira (08) por 86 a 81 no Ginásio Pedrocão, em Franca, e empatou a final do NBB 15. Com o empate na série, o campeão será definido no quinto e decisivo jogo. O tricolor paulista conseguiu evitar a comemoração do bicampeonato adversário no jogo 4, e buscará o título inédito do torneio.

O destaque da partida foi o pivô Ralfi Ansaloni, que foi responsável por 20 pontos, 12 rebotes e dois roubos de bola em 27 minutos e meio que esteve presente em quadra. Elinho contribuiu com 18 pontos, nove rebotes e sete assistências, e viu Malcolm Miller encerrar a noite com 18 pontos, cinco assistências e um toco. Pelo SESI/Franca, David Jackson chamou a atenção com 24 pontos, seis rebotes e dois roubos de bola, e recebeu a ajuda de Georginho (16 pontos, sete rebotes, seis assistências, dois roubos de bola e dois tocos) e de Jhonatan Luz (12 pontos e 11 rebotes).

Os jogadores de Bruno Mortari foram melhores no aproveitamento de arremessos (43,5% contra 38,6%), no aproveitamento de lances livres (88,2% contra 80,6%), nas assistências (15 contra 11) e nos rebotes, tanto nos ofensivos (13 contra oito) quanto nos defensivos (31 contra 28). Os comandados por Helinho Garcia saíram na frente no aproveitamento de arremessos de três pontos (36,4% contra 35,5%), nos tocos (cinco contra um) e nos turnovers (10 contra 11). As duas equipes empataram nos roubos de bola, com cinco para cada lado.

O JOGO

O primeiro quarto acabou sendo muito bem disputado, tendo sete trocas de liderança, sendo quatro para os visitantes, e três empates. O time de Franca conseguiu conseguiu sair na frente nos minutos iniciais, mas não conseguiu abrir mais do que três pontos de vantagem. Por outro lado, o São Paulo, assim que assumiu a liderança do placar com pouco mais de três minutos e meio para o fim do período, conseguiu ampliar bem a sua vantagem, mantendo acima dos cinco pontos. Nos segundos finais, Elinho deu passe para Coelho acertar um arremesso triplo, abrindo 10 pontos de diferença, a maior da partida, e encerrando os primeiros 10 minutos de jogo vencendo por 34 a 24.

No segundo quarto, o São Paulo continuou controlando a sua diferença no marcador, mantendo a diferença acima dos cinco pontos por boa parte do período. Mesmo iniciando o período perdendo por 10 pontos, o Franca conseguiu abaixar a diferença para um único dígito logo na primeira jogada do período, com uma bola tripla de Santiago Scala depois de receber o passe de Reynan. A desvantagem foi caindo com o decorrer do tempo, e o time da casa conseguiu zerar o placar negativo no segundo final com um arremesso de três pontos certeiro de Georginho, indo para o vestiário empatado em 42 a 42 (18 a 8 no quarto).

Na volta para a quadra, o Franca conseguiu aproveitar os minutos iniciais para retomar a frente do marcador. Com sete minutos a serem disputados, David Jackson deu assistência para a bola tripla de Michael Smith abrir uma diferença de seis pontos no marcador, sendo esta a maior vantagem da equipe do interior na partida. O São Paulo conseguiu ter ainda três trocas de liderança no período, mas sofria a virada ou empate assim que ficava com a frente do marcador. Nos segundos finais, Coelho pegou o rebote do erro de três pontos de Corderro Bennett, e anotou uma cesta de dois pontos para ir ao quarto final perdendo por um ponto: 66 a 65 (24 a 23 no quarto).

Nos 10 minutos finais, o São Paulo começou melhor tanto no ataque quanto na defesa, e voltou a ficar na frente com uma larga vantagem. Com quatro minutos jogados, Coelho sofreu falta de Márcio e, depois de converter os dois lances livres, voltou a deixar o tricolor paulista com 10 pontos de vantagem. O Franca, insatisfeito e buscando o título no jogo 4, começou a reagir e diminuir a diferença no marcador, deixando a desvantagem em dois pontos restando um minuto e meio a ser jogado. Mas o São Paulo queria levar a decisão para o quinto e último jogo, e conseguiu segurar o ataque francano para vencer o quarto por 21 a 15 e a partida por 86 a 81.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMO JOGO

Com a vitória, o São Paulo conquista o seu segundo triunfo na final do NBB 15, sendo a oitava vitória nos playoffs em 11 partidas (72,7% de aproveitamento), e empatou a série final do campeonato. O SESI/Franca sofreu a sua sexta derrota na pós-temporada (57,1% de aproveitamento), e tem uma última oportunidade de conquistar o bicampeonato diante de seu torcedor.

O jogo 5 está marcado para este sábado, às 15, no Ginásio Pedrocão, em Franca.

Foto: Divulgação/NBB

 

A SÉRIE: SESI/Franca (1º) 2 x 2 São Paulo (3º)

JOGO 1: 27/05, SESI/Franca 88 x 98 São Paulo

JOGO 2: 31/05, São Paulo 80 x 88 SESI/Franca

JOGO 3: 03/06, São Paulo 92 x 94 SESI/Franca

JOGO 4: 08/06, SESI/Franca 81 x 86 São Paulo

JOGO 5: 10/06 às 15h, SESI Franca x São Paulo

instagram