Armador da seleção brasileira deixa o Pinheiros e retorna ao basquete europeu após nove anos
O armador Raulzinho foi anunciado como novo reforço do Barcelona nesta segunda-feira (25). De acordo com informações oficiais do clube catalão, o brasileiro já passou por exames médicos e assinou contrato para retornar ao basquete europeu após nove anos.
O acerto do atleta acontece após uma curta passagem pelo NBB. Raulzinho assinou com o Pinheiros em outubro deste ano, mas disputou apenas cinco jogos com a equipe da equipe da capital paulista. Ele anotou médias de 16,8 pontos e cinco assistências em 20 minutos por partida.
‘’Eu chego com grande entusiasmo e motivação. Eu já conversei com alguns dos jogadores, assisti aos jogos e estou pronto para entrar em quadra e dar meu melhor para ajudar ao time’’, relatou o armador em entrevista ao Barça One.
Além de rosto frequente na seleção brasileira, o jogador teve longa passagem pela NBA entre 2015 e 2023. No período, ele defendeu as cores de Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers, somando 435 jogos e médias de 5,7 pontos e 2,1 assistências.
O jogador também já teve passagem por outras duas equipes no basquete espanhol. Após iniciar sua carreira no Minas Tênis Clube em 2008, o jogador se juntou ao Gipuzkoa Basket, que defendeu entre 2011 e 2014, e mais tarde ao UCAM Murcia na temporada 2014-15. Ele teve médias de 8,1 pontos e três assistências na Europa.
Raulzinho esteve no grupo que disputou as Olimpíadas de Paris 2024, mas lidou com lesões que o limitaram em parte do torneio e nas eliminatórias. O atleta foi convocado para a disputa dos jogos contra Uruguai e Panamá nas Eliminatórias para a Copa América 2025, mas não se juntou ao grupo alegando ”motivos pessoais”.
Recuperado, o jogador garante que está em boa forma para defender o seu novo clube. ‘’Atualmente eu estou no meu melhor físico dos últimos dois anos’’, disse. ‘’Estou completamente recuperado de minha cirurgia no joelho e reconquistei meu ritmo. Me sinto ótimo e penso em todo o esforço e momentos difíceis pelos quais passei nos últimos anos para chegar aqui para competir e vencer títulos.’’
Raulzinho será o quinto brasileiro a vestir a camisa do Barcelona no basquete. Ele se junta a um grupo formado por Anderson Varejão (2001-04), Marcelinho Huertas (2011-15), Wesley Sena (2017) e Vitor Faverani (2017).