Flamengo repete 2018 e 2021, conquista o tricampeonato da Copa Super 8 em 2024 e se isola como maior vencedor da competição
Na noite do último sábado (3), o Flamengo levantou mais uma taça na elite do basquete nacional. Ao derrotar a Unifacisa por 83 a 77, no Maracanãzinho, o rubro-negro tornou-se tricampeão da Copa Super 8 com os títulos de 2018, 2021 e 2024. A equipe deixa para trás o Sesi Franca, com duas conquistas, e se isola como a maior vencedora do torneio que reúne os oito melhores times do primeiro turno do NBB CAIXA. No campeonato nacional o time carioca também lidera com sete conquistas.
Para classificar-se à Copa Super 8, o Flamengo fez a melhor campanha da primeira metade do NBB CAIXA tendo que dividir as atenções também com a Basketball Champions League Americas (BCLA). Apesar de ter se reforçado com o norte-americano Devon Scott no meio da temporada, não pôde contar com o pivô na Copa Super 8, com Gabriel Jaú, MVP da competição, realizando a função cinco do time. Em boa parte do NBB CAIXA também não contou com um de seus principais nomes, Olivinha, que teve uma contusão no ombro.
Dono da melhor campanha no primeiro turno do NBB, a time carioca teve o privilégio de decidir todas as fases no Maracanãzinho. O título incontestável veio com sucessos sobre o Bauru Basket por 86 a 67 nas quartas, contra o Paulistano com um game winner de Didi, na semi, por 83 a 82, e com a vitória sobre a Unifacisa na final. Vale lembrar que a equipe visitante tinha eliminado Sesi Franca e Minas, terceiro e segundo colocados do primeiro turno do NBB CAIXA respectivamente, fora de casa.
MVP da competição de tiro curto, Gabriel Jaú falou sobre o título após a partida. “Tirando que o elenco é sempre montado para ser campeão, acho que tem muito da cobrança interna. Sabemos da pressão que é jogar no Flamengo, de sempre estar buscando títulos, sempre estar nas finais. O Gustavinho (de Conti) até falou hoje no vestiário, a pressão nossa no dia a dia é muito maior do que a pressão de entrar em uma final contra um time tão bom quanto é o nosso. Trabalhamos todos os dias, isso é o bom de jogar no Flamengo, estamos pressionados o tempo todo, então chega nesses momentos, já estamos mais acostumados”.
Presente nas três conquistas da Copa Super 8 flamenguistas, o técnico Gustavinho de Conti também comentou o triunfo. “O segredo vem de muitos anos no Flamengo, ótima estrutura e ótimos investimentos. O Flamengo tem que servir de exemplo para todos, temos sempre que puxar a Liga Nacional de Basquete para cima e quanto mais times estiverem investindo, com melhores estruturas e comissões técnicas, mais recursos para investir em jogadores, o NBB CAIXA vai melhorar, o nível vai aumentar. Então, o Flamengo serve de exemplo para a Liga crescer como um todo”, disse.
Como a equipe não para de buscar títulos, nesta terça-feira (6), às 20h, o Flamengo já tenta uma nova vitória pelo NBB CAIXA, contra o Botafogo, no ginásio Oscar Zelaya.
Com informações de: Assessoria de Imprensa / Liga Nacional de Basquete
(Foto: Divulgação Liga Nacional de Basquete)