NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBB
5 de setembro de 2023 - 14h09

FIBA não inclui times brasileiros na Liga Sul-Americana de Basquete 2023

Entrave entre CBB e LNB afasta times brasileiros da competição mais importante exclusiva da América do Sul

Bauru Basket é o último campeão da Liga Sul-Americana de BasqueteA situação de embate entre a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e a LNB (Liga Nacional de Basquete) fez com que a FIBA Americas não incluísse times brasileiros para a disputa da Liga Sul-Americana de Basquete 2023,  a partir de outubro, segundo lista da entidade divulgada nesta segunda-feira (4).

Em maio deste ano, a CBB garantiu a participação do campeão do Campeonato Brasileiro de Basquete 2023 na competição internacional, inclusive informando que a vaga tinha sido confirmada na Assembleia Geral da FIBA Americas, realizada em Miami, naquele mês. O Cruzeiro Basquete foi campeão da competição nacional organizada pela CBB em junho, mas acabou não incluído na lista da FIBA de participantes do torneio sul-americano. Além do Cruzeiro, Minas, Paulistano e Pinheiros também esperavam ser chamados pelas campanhas no último NBB.

O atrito entre CBB e LNB teve um pico de stress em 2022, envolvendo a Liga Sul-Americana daquele ano. Um dos principais problemas iniciais da relação foi a decisão sobre um dos clubes representantes do Brasil para a disputa da competição. A CBB queria a Liga Sorocabana, enquanto a LNB entendia que o Paulistano era quem deveria ir. O caso acabou na justiça e a Liga Sorocabana acabou participando da competição. O campeão do Campeonato Brasileiro de 2022 foi o São José Basketball, mas o clube abdicou da disputa, deixando a “herança” para os sorocabanos.

De lá para cá, a tensão só aumentou, culminando na oficialização da retirada de chancela da CBB sobre o NBB, maior competição nacional, organizada pela LNB, no fim de junho. No ofício publicado sobre a decisão, a CBB deixava claro que as competições da LNB não fariam mais parte do sistema oficial da CBB e da FIBA. “Com isso, informamos que não são mais competições oficiais do Sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como o NBB e a LDB”, diz o ofício.

A Liga Sul-Americana é o torneio de clubes mais importante exclusivo da América do Sul e conta com grande tradição dos brasileiros. O Brasil foi campeão de sete das últimas oito edições, incluindo a última, que teve o Bauru Basket como campeão. Com a ausência na Liga Sul-Americana, a participação dos brasileiros na Champions das Américas, principal competição internacional de clubes da América Latina, também fica em xeque.

(Foto: Reprodução Twitter / Liga Sudamericana de Baloncesto)

instagram