NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBB
30 de junho de 2023 - 17h06

CBB confirma atrito com LNB e retira ‘chancela’ do NBB

Em ofício, CBB confirma decisão de não apoiar nenhuma competição organizada pela LNB

Sesi Franca é campeão do NBB 15De acordo com decisão publicada em ofício nesta quinta-feira (29), a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) retirou chancela sobre as competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), como é o caso do NBB (Novo Basquete Brasil) e da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete).

Segundo a CBB, a decisão é o “encerramento de um processo responsável de mediação e de outras reuniões realizadas com a Liga Nacional de Basquete – LNB e outras partes interessadas, com o acompanhamento inclusive de representantes da FIBA”. A confederação deixa claro que as competições da LNB não fazem parte do sistema oficial da CBB e FIBA. “Com isso, informamos que não são mais competições oficiais do Sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como o NBB e a LDB”, escreveu a CBB.

O atrito entre CBB e LNB vem desde 2022, sendo um dos principais problemas iniciais a decisão sobre um dos clubes representantes do Brasil para a disputa do Sul-Americano do mesmo ano. A CBB queria a Liga Sorocabana, enquanto a LNB entendia que o Paulistano era quem deveria ir. O caso acabou na justiça e a Liga Sorocabana acabou participando da competição.

O ofício da CBB termina com: “Diante deste cenário, somente são reconhecidas como competições oficiais do Sistema CBB e FIBA, e integrantes do Calendário Nacional do Basquetebol Brasileiro, as competições organizadas diretamente pela CBB, suas Federações filiadas e outras que venha a ser chanceladas, o que não é o caso das competições eventualmente organizadas pela LNB, entidade privada não vinculada aos Sistemas Nacional ou Internacional do Basquetebol”.

Segundo a LNB, a retirada da chancela da CBB não apresenta nenhum obstáculo à realização do NBB ou da LDB, porém, a situação deverá criar novos impasses sobre a seleção de clubes para os campeonatos internacionais, como o Sul-Americano, BCLA e a Copa Intercontinental, organizada pela FIBA.

Nesta quinta, a LNB soltou seu posicionamento sobre a situação, relatando que “lamenta a decisão da Confederação Brasileira de Basketball em retirar a chancela do NBB”, “mantém sua posição de diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso” e que “os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete reiteram seu compromisso com o fomento e o desenvolvimento da modalidade no Brasil”.

(Foto: Reprodução Twitter / Deco Pires/LNB)

instagram