Calouro iguala marca de David Robinson e é o primeiro a conseguir feito desde 2021
Victor Wembanyama segue fazendo história em seu ano de calouro na NBA. Nesta segunda-feira (12), o pivô ajudou o San Antonio Spurs a vencer o Toronto Raptors por 122 a 99, no Canadá, anotando um triplo-duplo inusitado, que incluiu dez tocos. Foram ainda 27 pontos e 14 rebotes para o francês.
Um triple-double de pontos/rebotes/tocos acontece pela primeira vez na liga desde 2021, quando Clint Capela, do Atlanta Hawks, conseguiu o feito. Wemby é também apenas o quarto jogador novato a alcançar uma marca assim e o primeiro desde David Robinson, lenda dos Spurs, que fez isso três vezes em 1990. Tocos começaram a ser registrados pela NBA na temporada 1973-74.
Além disso, Wembanyama é o primeiro atleta da história da NBA a conseguir um TD de tocos tendo acertado pelo menos duas bolas de três na partida. O camisa 1 ainda registrou cinco assistências e duas roubadas de bola numa atuação de gala diante dos Raptors, tudo isso em apenas 29 minutos em quadra.
“Me senti ótimo hoje. Um ótimo ritmo, comecei o jogo forte. Eu acho que isso é a NBA, vocês sabem. Nós temos altos e baixos em termos de forma e hoje foi um dia de altos”, disse o jovem astro, em conversa com a imprensa, segundo a Associated Press.
Number 🔟 https://t.co/6SQ6aWylcj pic.twitter.com/gba9T7XXQW
— San Antonio Spurs (@spurs) February 13, 2024
“Ele fez um pouco de tudo. Ele é, obviamente, um jogador talentoso em todas as funções”, comentou o técnico Gregg Popovich a jornalistas após a partida. “Ele tem uma ótima noção de jogo e isso se mostra de diversas maneiras, seja quando ele passa, toma decisões, bloqueia arremessos, não importa”, concluiu.
Em seu primeiro ano de carreira nos Estados Unidos, Wembanyama tem médias de 20,4 pontos, 10,1 rebotes, 3,2 assistências e incríveis 3,2 tocos, melhor marca da NBA na temporada.
Já os Spurs ainda tentam encontrar seu jogo e somam apenas 11 vitórias em 54 jogos, a pior campanha da Conferência Oeste.
(Foto: Cole Burston/Getty Images)