NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
6 de maio de 2024 - 20h05

Victor Wembanyama é eleito calouro do ano da NBA

Pivô dos Spurs superou Chet Holmgren, do Thunder, e Brandon Miller, dos Hornets, para conquistar o prêmio

Victor Wembanyama- San Antonio SpursO pivô Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, foi eleito o vencedor do prêmio de calouro do ano da temporada 2023-24 da NBA nesta segunda-feira (6). O fenômeno francês de 2,24 metros de altura superou a concorrência dos novatos Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder, e Brandon Miller, do Charlotte Hornets.

Wemby foi eleito “rookie of the year” de forma unânime, recebendo todos os 99 votos possíveis para o primeiro lugar do prêmio. Ele é apenas o sexto na história da NBA a conseguir o feito.

Holmgren veio na sequência com 98 votos para ser segundo, enquanto Miller foi o terceiro. Receberam votos também, todos de terceiro lugar: Jaime Jaquez (Miami Heat), Brandin Podziemski (Golden State Warriors) e Derek Lively (Dallas Mavericks).

Primeira escolha do Draft 2023, Wembanyama correspondeu às expectativas ao anotar duplo-duplo de média durante a temporada com 21,4 pontos e 10,6 rebotes, além de liderar a liga com 3,6 tocos em 71 partidas disputadas.

O jogador teve apresentações inesquecíveis ao longo de 2023-24. Com 34 pontos e 12 rebotes, o francês liderou San Antonio para uma vitória surpreendente contra o atual campeão da liga, o Denver Nuggets, no mês de abril. Em fevereiro, ele anotou triplo-duplo com 27 pontos, 14 rebotes, dez tocos e cinco assistências em triunfo contra o Toronto Raptors, sendo apenas o quinto jogador na história a registrar tal feito.

Wembanyama é o terceiro jogador na história dos Spurs a ser nomeado o calouro do ano, se juntando a Tim Duncan e David Robinson, estrelas campeãs com a franquia e que atualmente estão no Hall da Fama do esporte. Ele também se torna o primeiro francês a vencer o prêmio na NBA.

Apesar da boa temporada de ”Wemby”, San Antonio não conseguiu acumular vitórias e fechou a temporada regular na penúltima colocação da Conferência Oeste com 22 vitórias e 60 derrotas.

*Atualizado em 7 de maio de 2024, à 0h42

(Foto: Reprodução Twitter / San Antonio Spurs)

instagram