Armador, que não compareceu ao 'media day' dos 76ers, vive impasse com franquia após pedir para ser trocado
Depois de faltar ao ”media day” do Philadelphia 76ers, o armador James Harden voltou a se encontrar com seus companheiros ao se apresentar ao training camp da equipe, em Colorado, nesta quarta-feira (4). A presença do jogador nas atividades causou boa impressão em Tobias Harris, ala-pivô da franquia.
”Ele está aqui e sua atitude e energia hoje fez com que todo mundo entendesse que ele quer ir lá e competir com nós”, afirmou o jogador para jornalistas nesta quarta-feira (4).
A participação de Harden nas atividades também agradou Nick Nurse, novo head coach dos 76ers. Segundo ele, Harden estava bem e seriamente comprometido com os treinos. ”Ele parecia bem, participou da maioria [dos treinos]. De qualquer forma, ele parecia estar com um bom condicionamento físico”. O treinador também observou que a energia e intensidade do time melhorou em relação aos treinos de terça-feira (3), primeiro dia do camp.
Mesmo com os elogios de seus companheiros e técnicos, Harden não mudou de ideia e deseja ser trocado, tendo o Los Angeles Clippers como seu destino favorito. No entanto, de acordo com o jornalista Tim Bontemps, da ESPN norte-americana, Nurse afirmou que, do seu ponto de vista, a expectativa é de que o jogador siga em Philadelphia e participe de toda a preparação da franquia para o início da pré-temporada.
”Eu acho [que Harden continuará com os 76ers]. Ele está aqui. Ele sabe o calendário e nós esperamos que ele esteja aqui. Eu acho que podemos esperar para ver [qual será o destino do jogador], mas tudo indica que ele está aqui [agora]”, afirmou o técnico.
A ”novela Harden” se estendeu durante toda a offseason. O jogador foi colocado à disposição para trocas em agosto e, pouco tempo depois, chamou o presidente de operações dos 76ers, Daryl Morey, de ”mentiroso” enquanto afirmava que nunca mais jogaria por ele. Harden foi multado em US$ 100 mil pelos comentários e nenhuma troca foi concretizada.
Para Tobias Harris, a busca do armador por uma nova casa faz parte dos negócios. ”Ele não está aqui desrespeitando nenhum dos seus companheiros, de qualquer forma. Então, no fim do dia, estamos aqui para jogar basquete, fazer nosso trabalho, representar a cidade e trazer um campeonato para Philadelphia”, disse o ala-pivô.
Os 76ers estreiam na pré-temporada da NBA em duelo contra o Boston Celtics, neste domingo (8).
(Foto: Reprodução Twitter / Philadelphia 76ers)