Com show de Anthony Edwards e defesa impecável, Timberwolves derrubam Celtics depois de uma prorrogação
Invicto em casa, o Minnesota Timberwolves (4-2) recebeu o Boston Celtics (5-1), único invicto de forma geral da temporada, no Target Center, nesta segunda-feira (6) e contou com uma atuação de gala de Anthony Edwards para derrubar um dos favoritos ao título da NBA por 114 a 109, depois de uma prorrogação.
Com a terceira vitória consecutiva, os Wolves subiram na tabela do Oeste e agora figuram na quarta colocação. Do outro lado, mesmo com a primeira derrota, os Celtics seguem na ponta do Leste, com a mesma campanha do Philadelphis 76ers.
Anthony Edwards foi o grande destaque de toda a partida, anotando 38 pontos em 15/25 arremessos de quadra (sendo oito somente na prorrogação), nove rebotes e sete assistências.
Atrás do ala-armador, o pivô Rudy Gobert terminou com um double-double de 14 pontos e 12 rebotes, além do maio +/- da partida, com imponentes +24. Jaden McDaniels contribuiu com 20 pontos e Karl-Anthony Towns, com problemas com faltas, atuou apenas 27 minutos e registrou sete pontos e dez rebotes.
Do lado dos Celtics, Jayson Tatum teve 32 pontos, cinco rebotes e cinco roubos de bola, Jaylen Brown foi a 26 pontos e sete rebotes, e Kristaps Porzingis terminou com 20 pontos e cinco rebotes.
Sem rodada nesta terça-feira (7), as duas equipes voltam à quadra na quarta-feira (8). Os Timberwolves recebem o New Orleans Pelicans, enquanto os Celtics visitam os 76ers em partida dos dois líderes do Leste.
O jogo
Na partida entre o melhor ataque, até então, os Celtics, e a melhor defesa, os Wolves, o time da casa conseguiu se impor desde o início do lado da quadra em que se sente mais confortável, mesmo com Town se atrapalhando com duas faltas logo no primeira quarto. Minny contou com 11 pontos de Ant e dez de Naz Reid na parcial para superar Boston por 29 a 26.
O equilibrado jogo não teve em nenhum momento uma diferença superior a oito pontos para um dos lados, com os Celtics chegando a essa vantagem a 4:25 para o fim do segundo quarto (40 a 48), depois de arremesse certeiro de dois de Brown. Na reta final, a equipe da casa conseguiu cortar a desvantagem e foi para o intervalo perdendo por três (52 a 55).
Com Towns e Gobert dominando o garrafão, Minnesota virou o jogo nos primeiro três minutos do terceiro período (62 a 61) e daí para o fim do período, uma intensa troca de liderança se sucedeu, com nenhuma equipe abrindo mais do que duas posses até o estouro do cronômetro (79 a 74 para os Wolves).
Boston não deixou os donos da casa desgarrar no placar em nenhum momento do quarto período, com a diferença menor ou igual a cinco pontos durante os últimos nove minutos de jogo. McDaniels matou uma bola de três a 1:41 para o fim e empatou o jogo em 101. Daí até o fim do tempo regular, ninguém mais pontuou e a última bola acabou nas mãos de Brown, que tentou um stepback de três no estouro do cronômetro para vencer, mas sem sucesso.
Na prorrogação, o show ficou por conta de Edwards. Conley acertou uma bola de três para colocar 106 a 105 no placar a 3:08 para o fim e, na sequência, Ant converteu três arremessos seguidos, concretizando uma corrida de 9 a 0 e registrando 112 a 105 no placar a 1:30 (vídeo abaixo) e encaminhando a vitória dos donos da casa.
there. he. goes. 🐜🐜🐜 pic.twitter.com/ma6Mdiv35u
— Minnesota Timberwolves (@Timberwolves) November 7, 2023
(Foto: Reprodução Twitter / Minnesota Timberwolves)