NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
7 de dezembro de 2023 - 17h12

Steve Kerr considera mudar quinteto titular dos Warriors

Golden State é o segundo time que mais muda sua escalação por jogo na temporada

Steve Kerr está cada vez mais aberto à ideia de fazer mudanças na escalação inicial dos Warriors.

Os cinco titulares do Golden State têm sido inconsistentes nesta temporada, enquanto alguns jogadores têm sido produtivos saindo do banco e, nesse cenário, os Warriors estão aprendendo que sua escalação com Stephen Curry, Klay Thompson, Andrew Wiggins, Draymond Green e Kevon Looney pode nem sempre ser a melhor formação em qualquer partida.

Na noite desta quarta-feira (6), a equipe atuou por dois quartos e meio completamente apagada, apesar de ter saído com a vitória por 110 a 106 contra o Portland Trail Blazers, um time jovem e em reconstrução e que tem a segunda pior campanha.

Após a partida, Kerr foi questionado sobre a implantação de certos tipos de escalações que poderiam combinar melhor com determinados adversários e admitiu que a equipe precisa ser mais flexível, ao mesmo tempo que mantém alguma consistência.

“Acho que esse é um ótimo ponto e falamos sobre isso todos os dias”, disse Kerr. “Tenho sido muito paciente e espero colocar nossa primeira unidade dos últimos dois anos em bom ritmo. É mais fácil jogar e treinar quando todos sabem exatamente onde se encaixam. quando há uma espécie de rotação definida e as estrelas estão funcionando bem. Então o quebra-cabeça se encaixa”, completou.

“Honestamente, o quebra-cabeça não se encaixou neste ano e tivemos muitos jogadores jogando bem, mas talvez tenhamos que pensar em mudar a escalação inicial de jogo para jogo, dependendo de quem estamos enfrentando. Conseguir algo sólido, mas ainda não estabelecemos nada este ano e já estamos a um quarto do caminho, então definitivamente há muito o que se pensar sobre isso”, concluiu.

O Golden State Warriors já utilizou nove escalações iniciais diferentes nesta temporada, empatando em segundo lugar na NBA. Apenas o Miami Heat usou mais.

A maioria das mudanças foi devido a lesões e suspensões – mais recentemente, Green foi suspenso por cinco jogos e Wiggins perdeu dois devido a dores em dedo da mão direita. Mas nos momentos em que a escalação inicial habitual de Green, Wiggins, Curry, Klay e Looney dividiu a quadra, ela não apresentou o resultado esperado.

Contra Portland, Curry terminou com 31 pontos em 8/18 arremessos de quadra, mas Thompson fez apenas dois pontos no início do segundo tempo antes de terminar com 11 no total, enquanto Wiggins e Looney terminaram com nove e seis pontos, respectivamente.

Na temporada passada, a situação dos Warriors era o completo oposto. A equipe titular de Steve Kerr dominava a liga, vencendo seus oponentes por 145 pontos, o segundo melhor plus-minus entre qualquer quinteto da NBA.

Mas nesta temporada, nos 113 minutos que os cinco jogaram juntos, os Warriors foram superados por 25 pontos. Esse é o pior saldo de pontos para qualquer escalação de Golden State, de acordo com a ESPN Stats & Information.

Curry também ressaltou que a equipe precisa de mais flexibilidade. “Houve situações este ano em que, obviamente, perdemos algumas grandes vantagens porque não conseguimos nos adaptar rápido o suficiente nesse tipo de jogo”, disse ele. “É a mesma coisa com as decisões do treinador que ele tem que tomar noite após noite”.

Os Warriors enfrentarão um time jovem e explosivo na próxima sexta-feira (8), o Oklahoma City Thunder no Paycom Center. Resta saber quais ajustes serão feitos, se houver, para esse confronto, mas Steve Kerr certamente considerará fazer mudanças.

Foto: Reprodução Twitter / Golden State Warriors

instagram