Liderados por Jaylen Brown e Derrick White, ambos com 28 pontos, Boston garantiu vitória tranquila com larga vantagem de 25 pontos
Nesta quarta-feira (20), o Boston Celtics (21-6) viajou até o Golden 1 Center para enfrentar o Sacramento Kings (16-10) em seu segundo jogo de um back to back na Califórnia. Mesmo após dura derrota para o Golden State Warriors e sem Jayson Tatum em quadra, o líder da Conferência Leste não se abalou e atropelou os donos da casa por 144 a 119.
Dois jogadores se destacaram com a mesma pontuação pelos Celtics. Derrick White contou com excelente aproveitamento de 7/11 nos arremessos e 6/9 do perímetro para fechar o jogo com 28 pontos, seis assistências e cinco rebotes. Ao seu lado, Jaylen Brown também contribuiu com 28 pontos no confronto, além de anotar seis assistências e cinco rebotes.
Retornando após um jogo fora com lesão na panturrilha, Kristaps Porzingis dominou o garrafão com 24 pontos, nove rebotes e seis tocos. Jrue Holiday também foi bem com 21 pontos e dez assistências. O armador Payton Pritchard foi a surpresa da noite ao ter aproveitamento de 6/11 nos chutes do perímetro e contribuir com 20 pontos, quatro rebotes e quatro assistências.
No lado dos Kings, De’Aaron Fox, que fazia seu aniversário de 26 anos na noite, fechou como o cestinha da partida com 29 pontos, três roubos e três assistências. O pivô Domantas Sabonis anotou duplo-duplo com 13 pontos, dez rebotes e oito assistências. Por fim, Keegan Murray teve 13 pontos com 5/11 de aproveitamento em quadra.
Com o triunfo, Boston segue na liderança da Conferência Leste com um jogo de vantagem sobre o Milwaukee Bucks. A equipe volta a jogar na Califórnia no próximo sábado (23), contra o Los Angeles Clippers.
Já os Kings descem uma posição na tabela da Conferência Oeste com o fim de uma sequência de três vitórias consecutivas. Atualmente, o time está em quinto colocado com 0,5 jogo de diferença para os Clippers, quarto colocado na classificação. Sacramento volta a jogar na madrugada de sábado (23), em duelo dentro de casa contra o Phoenix Suns.
(Foto: Reprodução Twitter / Boston Celtics)
O JOGO
O início do confronto foi um completo tiroteio do perímetro. Com os Kings acertando 11 arremessos para três e os Celtics respondendo com oito chutes, as equipes combinaram para o maior número de bolas de três pontos em um único quarto, empatada com o recorde anotado por Golden State Warriors e Dallas Mavericks em 2019. O mais inspirado, com certeza, foi De’Aaron Fox, que anotou 17 pontos no quarto que se encerraria com os Kings liderando por 41 a 38.
Na segunda etapa, os Celtics controlaram melhor o jogo. Enquanto Sacramento diminuía seu ritmo de chutes no perímetro, os visitantes seguiam a toada do primeiro quarto ao anotar mais seis arremessos de longe. Com destaque para Jrue Holiday, que foi muito bem nos dois lados da quadra, Boston foi superior ao adversário nos rebotes (16 a 6), aproveitamento em quadra (53,8% a 45,8%) e defensivamente ao registrar quatro tocos e dois roubos. O intervalo chegava com a equipe verde liderando por 74 a 66.
A vitória dos Celtics se tornou iminente no terceiro período, quando a equipe emplacou sequência de 22 a 6 nos primeiros cinco minutos após o intervalo. Nesta altura, a vantagem ficava em 24 pontos (96 a 72) com grande participação de Jaylen Brown (15 pontos) e Kristaps Porzingis (14 pontos e cinco rebotes). Os Kings não conseguiram reagir durante a etapa e o jogo chegava ao seus últimos 12 minutos com Boston liderando por 113 a 90.
No quarto derradeiro, Sacramento não teve força suficiente para retomar a curta distância no placar. A equipe da casa aceitou o resultado negativo e colocou seus reservas para a reta final do jogo, mas Boston ainda assim venceu o período por parcial de 31 a 29 e fechou o confronto com vantagem de 144 a 119.