Depois de abrir 21 pontos de vantagem, Houston passou aperto na reta final mas conseguiu segurar liderança
O Houston Rockets (3-2) visitou, nesta quinta-feira (31), o Dallas Mavericks (3-2), no primeiro duelo entre as equipes na nova temporada da NBA. O clássico texano terminou com triunfo dos Rockets que, apesar dos sustos, administraram a vantagem construída no primeiro tempo e venceram por 108 a 102.
Os pontos de segunda chance foram o grande trunfo dos visitantes, que anotaram 20 em 18 rebotes ofensivos. A produção no garrafão também foi superior, com 58 pontos na área pintada contra 44 dos Mavericks.
Apesar do aproveitamento medíocre nos arremessos de quadra (42%), Jalen Green foi o cestinha de Houston, com 23 pontos, 12 rebotes e cinco turnovers. Alperen Sengun também conseguiu um double double, de 17 pontos e 12 rebotes (seis ofensivos). Dillon Brooks foi mais um a marcar 17 pontos, enquanto Jabari Smith Jr. teve 14 tentos e seis rebotes. Os reservas Tari Eason e Amen Thompson contribuíram com 15 e dez pontos, respectivamente.
Depois de uma etapa inicial apagadíssima, Luka Doncic ainda terminou como maior pontuador de Dallas, com 29 pontos e cinco rebotes. Kyrie Irving, no entanto, foi o melhor jogador da equipe, anotando 28 pontos, oito rebotes e sete assistências. Klay Thompson teve 12 pontos e, apesar de acertar apenas duas das nove tentativas do perímetro, conseguiu sua cesta de três de número 2.500 na carreira.
Dallas começou o jogo desligado, especialmente no ataque, onde cometia erros em jogadas simples. Houston aproveitou e rapidamente acelerou o ritmo da partida, atacando o garrafão e conseguindo muitos lances livres. Assim, os visitantes abriram vantagem cedo, terminando o primeiro quarto com a vitória por 34 a 21.
Pelo lado dos Mavericks, Irving era o jogador mais lúcido do ataque, pontuando no perímetro e também nas infiltrações. Whitmore veio bem do banco para os Rockets, que aumentaram a vantagem para 17 com um and one de Tari Eason, após uma jogada que quase terminou em turnover.
Sengun fez mais uma bela jogada individual sobre Gafford e deixou o jogo em 19. Quando os donos da casa conseguiram forçar um erro e diminuir para 15, Ime Udoka rapidamente parou o jogo. Voltando bem do tempo técnico e pegando uma série de rebotes ofensivos, Houston chegou aos 20 de frente.
whew indeed that was 𝙣𝙞𝙘𝙚 Alpi 😮💨 pic.twitter.com/VjIvyBhEnn
— Houston Rockets (@HoustonRockets) November 1, 2024
Ainda cometendo muitas faltas, Dallas tinha dificuldade também no aproveitamento de arremessos. Assim, desperdiçou boas oportunidades de encostar no placar e foi para os vestiários perdendo por 57 a 44.
O terceiro quarto teve pouquíssimas emoções. Os visitantes, inclusive, voltaram a ampliar a vantagem, abrindo 20 pontos com tranquilidade. Só no último período, quando a derrota parecia certa, os Mavericks voltaram ao jogo.
Jason Kidd resolveu mudar a estratégia, colocando P.J. Washington como pivô em uma formação de small ball. Deu certo. Dallas, finalmente, acelerou o ritmo no ataque, emplacou uma sequência de 7 a 0 guiada por Irving e diminuiu a desvantagem para 11 pontos.
Correndo bastante em transição e defendendo com muito mais segurança, os Mavs conseguiram cortar para quatro pontos, após duas bolas seguidas de Thompson no perímetro.
— Dallas Mavericks (@dallasmavs) November 1, 2024
Depois de um lindo stepback que deixou o jogo em uma posse de bola, Doncic cometeu um turnover e perdeu a chance do empate. Do outro lado, os Rockets conseguiram mais um rebote ofensivo e Green acertou um arremesso importantíssimo do perímetro.
Jalen Green comes RIGHT back with one of his own. CLUTCH 😤 https://t.co/7AluXJ4O9v pic.twitter.com/XLMenb2aHh
— NBA (@NBA) November 1, 2024
Dallas voltou a ameaçar com outro stepback de Luka, mas Amen Thompson foi certeiro na resposta e também derrubou uma bola importante na meia-distância. Além disso, já nos segundos finais, Brooks fechou o caixão dos adversários com outro arremesso de meia-distância.
Amen with a BIG bucket in clutch time!
— Houston Rockets (@HoustonRockets) November 1, 2024
😮💨 pic.twitter.com/1o6ZvFojaW
Próximos jogos
Os Rockets voltam para casa e, neste sábado (2), recebem o Golden State Warriors. Já os Mavericks tentam a recuperação no domingo (3), ainda em seus domínios, diante do Orlando Magic.