NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia 24-25 Podcast Video
highlight highlight
NBA
1 de novembro de 2024 - 00:41

Rockets administram vantagem construída no primeiro tempo e batem Mavericks no clássico texano

Depois de abrir 21 pontos de vantagem, Houston passou aperto na reta final mas conseguiu segurar liderança

O Houston Rockets (3-2) visitou, nesta quinta-feira (31), o Dallas Mavericks (3-2), no primeiro duelo entre as equipes na nova temporada da NBA. O clássico texano terminou com triunfo dos Rockets que, apesar dos sustos, administraram a vantagem construída no primeiro tempo e venceram por 108 a 102.

Os pontos de segunda chance foram o grande trunfo dos visitantes, que anotaram 20 em 18 rebotes ofensivos. A produção no garrafão também foi superior, com 58 pontos na área pintada contra 44 dos Mavericks.

Apesar do aproveitamento medíocre nos arremessos de quadra (42%), Jalen Green foi o cestinha de Houston, com 23 pontos, 12 rebotes e cinco turnovers. Alperen Sengun também conseguiu um double double, de 17 pontos e 12 rebotes (seis ofensivos). Dillon Brooks foi mais um a marcar 17 pontos, enquanto Jabari Smith Jr. teve 14 tentos e seis rebotes. Os reservas Tari Eason e Amen Thompson contribuíram com 15 e dez pontos, respectivamente.

Depois de uma etapa inicial apagadíssima, Luka Doncic ainda terminou como maior pontuador de Dallas, com 29 pontos e cinco rebotes. Kyrie Irving, no entanto, foi o melhor jogador da equipe, anotando 28 pontos, oito rebotes e sete assistências. Klay Thompson teve 12 pontos e, apesar de acertar apenas duas das nove tentativas do perímetro, conseguiu sua cesta de três de número 2.500 na carreira.

O jogo

Dallas começou o jogo desligado, especialmente no ataque, onde cometia erros em jogadas simples. Houston aproveitou e rapidamente acelerou o ritmo da partida, atacando o garrafão e conseguindo muitos lances livres. Assim, os visitantes abriram vantagem cedo, terminando o primeiro quarto com a vitória por 34 a 21.

Pelo lado dos Mavericks, Irving era o jogador mais lúcido do ataque, pontuando no perímetro e também nas infiltrações. Whitmore veio bem do banco para os Rockets, que aumentaram a vantagem para 17 com um and one de Tari Eason, após uma jogada que quase terminou em turnover.

Sengun fez mais uma bela jogada individual sobre Gafford e deixou o jogo em 19. Quando os donos da casa conseguiram forçar um erro e diminuir para 15, Ime Udoka rapidamente parou o jogo. Voltando bem do tempo técnico e pegando uma série de rebotes ofensivos, Houston chegou aos 20 de frente.

Ainda cometendo muitas faltas, Dallas tinha dificuldade também no aproveitamento de arremessos. Assim, desperdiçou boas oportunidades de encostar no placar e foi para os vestiários perdendo por 57 a 44.

O terceiro quarto teve pouquíssimas emoções. Os visitantes, inclusive, voltaram a ampliar a vantagem, abrindo 20 pontos com tranquilidade. Só no último período, quando a derrota parecia certa, os Mavericks voltaram ao jogo.

Rockets seguram reação dos Mavericks e confirmam a vitória

Jason Kidd resolveu mudar a estratégia, colocando P.J. Washington como pivô em uma formação de small ball. Deu certo. Dallas, finalmente, acelerou o ritmo no ataque, emplacou uma sequência de 7 a 0 guiada por Irving e diminuiu a desvantagem para 11 pontos. 

Correndo bastante em transição e defendendo com muito mais segurança, os Mavs conseguiram cortar para quatro pontos, após duas bolas seguidas de Thompson no perímetro. 

Depois de um lindo stepback que deixou o jogo em uma posse de bola, Doncic cometeu um turnover e perdeu a chance do empate. Do outro lado, os Rockets conseguiram mais um rebote ofensivo e Green acertou um arremesso importantíssimo do perímetro. 

Dallas voltou a ameaçar com outro stepback de Luka, mas Amen Thompson foi certeiro na resposta e também derrubou uma bola importante na meia-distância. Além disso, já nos segundos finais, Brooks fechou o caixão dos adversários com outro arremesso de meia-distância.

Próximos jogos

Os Rockets voltam para casa e, neste sábado (2), recebem o Golden State Warriors. Já os Mavericks tentam a recuperação no domingo (3), ainda em seus domínios, diante do Orlando Magic.

instagram