NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia Podcast Video
NBA
30 de setembro de 2023 - 11:00

PRÉVIA NBA 2023-24: San Antonio Spurs

Victor Wembayama chega para mudar o patamar dos Spurs de imediato

Victor Wembanyama usara a camisa 1 no San Antonio Spurs

Na temporada passada, o San Antonio Spurs começou seu processo de reconstrução sem muitas esperanças de competir por algo significativo. A franquia do Texas optou por abrir mão de jogadores de renome em um passado recente, como DeMar DeRozan, Derrick White e Dejounte Murray, com os olhos voltados para o futuro. Será que os Spurs darão o próximo passo nesta temporada? Se você acha que sim, saiba mais sobre como apostar no basquete e deixe seus palpites.

A equipe encerrou o campeonato com a pior campanha da liga, 22 vitórias e 60 derrotas, o que deu a possibilidade de conseguir a primeira escolha geral no Draft. E deu certo! A última vez que isso aconteceu foi em 1997, quando escolheram o então ala-pivô de Wake Forest, Tim Duncan. Desde então, San Antonio nunca mais foi o mesmo, conquistando cinco títulos, todas com Duncan como um dos protagonistas.

Após 26 anos, a história se repetiu com a primeira escolha geral de 2023, quando o San Antonio Spurs selecionou talvez o prospecto de maior impacto desde LeBron James em 2003: o pivô francês de apenas 19 anos e 2,25m, Victor Wembanyama.

Dessa forma, o objetivo da última temporada foi alcançado, ao escolher um jogador capaz de elevar o patamar de uma franquia que está acostumada com glórias, mas que não chega aos playoffs desde a temporada 2018-19. É muito provável que o impacto seja imediato, mas será suficiente para competir no cenário altamente competitivo da Conferência Oeste nos últimos anos?

O grande questionamento para os Spurs na temporada 2023/24 diz respeito à juventude de seu elenco, principalmente dos titulares, e, consequentemente, à falta de experiência. Nomes como Keldon Johnson, Devin Vassell e Jeremy Sochan ainda não alcançaram a faixa dos 25 anos de idade, e se juntam a eles Wembanyama, que, embora seja um jogador fora de série, ainda é jovem e não está adaptado ao estilo de jogo da NBA, mesmo que já tenha dado uma prévia do que está por vir em um amistoso contra a equipe da G-League Ignite.

Dito isso, o papel de gestão de elenco de Gregg Popovich se mostrará crucial para as pretensões de San Antonio na temporada.

A armação titular deverá permanecer a mesma da temporada passada, com Tre Jones iniciando 65 dos 68 jogos da campanha. Ele registrou uma média de 12,9 pontos por partida e renovou seu contrato com o San Antonio Spurs por mais duas temporadas.

Embora seus números na pontuação não se destaquem, Jones se mostrou um jogador habilidoso na proteção da bola, com uma média de apenas 1,6 turnover na última temporada, além de ser um sólido defensor de perímetro.

Na posição de ala-armador, a expectativa é que Devin Vassell permaneça como primeira opção. O jovem de apenas 23 anos é, possivelmente, um dos jogadores mais subestimados na NBA. Selecionado como a 11ª escolha geral do Draft de 2020, vindo da Florida State, Vassell tem uma envergadura de 1,95m e é conhecido por sua capacidade de defender múltiplas posições, especialmente como interceptador de passes, além de ser eficaz no perímetro.

Desde a última temporada, ele se tornou uma peça fundamental no ataque, registrando uma média de 18,5 pontos por jogo, com um bom aproveitamento de 43,9% nos arremessos de quadra. Além disso, sua média de minutos em quadra deu um salto significativo, subindo de 27,3 para 31 minutos por jogo.

Quanto a Keldon Johnson, é provável que ele continue como ala titular da equipe sob o comando de Gregg Popovich. Na temporada passada, o camisa 3 foi de longe o jogador mais destacado e o principal cestinha do San Antonio, com uma média de 22 pontos por partida. Embora seus dias como cestinha da equipe possam estar numerados com a chegada de Wembanyama, o que não significa que sua contribuição na pontuação diminuirá. Com a atenção dos adversários voltada principalmente para a marcação do novato francês, Johnson terá mais espaço na quadra e poderá investir com mais agressividade em direção à cesta contra as rotações defensivas adversárias.

Jeremy Sochan foi uma das gratas surpresas da liga em seu ano de estreia, atuando como titular em 53 dos 56 jogos da última temporada. Ele demonstrou grande intensidade defensiva nos confrontos, inclusive contra jogadores mais experientes. Com seus 2,03m, ele é capaz de defender de forma eficaz a área pintada e pode alternar essa função com Wembayama, que será o defensor principal.

Em relação ao seu jogo, a parte que necessita de mais desenvolvimento é o ataque. Seu aproveitamento na linha de três pontos é um aspecto que pode evoluir nesta temporada. Na última, ele registrou um aproveitamento de apenas 24,6% no quesito. No entanto, seu trabalho ao realizar jogadas de pick and roll com Wembanyama pode ser um grande trunfo para o San Antonio Spurs na temporada.

Por fim, o pivô titular da equipe texana será, sem sombra de dúvidas, Victor Wembanyama. Ele é tratado como a maior promessa da NBA desde LeBron James. Atuando pelo Metropolitans 92, da principal liga de basquete da França, ele teve um desempenho excepcional. Na última temporada, Wembanyama foi eleito o MVP da temporada e também conquistou os prêmios de cestinha, melhor defensor e melhor jovem, além de ser selecionado para a equipe ideal do campeonato.

Para um jovem de incríveis 2,25m, ele registrou médias de 21,6 pontos, 10,4 rebotes, 2,4 assistências, três tocos e 0,7 roubo de bola por jogo. Além disso, a primeira escolha geral do último draft apresentou números muito bons: 56,1% nos arremessos de dois e 82,2% na linha de lance livre. Seu impacto será imediato, com um arsenal defensivo e ofensivo invejável, além de versatilidade, podendo atuar tanto dentro quanto fora do garrafão. Outro aspecto notável é sua atitude altruísta em quadra, sempre priorizando o jogo coletivo, algo que está no DNA da equipe de Gregg Popovich.

Embora Wembanyama seja, sem dúvida, o nome que mais chama a atenção na equipe nesta temporada, os Spurs terão um notável desenvolvimento na segunda unidade. Isso é de suma importância, pois em momentos cruciais do jogo, enquanto os titulares estiverem descansando, os reservas podem manter um alto nível em quadra. A equipe conta com uma boa mistura de jogadores veteranos, como Reggie Bullock e Cedi Osman, juntamente com jovens talentos, como Malaki Branham, Zach Collins e Julian Champagnie.

Com a chegada e dispensa de Cameron Payne do elenco, tudo nessa offseason, Malaki Branham poderá atuar como armador na segunda unidade, embora também seja capaz de jogar em sua posição original, que é a de ala-armador. Apesar de ter atuado como titular em apenas 32 jogos, o jovem de 19 anos deixou uma boa impressão, registrando uma média de 23,5 minutos por partida e 10,2 pontos por jogo. Além disso, seu aproveitamento na linha de três pontos foi melhor do que o de Jones, com 30,2% em comparação com os 28,5% deste último.

Outro nome que pode se encaixar muito bem nesta equipe é o veterano Reggie Bullock, vindo dos Mavericks. Ele pode desempenhar o papel de líder experiente deste jovem elenco nos vestiários. Em quadra, ele já provou ser um bom defensor do perímetro e uma arma ofensiva sólida, especialmente da linha de três, com um aproveitamento na carreira de 38,4%.

A posição de ala-armador, aliás, é uma das que pode ter uma boa profundidade. Gregg Popovich pode contar com o jovem Julian Champagnie em algumas partidas. Na última temporada, ele já havia demonstrado um bom desempenho em 15 aparições, com média de 11 pontos por jogo, um aproveitamento de 46,1% nos arremessos de quadra e 40,7% nos arremessos de três pontos. Além disso, na última Summer League, teve um jogo contra os Lakers em que registrou 28 pontos, cinco rebotes e dois tocos.

Cedi Osman é outro jogador que pode trazer experiência para o vestiário do San Antonio Spurs, juntamente com Bullock. Na última temporada, ele teve uma média de 8,7 pontos com um bom aproveitamento de arremessos, registrando 45,1% nos arremessos de quadra, 37,2% nos arremessos de três pontos e 69,4% na linha de lance livre em 20,1 minutos por jogo pelo Cavs. Ele é um arremessador eficaz de três pontos e pode punir as defesas adversárias enquanto elas se concentram na marcação de Wemby, Vassell e outros.

Por fim, Zach Collins, que era o pivô titular na última temporada, será o substituto imediato de Wembanyama. Ele pode contribuir com uma forte intensidade defensiva, além de ajudar no ataque, com uma média de 11,6 pontos na última temporada e um bom aproveitamento na linha de três, registrando 37,4% de acerto.

O San Antonio Spurs pode ser uma das equipes que mais evoluirá em um ano, tudo isso graças à chegada de Victor Wembanyama, que fará um impacto imediato, disso não há dúvidas. Ele é um jogador que tem como mudar o jogo. Além disso, nomes como Keldon Johnson, Devin Vassell e Jeremy Sochan continuarão sua evolução natural da última temporada.

Sob a tutela de um dos maiores técnicos da história, Gregg Popovich, esses jovens terão espaço para crescer ainda mais dentro de uma filosofia de jogo que valoriza a coletividade, contando também com bons líderes no vestiário para aliviar a pressão sobre esses jovens jogadores.

San Antonio ainda está no processo de reconstrução, mas não seria um exagero afirmar que, apesar de estar na conferência mais forte da liga, onde competirá diretamente com nomes como Luka Doncic, na própria divisão, Kevin Durant e Devin Booker, nos Suns, Stephen Curry e companhia, nos Warriors, e LeBron James, nos Lakers, para citar alguns, os Spurs podem beirar um aproveitamento 50% ou mais, e por que não, lutar por uma vaga no play-in nesta temporada.

(Foto: NBA.com/Divulgação)

Principais chegadas: Victor Wembanyama, Reggie Bullock e Cedi Osman

Principais saídas: Keita Bates-Diop, Romeo Langford e Gorgui Dieng

Ponto forte: O San Antonio Spurs tem um dos melhores técnicos da história em Gregg Popovich, e um sistema de jogo único, que preza a coletividade, algo imprescindível no basquete, capaz de aflorar o potencial de diversos atletas jovens que compõem o elenco.

Ponto fraco: Inexperiência pela idade, o provável quinteto titular terá uma média de aproximada de 21,6 anos. Apesar da equipe ser talentosa, a falta de experiência poderá pesar em situações para fechar as partidas ou quando estiver atrás do placar com a diferença acima dos dois dígitos.

Campanha em 22-23: 22-60 (15° lugar do Oeste)

Provável quinteto: Tre Jones, Devin Vassell, Keldon Johnson, Jeremy Sochan e Victor Wembanyama

Franchise player: Victor Wembanyama

Sexto homem: Reggie Bullock

Head coach: Gregg Popovich

Briga por: Play-in

instagram