NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
14 de outubro de 2023 - 19h10

PRÉVIA NBA 2023-24: New York Knicks

Após uma boa campanha em 2022-23, a franquia nova-iorquina chega com boas perspectivas na temporada 2023-24, guiada pela dupla Brunson e Randle

Depois de muito tempo, o New York Knicks entrará em uma temporada da NBA com boas perspectivas. Fazia tempo que a sofrida torcida nova-iorquina não tinha esse grau de confiança na equipe.

A última campanha foi muito boa e os Knicks só pararam na semifinal da Conferência Leste contra o Miami Heat. Agora, a tendência é ter uma evolução, já que Jalen Brunson, principal nome do time na temporada passada, vai para o seu segundo ano com os seus companheiros.

O que esperar dos Knicks nesta temporada?

No quinteto titular, a base é a mesma e começa pelo talentoso armador. Vindo do Dallas Mavericks, Brunson surpreendeu muita gente e fez valer o contrato assinado por US$ 104 milhões e quatro anos.

Ele será o principal condutor ofensivo da equipe e o franchise player nos momentos mais críticos dos jogos. Na última temporada, ele teve médias de 24 pontos, 3,5 rebotes e 6,2 assistências, portanto deve melhorar esses números.

Nas alas, uma dupla de jovens jogadores, talentosa, mas que precisa dar um salto de qualidade na próxima temporada. Não que Quentin Grimes e RJ Barrett estejam jogando mal, muito pelo contrário, mas para New York brigar por algo maior, eles precisam crescer.

Ao lado de Brunson, Julius Randle é o outro destaque individual dos Knicks. Após ganhar o prêmio de MIP (Jogador que mais evoluiu) em 2021, o ala-pivô vem melhorando o seu basquete e se tornou um dos símbolos do elenco. Nos dois últimos anos, ele teve médias crescentes de 20,1 pontos (FG 41%) em 2021-22 e 25,1 pontos (FG 46%) em 2022-23. Com isso, ele segue como peça-chave para a franquia nova-iorquina continuar subindo de patamar.

Forte na proteção do garrafão e especialista em rebotes, o pivô Mitchell Robinson é nome certo na escalação inicial. Destaco alguns fundamentos que ele pode melhorar, como o lance livre, porém, o grandalhão tem dado conta do recado.

Já no banco de reservas, observo apenas uma lacuna: a posição de ala-pivô. Acho necessário mais uma peça por ali para ser um bom backup ao Randle, após a saída de Obi Toppin.

De resto, acho os suplentes dos Knicks muito bons, começando pelo “operário” Josh Hart. Conhecido pela sua dedicação, além da qualidade, ele será o sexto homem do time e deve contribuir em várias posições quando solicitado.

Além dele, destaco o jovem Immanuel Quickley, que tem tudo para crescer ainda mais na liga, após uma ótima temporada 2022-23, Isaiah Hartenstein, uma boa opção para a área pintada, e Donte DiVincenzo, única contratação de mais impacto nesta offseason. Ele chega do Golden State Warriors para formar um trio de jogadores que atuaram juntos na Universidade de Villanova e vai contribuir bastante nas bolas do perímetro e na criação dos arremessos. O entrosamento não será um problema para ele.

Para finalizar, ainda tem a “novela” envolvendo Evan Fournier. Retirado da rotação na temporada passada, o francês segue insatisfeito com o seu papel no elenco, New York não conseguiu trocá-lo na offseason e, realmente, fica difícil saber se o ala-armador vai atuar novamente, principalmente pela sua deficiência defensiva, fundamento prioritário no esquema do técnico Tom Thibodeau.

Vejo o New York Knicks como top 5 da Conferência Leste da NBA e deve dar muito trabalho para os rivais. Apesar disso, ainda acho a franquia nova-iorquina atrás do Milwaukee Bucks e do Boston Celtics, que se reforçaram bastante para o próximo torneio.

Principais chegadas: Donte DiVincenzo

Principais saídas: Obi Toppin e Derrick Rose

Ponto forte: Equilíbrio. Apesar de não ter uma super estrela, o New York Knicks possui uma equipe homogênea, boas opções no banco de reservas e que tem boas virtudes ofensivas e defensivas, ponto forte de seu treinador, Tom Thibodeau.

Ponto fraco: Falta de uma grande estrela que desequilibre jogos. Apesar do elenco possuir Jalen Brunson, grata surpresa e que vem jogando muito bem, e Julius Randle, ainda acredito que falte mais um diferencial técnico para o time, principalmente em jogos mais complicados de playoffs, como ocorreu na série de semifinal contra o Miami Heat na temporada passada.

Campanha em 22-23: 47-35 (quinto lugar do Leste)

Provável quinteto: Jalen Brunson, Quentin Grimes, RJ Barrett, Julius Randle e Mitchell Robinson

Franchise player: Jalen Brunson ou Julius Randle

Sexto homem: Josh Hart

Head coach: Tom Thibodeau

Briga por: Vaga direta nos playoffs

(Foto: Jason Miller/Getty Images)

instagram